Nossa viagem pela maravilhosa Nice com crianças

Nossa experiência por esta pequena cidade da Riviera Francesa e como aproveitamos com os filhos!

Nice, capital e porta de entrada da Cote D’Azur, foi um dos lugares que usamos como base para visitar as outras cidades lindas e charmosas de carro. Lá é que fica o aeroporto que liga a cidade aos demais lugares, o que consequentemente a torna uma cidade bem maior que as demais vizinhas. Desbravar a cidade de norte a sul com aquele mar azul turquesa como pano de fundo é de tornar qualquer sonho realidade!

Nice é também a quinta maior cidade da França e a segunda que mais recebe turistas. Tem trânsito, vida noturna, ótimos restaurantes e muito agito – algo que, muitas vezes, pode não agradar quem prefere um pouco mais de sossego. Nesses casos, é melhor optar por se hospedar em Cap Ferrat, Antibes, Juan Les Pins ou Saint Raphael. De qualquer forma, Nice é uma delícia!

A praia de Nice é de um azul indescritível que contrasta com as pedras brancas – mas como não tem nenhuma parte de areia, as minhas crianças acharam desconfortável. No verão, a cidade recebe milhares de turistas e oferece fontes dançarinas para se refrescar e uma orla incrível. Quando fomos, era época da Eurocopa, a cidade ia sediar um jogo em um dos dias e estava tudo uma loucura.

DICA DA MÃE VIAJANTE:

As cidades da Cote D’Azur são bem perto umas das outras, então quando se está com crianças recomendo escolher uma para ficar hospedado. Assim, você pode se locomover tranquilamente para conhecer os lugares, e é melhor que fazer “pinga-pinga” de hotel em hotel, abrindo e fechando mala toda hora. Ficamos em Nice e visitamos Èze, Monâco e Saint Paul de Vence. Foi a melhor coisa que fizemos.

Nice com crianças

Conhecendo Nice com crianças

Começamos fazendo um “look around” em um final de tarde na Vieux Nice, que é o centro histórico que tem ruazinhas muito charmosas e estreitas.

Desbravamos esse charme de lugar e chegamos até a praça Massena, que é a principal da cidade, onde se encontra de souvenires até lojas requintadas.

Como estava muito calor, meus filhos ao verem as crianças francesas e de outros países tomando banho nas águas dançantes da praça também resolveram se banhar. Criança parece que se reconhece de longe – é só uma delas ver um monte delas misturadas para quererem fazer exatamente a mesma coisa.

Depois do momento refrescante, seguimos pela Promenade des Anglais, que é a avenida principal da cidade. Lá, dá para sentir bem o clima do local, já que tem várias lojinhas e supermercado. Em alguns dias, tem até uma feira local que vende vários produtos orgânicos. São 7 km de extensão e lá você vê as pessoas correndo, andando de bike, patinando…

Fomos até o mercado das flores e fizemos um picnic por ali com as coisas que compramos. Foi simplesmente uma delícia e muito charmoso!

Nice com crianças

Caminhando por ali, subimos até a Colline du Chateau, mas fomos de elevador por causa das crianças. Porém, muita gente vai andando mesmo para queimar as calorias dos queijos e vinhos. Lá de cima, parece que o tom do mar fica mais azul e ainda mais bonito, se é que é possível.

Ali perto, fica o Museu Matisse, que conta a história de Henri Matisse. Ele viveu e trabalhou em Nice e lá mesmo que fez suas maiores obras. Por isso o museu é tão famoso, além de ter uma aquitetura muito bonita.

Super me recomendaram visitar o museu para fazer um atelier de pais com os filhos, mas nesse dia as crianças já estavam bem cansadas e o sol não queria dar descanso.E em lugares fechados com calor se torna complicado conseguir entreter a criança por tanto tempo. Por isso, preferimos deixar para uma próxima oportunidade (talvez em algum dia chuvoso).

Na volta, passeamos pelo Porto de Nice com seus barcos e iates maravilhosos, e vimos o ferry que faz o transporte para Córsega. Ah, que vontade de ir! 

Passeios em Nice para crianças

Passeando, descobrimos outras boas opções de lazer para quem vai a Nice com crianças. São elas:

Parc Castel de deux rois: É um parque muito famoso, com uma grande área externa que tem pista de patinação e bicicleta para os pequenos, além de várias mesas que, no final de semana, enchem de famílias para fazer picnic. Um programa imperdível para quem pensa em ficar mais alguns dias em Nice.

Les Geckos: Esse parque traz atrações como corredeiras, rafting, escalada de vários níveis e é um programa muito legal para os pais fazerem com os filhos. Tenho certeza que quando os meus ficarem mais velhos vão amar!

Kid’s city: É um espécie de playground interno que eles gostaram bastante. Tem piscina de bolinhas, muro de escalada… Acredito que os pequeninos gostem mais.

Promenade du Paillon


Promenade du Paillon: É uma praça que foi recentemente restaurada e no verão traz várias fontes daquelas que jorram água para cima e os meus entraram de roupa e tudo! Diversão elevada ao quadrado e também tinha muitos adultos que entraram na  dança.

Parc Phoenix: É um tipo de jardim zoológico com mais de 3 mil animais representados por 150 espécies diferentes. Lá, é possível participar de várias oficinas e atividades que as crianças se amarram em fazer.

