Quando decidimos ir para a Sicília, perguntei a um amigo nascido e criado por lá qual era a praia que ele mais amava. A resposta veio em menos de 1 segundo: “A mais linda de todas é San Vito Lo Capo”, disse ele.
Então fiz várias pesquisas de como conseguir encaixar esse lugar maravilhoso no nosso roteiro e consegui. Seu mar muito calmo é de um azul indescritível, faixa de areia é extensa e a infra da cidade é muito boa, com restaurantes e lugares para sentar na praia. Vem comigo para mais um destino incrível na região da Sicília!
O que fazer em San Vito Lo Capo
Um pouco mais urbana que as outras praias da Sicília, San Vito Lo Capo é dona de um mar que atrai turistas do mundo todo. Não por acaso, sua praia já foi eleita diversas vezes como uma das mais bonitas. Ela é perfeita para as kids: a água é bem calma e rasinha na beira, o que dá aos pais a tranquilidade de deixar as crianças se divertindo enquanto pegam uma boa dose do sol italiano.
Acreditem: a praia é tão linda que, no auge do verão, muitas vezes é difícil achar espaço na areia para sentar. Mas como se jogar naquele mar não é um problema, a gente sempre dá um jeito!
Bem pertinho da praia, o centro conta com vários restaurantes e lojinhas para passear; no verão, fica bem animado! O lugar principal da cidade é onde fica a Piazza Santuário – lá, acontecem ainda mais coisas, principalmente os festivais de verão. Ali está também o Santuário di San Vito, que é uma igreja construída originalmente para servir de fortaleza para proteger os fieis dos piratas.
A localização privilegiada faz de San Vito uma boa base para descobrir Riserva del Lo Zingaro e Castellamare del Golfo. Nos arredores, acabamos descobrindo uma praia linda que não vi em nenhuma das minhas pesquisas, e nem o concierge do hotel indicou: a Baia Santa Margherita. Lá conseguimos bater umas fotos incríveis da praia com sua água linda e maravilhosa cercada por várias falésias.
Mais adiante, passamos pela Caletta del Bue Marino, que também já foi eleita também algumas vezes como a mais linda da Itália. É toda de pedra, não é tão concorrida como San Vito, e tem estacionamento. Existe um trenzinho que sai de San Vito que leva até lá durante o verão.
Uma coisa que não fizemos mas pode ser uma boa opção é um passeio de barco de San Vito a Zingaro, passando por Scopello e Faraglioni, ou ainda para o outro lado de San Vito, com a Baia Santa Margherita e Riserva Monte Cofano. No centro da praia de San Vito Lo Capo, consegue-se encontrar boas agências para isso, e uma das empresas que faz esse passeio se chama Hippopotamus.
Um lugar que fomos também e que vale muito a pena a vista é a Reserva dello Zingaro: um lugar lindo, onde precisa andar para ter acesso e na hora de voltar é uma grande subida, já que fica embaixo. Mas quando se chega lá ela é tão aconchegante, tão deliciosa que vale cada degrau na volta.
Como o nome diz, não é uma praia, é uma reserva com terreno calcário e para entrar é preciso pagar 3 euros por adulto e 2 para crianças. A reserva se estende entre Castellammare e San Vito lo Capo e tem duas entradas, uma no lado norte, a 13 km de San Vito Lo Capo, e uma no lado sul a 12 km de Castellammare. Nós entramos pela entrada do Lado Norte, e 700 metros depois paramos na Tonarella Del Uzo.
Dentro da Reserva estão o Museu Naturalista, o Museu de Atividades Marinhas, o Museu da Civilização Rural, onde é reproduzido o ciclo completo do trigo, e o Centro de Educação Ambiental. Também tem duas áreas equipadas e algumas antigas casas rurais como acampamento, mas quando chegamos lá já estava fechado. É um verdadeiro espetáculo da natureza.
DICA DA MAMÃE VIAJANTE
Só fomos na primeira praia , Tonnarella Dell Uzzo, por causa da Kids. Do estacionamento, anda-se 15 minutos até lá, mas caminhando em direção ao sul existe, mais 2 praias: A Cala dell’Uzzo que dizem que é a mais linda e fica a 30 minutos da entrada, e a Cala Disa, que fica a 3,5 da entrada e tem vários trechos acidentados, o que não recomendo para quem vai com crianças. É muito importante chegar cedo por causa das vagas de carro e levar água.
Como chegar a San Vito Lo Capo
San Vito Lo Capo fica na região de Trapani – portanto, o aeroporto mais perto é o de Palermo, que fica a mais ou menos 1 hora e meia de lá. Alugamos um carro lá mesmo e dirigimos pela estrada, que é bem tranquila.
Onde ficar em San Vito Lo Capo
O local possui boas opções, só aconselho não ir esperando luxo. A arquitetura e a cidade são bem simples, várias casas foram transformadas em B&B, por isso a acomodação para família maior pode ser mais difícil.
Hotel Capo de San Vito: Localização perfeita com uma vista linda, mas achei os quartos ok sem muitos detalhes. Fica bem pertinho de bares e restaurantes e a equipe é bem atenciosa. Em matéria de sofisticação, ele se diferencia dos demais em frente a praia que as outras opções são mais simples. Queríamos ter ficado aqui, mas no verão eles têm um número de diárias mínimas. Acabamos só almoçando lá.
