Respire fundo, apertem os cintos que chegamos a Rotorua! “Roto o quê, Nathalia?”, você pode estar se perguntando agora. É que poucos no Brasil já ouviram falar sobre esse pedacinho da Nova Zelândia, motivo pelo qual é tão difícil encontrar dicas de viagem sobre a cidade nos blogs daqui. Então, “vambora” aproveitar que a seguir conto tudinho de como foi nossa trip por Rotorua com crianças!
Se eu falar o principal motivo que me fez chegar a Rotorua, talvez vocês riam ou fiquem pasmos. Mas se você for um verdadeiro amante do Senhor dos Anéis como eu, talvez seja mais fácil de me entender. Sempre fui apaixonada pela trilogia, e o que mais me chamava atenção nos filmes eram os cenários. Depois de fuxicar, vi que foi lá que filmaram a maioria das cenas dos três filmes, o que atraiu os holofotes do mundo todo para a região. Sem contar que esta seria uma oportunidade e tanto para mostrar aos meninos diversas regiões vulcânicas.
Como chegar a Rotorua
Como falei nos posts anteriores sobre Auckland, a Nova Zelândia é um país dividido em 2 ilhas, a norte e a sul. Rotorua, assim como Auckland, está na Ilha Norte. Para ganharmos tempo, optamos por nos deslocarmos avião de uma ilha para a outra, já que o transporte aéreo funciona muito bem por lá. Por sinal, a Air Newzealand, que é a companhia aérea do país, dá um show à parte de tão boa.
A cidade tem um aeroporto que tem voos regulares desta empresa, tanto para cidades da Ilha do Norte como para Ilha do Sul. Muitos preferem atravessar de uma ilha para outra de avião até mesmo para economizar tempo em focar em apenas algumas cidades.
Embora existam ônibus e trens, esses podem ser demorados ou oferecerem poucas opções de horário. As distâncias nem são tão grandes: dá para percorrer tudo de carro e até mesmo de motorhome, como a maioria das pessoas fazem. E foi justamente o que fizemos: alugamos um carro saindo de Auckland em direção a Rotorua, passando por estradas onde predominavam o verde e muitas ovelhas.
Quando ir a Rotorua
Rotorua está situada no interior da costa, e por isso é protegida de muitos ventos, o que diminui a sensação de frio. Assim como grande parte da Nova Zelândia, a melhor época para visitar Rotorua é nos meses de verão – ou seja, de janeiro a março, que são os meses mais quentes do ano. Nessa época, a temperatura média pode chegar a 27° C durante o dia, e cair para 11º C no período noturno. Mas isso pode variar muito, porque chegamos lá em janeiro, logo depois do Réveillon, e infelizmente choveu bastante.
Em julho, faz frio e chove também, mas não tanto quanto maio, junho e agosto. As temperaturas nessa época do ano podem ficar em torno de 13º C durante o dia, e à noite, o tempo esfria bastante. Em setembro e outubro, já começa a chover um pouco menos, e a temperatura volta a dar seus primeiros sinais de que quer subir.
Hospitais em Rotorua
Minha indicação a quem vai a Rotorua é o Lake district Half board, que fica no centro e atende a qualquer emergência ou acidente com crianças.
Em resumo, viajar para Rotorua com crianças pode ser uma experiência realmente surpreendente para elas, além de ser uma aventura muito especial para quem ama belas paisagens e muita natureza. Vem comigo descobrir tudo o que essa cidade tem para oferecer no post Descobrindo Rotorua: o que fazer, onde passear!