San Vito Lo Capo: um paraíso escondido!

Quando decidimos ir para a Sicília, perguntei a um amigo nascido e criado por lá qual era a praia que ele mais amava. A resposta veio em menos de 1 segundo: “A mais linda de todas é San Vito Lo Capo”, disse ele.

Então fiz várias pesquisas de como conseguir encaixar esse lugar maravilhoso no nosso roteiro e consegui. Seu mar muito calmo é de um azul indescritível, faixa de areia é extensa e a infra da cidade é muito boa, com restaurantes e lugares para sentar na praia. Vem comigo para mais um destino incrível na região da Sicília!

O que fazer em San Vito Lo Capo

Um pouco mais urbana que as outras praias da Sicília, San Vito Lo Capo é dona de um mar que atrai turistas do mundo todo. Não por acaso, sua praia já foi eleita diversas vezes como uma das mais bonitas. Ela é perfeita para as kids: a água é bem calma e rasinha na beira, o que dá aos pais a tranquilidade de deixar as crianças se divertindo enquanto pegam uma boa dose do sol italiano.

Acreditem: a praia é tão linda que, no auge do verão, muitas vezes é difícil achar espaço na areia para sentar. Mas como se jogar naquele mar não é um problema, a gente sempre dá um jeito!

Bem pertinho da praia, o centro conta com vários restaurantes e lojinhas para passear; no verão, fica bem animado! O lugar principal da cidade é onde fica a Piazza Santuário – lá, acontecem ainda mais coisas, principalmente os festivais de verão. Ali está também o Santuário di San Vito, que é uma igreja construída originalmente para servir de fortaleza para proteger os fieis dos piratas.

A localização privilegiada faz de San Vito uma boa base para descobrir Riserva del Lo Zingaro e Castellamare del Golfo. Nos arredores, acabamos descobrindo uma praia linda que não vi em nenhuma das minhas pesquisas, e nem o concierge do hotel indicou: a Baia Santa Margherita. Lá conseguimos bater umas fotos incríveis da praia com sua água linda e maravilhosa cercada por várias falésias.

Mais adiante, passamos pela Caletta del Bue Marino, que também já foi eleita também algumas vezes como a mais linda da Itália. É toda de pedra, não é tão concorrida como San Vito, e tem estacionamento. Existe um trenzinho que sai de San Vito que leva até lá durante o verão.

Uma coisa que não fizemos mas pode ser uma boa opção é um passeio de barco de San Vito a Zingaro, passando por Scopello e Faraglioni, ou ainda para o outro lado de San Vito, com a Baia Santa Margherita e Riserva Monte Cofano. No centro da praia de San Vito Lo Capo, consegue-se encontrar boas agências para isso, e uma das empresas que faz esse passeio se chama Hippopotamus.

Um lugar que fomos também e que vale muito a pena a vista é a Reserva dello Zingaro: um lugar lindo, onde precisa andar para ter acesso e na hora de voltar é uma grande subida, já que fica embaixo. Mas quando se chega lá ela é tão aconchegante, tão deliciosa que vale cada degrau na volta.

Como o nome diz, não é uma praia, é uma reserva com terreno calcário e para entrar é preciso pagar 3 euros por adulto e 2 para crianças. A reserva se estende entre Castellammare e  San Vito lo Capo e tem duas entradas, uma no lado norte, a 13 km de San Vito Lo Capo, e uma no lado sul a 12 km de Castellammare. Nós entramos pela entrada do Lado Norte, e 700 metros depois paramos na Tonarella Del Uzo.

Dentro da Reserva estão o Museu Naturalista, o Museu de Atividades Marinhas, o Museu da Civilização Rural, onde é reproduzido o ciclo completo do trigo, e o Centro de Educação Ambiental. Também tem duas áreas equipadas e algumas antigas casas rurais como acampamento, mas quando chegamos lá já estava fechado. É um verdadeiro espetáculo da natureza.

DICA DA MAMÃE VIAJANTE

Só fomos na primeira praia , Tonnarella Dell Uzzo, por causa da Kids. Do estacionamento, anda-se 15 minutos até lá, mas caminhando em direção ao sul existe, mais 2 praias: A Cala dell’Uzzo que dizem que é a mais linda e fica a 30 minutos da entrada, e a Cala Disa, que fica a 3,5 da entrada e tem vários trechos acidentados, o que não recomendo para quem vai com crianças. É muito importante chegar cedo por causa das vagas de carro e levar água.

Como chegar a San Vito Lo Capo

San Vito Lo Capo fica na região de Trapani – portanto, o aeroporto mais perto é o de Palermo, que fica a mais ou menos 1 hora e meia de lá. Alugamos um carro lá mesmo e dirigimos pela estrada, que é bem tranquila.

Onde ficar em San Vito Lo Capo

O local possui boas opções, só aconselho não ir esperando luxo. A arquitetura e a cidade são bem simples, várias casas foram transformadas em B&B, por isso a acomodação para família maior pode ser mais difícil.

Hotel Capo de San Vito: Localização perfeita com uma vista linda, mas achei os quartos ok sem muitos detalhes. Fica bem pertinho de bares e restaurantes e a equipe é bem atenciosa. Em matéria de sofisticação, ele se diferencia dos demais em frente a praia que as outras opções são mais simples. Queríamos ter ficado aqui, mas no verão eles têm um número de diárias mínimas. Acabamos só almoçando lá.