Museu de História Natural: Para quem adora dinossauros e uma ótima opção para um dia de chuva. Os meus chegaram esperando encontrar um museu igual ao de Nova Iorque e Londres, mas infelizmente a cidade não tem nem espaço para isso.

Nice Opera House: Estávamos passando por ali e descobrimos que todos os domingos de verão, às 15h30, a orquestra de Nice realiza um concerto aberto. É impossível não parar para assistir mesmo que esteja cheio, já que este é um programa típico da família francesa e atrai também os turistas. 

Roller Station: Excelente lugar para alugar bike, skate, patins e passear com a criançada pela orla. Passeamos de bike durante uma manhã toda percorrendo a orla.

Citizen Kid: Esta foi uma ótima dica de uma amiga que morou lá: trata-se de um espaço com atrações como boliche, cinema, atelier e atividades esportivas. Fomos comer pizza e depois jogamos boliche neste lugar.

Canyon Forest: Para as crianças que curtem e praticam Parkour, esse é O lugar. São várias tirolesas e lugares para pular… Quando fomos, meus filhos ainda eram bem pequenos, mas vale super a pena para quem curte. Fica a 35 min de Nice.

Luna Park: Parque de diversão que fica dentro do parque de exposição, e abre somente no inverno para aqueles que visitam Nice nessa época. Como era verão, não fomos, mas com o frio me falaram que é uma boa opção por ser fechado.

Les Bois des Lutins: Nesse parque, você vai encontrar de tirolesa a Parkour, bola de plástico para rolar, casa na árvore… tudo reunido em um só lugar. Fiquei receosa de levar os meus porque achei que era para crianças mais velhas, mas na real todos se divertem. Independente da idade, é uma ótima opção!

Onde comer em Nice com crianças

Hummm… a parte mais apetitosa da viagem a Nice com crianças! Tome nota das nossas sugestões de restaurantes kids friendly ou que nos ofereceram uma boa experiência gastronômica em família.

Café Turim: É um restaurante muito bom de frutos do mar e fica em uma ótima localização. Dá para sentar na calçada e sentir bem o clima do lugar, e foi exatamente o que fizemos.

La Planxa: Restaurante super contemporâneo e moderno. Foram bastante receptivos com as nossas kids. Comemos um hambúrguer delicioso, mas existem várias outras opções de pratos interessantes.

Chez Papa: Pelo nome do restaurante, achamos que iríamos comer pizza. Quando chegamos lá, nos deparamos com pratos divinos! Apostamos no supremo de frango com trufas e estava MARAVILHOSO!

Les Amoureux: Ótimo preço, atendimento e cardápio elaborado. Os meninos realizaram a vontade deles de comer pizza , mas o mais bacana e inesquecível era o fato das pizzas terem formato de coração. Amamos! Fica na 46 Boulevard Stalingrad, 06300 Nice.

Sentimi: Fica na Praça Garibaldi, onde acontece bastante coisa. Confesso que sempre tive preconceito com lugares turísticos, mas neste caso a comida estava muito saborosa. Sem contar que os garçons eram muito simpáticos. Com certeza voltaria. Neste lugar, meus meninos foram de lasanha à bolonhesa e eu de tartar de atum
com salada Caprese. Fica na 
2-4 Place Garibaldi, 06300 Nice, França

Nice com crianças

Onde ficar em Nice

Boas opções de hotel não faltam na luxuosa cidade. Veja nossas recomendações para quem vai a Nice com crianças:

Hotel Negresco: É um dos mais chiques da região de Cote D’Azur e é também Kids Friendly. Eles mantém o padrão “old style”, com a modernidade da praia.

Beau Rivage: Foi o hotel que ficamos. Um bom 4 estrelas muito bem localizado e com ótimo atendimento. No verão, o hotel monta barracas na praia para receber os hóspedes com conforto.

Goldstar Resorts & Suites: Oferece quartos que acomodam até 4 pessoas; são amplos e alguns têm cozinha, o que facilita bastante. Localização fantástica perto da praia e a uns 10 min da estação de trem. Ótimo atendimento.

Aria Hotel: Bom custo x benefício e ótima localização! Mesmo sendo pequeno, tem quartos que podem acomodar até 4 pessoas. Os próprios donos te recebem e explicam tudo da cidade.

Hotel Brice: Quartos bem espaçosos e alguns sob demanda podem até ter varanda. Tem um pequeno jardim e o café da manhã é um dos pontos fortes. Ótima localização e atendimento.

Best western Hotel Roosevelt: A cadeia Best Western é sempre uma boa opção para quando se está com crianças. Fica muito perto da Promenade de Anglais e dos shoppings e lojas. Tem também um ótimo café da manha e não cobram para crianças até 12 anos. Quartos bem espaçosos e bom atendimento, além de permitir que se vá andando para Vieux Nice.

Radisson Blu Hotel Nice: Fica localizado fora do centro, mas na própria Promenade des Anglais. É perfeito para aqueles que preferem um pouco mais de tranquilidade. Tem quartos espaçosos com vista linda e um terraço com uma ótima piscina, que para as crianças é sempre bom.

Ufa, que delícia! Mas calma que a trip de férias ainda está longe de terminar. Confira nossa próxima parada da viagem pela Riviera Francesa: Mônaco!

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!