Hermes Hotel: Hotel de gerência familiar que cuida de tudo nos mínimos detalhes para os hóspedes se sentirem bem. Muito limpo, todo clean, quartos confortáveis e design arrojado. Não fica em frente à praia, mas na rua logo atrás e é bem pertinho de tudo.
Hotel Mira Spiaggia: Hotel moderno de frente para a praia que passou por reforma a pouco tempo. Os quartos apesar de pequenos são confortavéis.Linda vista e ótimo atendimento em um ambiente com uma decoração simples e rústica e bem acolhedora. Localização estratégica.
B&B Le Tartarughe: Um B&B que tem um ótimo custo x benefício e bem aconchegante. Tem uma hidromassagem na cobertura, é bem localizado e as pessoas fazem de tudo para agradar. É simples de uma forma geral, mas atende bem para um B&B de uma cidade mais rústica
Hotel Tannure: Hotel novo, bonito e prático. É administrado por uma família e fica muito bem localizado. Atendimento muito acolhedor e o hotel muito bem cuidado. Oferece diária com meia pensão e a comida é maravilhosa. Famoso BBB – bom, bonito e barato.
Hotel Solanto: Olhando de fora, achei o hotel meio caído mas é muito bem localizado e fica praticamente dentro da areia de tão em frente que ele é. É simples, mas tem bom custo x beneficio e ótimo atendimento. É pequeno, o que dá a sensação de que você está em casa.
Hotel Soffio D’estate: Quando cheguei para visitar o hotel, fomos recebidos por pais com seus filhos. Uma coisa meio Kids2gether, então já amei o ambiente do lugar. Da localização ao café da manhã, tudo funciona bem e o destaque é a hospitalidade.
Hotel Baglio La Porta: Ficamos nesse hotel que adorei. Não era em San Vito, mas de carro é bem pertinho e ficava em uma área rural no caminho para riserva Zingaro. O hotel incluía café e jantar, feitos sempre com ingredientes frescos, e o menu mudava todos os dias. Por ter poucos quartos, era como se fosse uma pousada com atendimento personalizado. Tem uma piscina incrível com uma vista de tirar o fôlego. Gostamos muito, além de ser todo moderno e os quartos serem amplos.
Onde comer em San Vito Lo Capo
San Vito tem restaurantes não renomados especializados em receitas locais e tradicionais. Um prato típico local é o cous cous trapanese, que leva frutos do mar.
La Sirinetta: Restaurante bem turístico, mas atende bem porque tem vários pratos. É famosa pelos seus sorvetes, mas também tem refeições rápidas e leves, tudo bem de frente para a praia.
Ristorante & Pizzeria Gna Sara: Pizza excelente e atendimento muito amigável. Vive cheio mas não faz reserva. Tem uma almôndega de enchova que é bem famosa para quem não quer comer pizza. Atende bem porque sua localização também é excelente, e tem bons preços.
Dal Cozzaro: Restaurante local com ótima comida. Prato de cuscuz incrível. Fica na rua central com mesas do lado de fora e a equipe é muito gentil. Pratos saborosos e abundantes com bom atendimento. Sua localização é estratégica para atrair os turistas.
Lo Stagnone: Não fica na beira da praia, o que por um lado é bom porque foge do burburinho. Tem um serviço super rápido e uma gestão familiar. Pratos baseados em peixes frescos, pescados pelo próprio proprietário e de ótima qualidade. A sopa de mexilhão é incrível, assim como polvo, lula e saladas. Via Pier Santi Mattarella, 32, 91010 San Vito Lo Capo TP, Itália
Profumi di cous cous: Dizem que o melhor cuscuz da cidade é aqui. Tem um jardim incrível em um ambiente bem agradável, com uma equipe muito eficiente. O peixe também é delicioso e todo o cardápio é de uma qualidade incrível.
Agora: Boa opção na cidade bem no meio da Piazza Marinella. O cuzcuz de peixe de lá é incrível, além do camarão com pesto Trapani e os pratos de sardinha. Proprietário amigável e sempre pronta para dar boas sugestões. Piazza Marinella, 5, 91010 San Vito Lo Capo TP, Itália
Restaurante Mare Azul: Restaurante com cardápio bastante farto e pratos típicos sicilianos procurados até pelos locais. Tem um peixe grelhado delicioso, assim como o macarrão com sardinha. Bom e rápido atendimento. Ambiente muito agradável com um jardim no meio. Via Dante Alighieri, 39, 91010 San Vito Lo Capo TP, Itália
Corallo: Ótima comida, com qualidade excelente e uma apresentação incrível. Ambiente super particular e acolhedor com uma atmosfera especial com seu jardim de inverno. Proprietários e funcionários disponíveis, e prontos para dar ótimas opções como sugestões.
Syrah: Todos os pratos são muito bem feitos: polvos, risotos os filés. Bom atendimento e atmosfera já que ele tem mesas externas e internas. Bem agradável, ótimo pratos e preços acessíveis.