Depois de conhecer a longa lista de passeios e atividades possíveis na agitada Sydney, chegou a hora de falar de um dos principais atrativos da cidade: as praias de Sydney! Não importa onde você fique em Sydney, nem se você é surfista ou se prefere mergulhar em qualquer lugar da cidade, sempre terá alguma praia por perto.
Em um mês não dá para conhecer todas; talvez, nem se ficássemos 3 meses, já que são muitas! Algumas ouvi falar muito bem sobre, como Freshwater Beach e Clifton Gardens, mas vão ter que ficar para uma próxima visita.
O que é nítido em todas elas é o estilo de vida ao ar livre, que demonstra como os australianos sabem viver bem, com as crianças correndo soltas pelos parques e diversos playgrounds espalhados em toda cidade. Não tem como as crianças não gostarem e se divertirem!
As Praias de Sydney
Difícil é dizer qual das praias de Sydney é a mais linda, e embora cada uma delas tenha características muito peculiares, vimos surfistas em quase todas elas. Aliás, a Austrália respira a cultura do surfe: mas mesmo no inverno, com a água gélida, os surfistas estão presentes. Assim, nada mais justo que levar as crianças para uma aula de surfe em Bondi Beach. Os meus fizeram e amaram, e o bacana é que pode ser feito em grupo ou individual na Lets Go Surfing, que fornece roupa de mergulho e a prancha.
A seguir, vou falar um pouco mais sobre as praias de Sydney que visitamos, e a melhor forma de aproveitá-las com as suas crianças!
Bondi Beach
Vou começar com a praia mais famosa e mais queridinha da cidade, aquela que rouba a cena de qualquer cartão postal, tanto pela sua paisagem quanto pelas suas ondas e sua simpatia: Bondi Beach, com aproximadamente 4 km de extensão. Nós alugamos um apartamento pelo Airbnb nessa praia, pois queríamos aproveitar melhor a região que fica a cerca de 8km do centro.
Nesta mesma praia, de um lado tem a North Beach, com uma piscina que as crianças adoram; do outro, outra piscina maravilhosa chamada Iceberg Club, onde as pessoas fazem natação (quando o mar está de ressaca, ela fecha).
Essa praia tem várias áreas para fazer piquenique e um playground bem legal. A pista de skate é hipnotizante, já que os skatistas atingem velocidade e fazem manobras bem radicais. Além de tudo, a praia é palco de vários eventos nacionais e internacionais de pipas, corrida e surf. Aos domingos, um mercado de rua delicioso torna o ambiente ainda mais especial.
Tem um pavilhão bem grande no meio chamado Bondi Pavilion Community Centre que conta com um teatro, uma galeria e um anfiteatro ao ar livre. Dentro, visitamos o Marine Discovery Centre, onde aprendemos ainda mais sobre as criaturas marinhas da Austrália.
Uma outra coisa que facilita muito a vida de quem fica por lá é a Bondi Junction, que tem shoppings, lojas e mercados. Existe também um caminho incrível de 6km ligando Bondi a Coggee Beach, mas é cheio de subidas e descidas. Por esse motivo, se for levar os pequenos, só se for no colo. Devido a isso e à extensão, fizemos apenas metade do caminho.
Palm Beach
Fica de 30 a 40 minutos de Mainly Beach. É uma praia famosa porque já foi cenário de diversos seriados; além disso, vários artistas famosos têm casa de praia lá. Mas a verdade mesmo é que essa praia é linda, com águas calminhas de cor bem clara.
Mainly beach
Essa praia fica do outro lado da cidade, mas é só pegar uma balsa direto em Circular Quay e em 30 minutos estamos lá. A barca deixa em Mainly Wharf, de onde se tem um visual incrível e uma praia linda; mesmo com vários barcos ancorados, a água é bem clarinha. Saindo do Wharf, é preciso caminhar por 5 minutos pelo Corso até a praia principal, Mainly Beach.
Tem de tudo um pouco em Mainly: caiaque, aula de surfe ,bike, sealife... Mas a atmosfera ali é bem diferente de Bondi, já que é menos turística e tem um ar mais residencial. Tem um calçadão, onde são vendidas algumas coisas, mas recomendo para crianças porque conta com vários trechos de água mais calma, onde inclusive dá até para mergulhar de snorkel. Nossa prioridade era curtir a praia, pois foram dias incríveis que acabamos repetindo algumas vezes.
Além disso, tem restaurantes, lojas, sorveterias… Almoçamos em Shelly Beach, uma praia linda e pequena seguindo para o lado direito de Mainly. No caminho, tem uma piscina de água natural deliciosa! Nos deparamos também com um restaurante brasileiro chamado Brasileirinho assim que sai do Mainly Wharf, onde não resisti ao pão de queijo; os meninos atacaram o bolo de cenoura com calda de chocolate.
Tamarama Beach/Bronte Beach
São duas praias e fica uma ao lado da outra; a primeira é bem recomendável para quem pega onda, já a segunda é uma alternativa para quem pega onda mas também quer aproveitar com a família. Além da piscina pública linda que ela tem, existe uma parte de águas mais calmas onde as crianças se divertem. O que ambas têm em comum é o espaço para piquenique, churrasco e playground.
Balmoral Beach
Essa praia é incrível para as kids, uma das que mais gostamos! Ela fica em uma enseada, totalmente calma e sem ondas, exatamente do lado oposto de Bondi e perto do Taranga Zoo (não recomendaria fazer o zoológico e a praia em apenas um dia, visto que ela merece uma atenção especial e um dia dedicado inteirinho só para ela!)
Tem um píer onde as crianças curtem para valer pulando de lá; ela é também toda cercada por uma rede, que dá mais segurança ainda para os pais. O playground e os esportes aquáticos como caiaque estão disponíveis e ajudam a tornar o dia mais agradável. Almoçamos no Boathouse que, assim como o de Shelly Beach, é uma ótima pedida.
Parsley bay
É uma baía com águas calmas e deliciosas que se parecem mais com uma piscina. Essa praia atrai muito mais gente local do que turistas, por isso é muito popular entre os australianos. Também tem uma boa área para nadar fechada, e um parque infantil grande, bem em frente ao mar. Foi um pouco mais difícil de chegar porque não achamos transporte público para lá. O que fizemos então foi pegar um táxi, e de lá partimos andando para Watson Bay.
Watson bay
Nós não mergulhamos em Watson Bay porque quando chegamos o tempo já tinha fechado. Mas essa praia é muito procurada pelo seu pôr-do-sol. É também parte de uma reserva florestal protegida pela Sydney Harbour National Park. Dá para chegar de ferryboat indo de Mainly e Darling Harbor. Os passeios ao longo da costa e o parquinho infantil tornam esse ambiente ainda mais agradável e propicio para as crianças. Quando estávamos procurando lugar para almoçar, passamos pelo Watson Bay Boutique Hotel, um hotel kids friendly e parecia Saint Tropez, com pessoas lindas e mega animadas, mas também vimos crianças por lá. O legal é que tinha um menu infantil bacana que matou a fome de todo mundo!
E por falar em fome, que tal falarmos sobre os restaurantes que amamos em Sydney? Vem comigo para o próximo post e descubra quais são eles!