Hotel Capo de San Vito

Hermes Hotel: Hotel de gerência familiar que cuida de tudo nos mínimos detalhes para os hóspedes se sentirem bem. Muito limpo, todo clean, quartos confortáveis e design arrojado. Não fica em frente à praia, mas na rua logo atrás e é bem pertinho de tudo.

Hotel Mira Spiaggia: Hotel moderno de frente para a praia que passou por reforma a pouco tempo. Os quartos apesar de pequenos são confortavéis.Linda vista e ótimo atendimento em  um ambiente com uma decoração simples e rústica e bem acolhedora. Localização estratégica.

Hotel Mira Spiaggia

B&B Le Tartarughe: Um B&B que tem um ótimo custo x benefício e bem aconchegante. Tem uma hidromassagem na cobertura, é bem localizado e as pessoas fazem de tudo para agradar. É simples de uma forma geral, mas atende bem para um B&B de uma cidade mais rústica

Hotel Tannure: Hotel novo, bonito e prático. É administrado por uma família e fica muito bem localizado. Atendimento muito acolhedor e o hotel muito bem cuidado. Oferece diária com meia pensão e a comida é maravilhosa. Famoso BBB – bom, bonito e barato.

Hotel Solanto: Olhando de fora, achei o hotel meio caído mas é muito bem localizado e fica praticamente dentro da areia de tão em frente que ele é. É simples, mas tem bom custo x beneficio e ótimo atendimento. É pequeno, o que dá a sensação de que você está em casa.

Hotel Soffio D’estate: Quando cheguei para visitar o hotel, fomos recebidos por pais com seus filhos. Uma coisa meio Kids2gether, então já amei o ambiente do lugar. Da localização ao café da manhã, tudo funciona bem e o destaque é a hospitalidade.

Hotel Baglio La Porta: Ficamos nesse hotel que adorei. Não era em San Vito, mas de carro é bem pertinho e ficava em uma área rural  no caminho para riserva Zingaro. O hotel incluía café e jantar, feitos sempre com ingredientes frescos, e o menu mudava todos os dias. Por ter poucos quartos, era como se fosse uma pousada com atendimento personalizado. Tem uma piscina incrível com uma vista de tirar o fôlego. Gostamos muito,  além de ser todo moderno e os quartos serem amplos.

Onde comer em San Vito Lo Capo

San Vito tem restaurantes não renomados especializados em receitas locais e tradicionais. Um prato típico local é o cous cous trapanese, que leva frutos do mar.

La Sirinetta: Restaurante bem turístico, mas atende bem porque tem vários pratos. É famosa pelos seus sorvetes, mas também tem refeições rápidas e leves, tudo bem de frente para a praia.

Ristorante & Pizzeria Gna SaraPizza excelente e  atendimento muito amigável. Vive cheio mas não faz reserva. Tem uma almôndega de enchova que é bem famosa para quem não quer comer pizza. Atende bem porque sua localização também é excelente, e tem bons preços.

Dal Cozzaro: Restaurante local com ótima comida. Prato de cuscuz incrível. Fica na rua central com mesas do lado de fora e a equipe é muito gentil. Pratos saborosos e abundantes com bom atendimento. Sua localização é estratégica para atrair os turistas.

Dal Cozzaro

Lo Stagnone: Não fica na beira da praia, o que por um lado é bom porque foge do burburinho. Tem um serviço super rápido e uma gestão familiar. Pratos baseados em peixes frescos, pescados pelo próprio proprietário e de ótima qualidade. A sopa de mexilhão é incrível, assim como polvo, lula e saladas. Via Pier Santi Mattarella, 32, 91010 San Vito Lo Capo TP, Itália

Profumi di cous cous: Dizem que o melhor cuscuz da cidade é aqui. Tem um jardim incrível em um ambiente bem agradável, com uma equipe muito eficiente. O peixe também é delicioso e todo o cardápio é de uma qualidade incrível.

Agora: Boa opção na cidade bem no meio da Piazza Marinella. O cuzcuz de peixe de lá é incrível, além do camarão com pesto Trapani e os pratos de sardinha. Proprietário amigável e sempre pronta para dar boas sugestões. Piazza Marinella, 5, 91010 San Vito Lo Capo TP, Itália

Restaurante Mare Azul: Restaurante com cardápio bastante farto e pratos típicos sicilianos procurados até pelos locais. Tem um peixe grelhado delicioso, assim como o macarrão com sardinha. Bom e rápido atendimento. Ambiente muito agradável com um jardim no meio. Via Dante Alighieri, 39, 91010 San Vito Lo Capo TP, Itália

Corallo: Ótima comida, com qualidade excelente e uma apresentação incrível. Ambiente super particular e acolhedor com uma atmosfera especial com seu jardim de inverno. Proprietários e funcionários disponíveis, e prontos para dar ótimas opções como sugestões.

Corallo

Syrah: Todos os pratos são muito bem feitos: polvos, risotos os filés. Bom atendimento e atmosfera já que ele tem mesas externas e internas. Bem agradável, ótimo pratos e preços acessíveis.

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!