A culinária portuguesa é irresistível: além de os pratos virem em quantidades fartas, é bem barata se compararmos com a gastronomia de outros países da Europa. Não por acaso, ela é mundialmente famosa! Espalhadas pela cidade, você vai encontrar as apetitosas comidas típicas locais, como sardinhas grelhadas, bacalhau, arroz de mariscos, bife de vazia… A seguir, trazemos as dicas dos lugares Kids friendly dessa cidade incrível e cheia de sabores especiais. Vamos nessa descobrir Onde comer em Lisboa!
Onde comer em Belém
Casas do Pastel de Belém: Um must go, já que uma viagem a Lisboa precisa ter pastel de nata. A mesma loja e a mesma receita existem desde 1834, mas também tem outras guloseimas que as crianças amam.
Cafeteria Village Underground Lisboa: Ao sair do museu do Museu dos Coches, nos falaram para fazer um lanhe nessa cafeteria. Ela é incrível, já que fica dentro de um ônibus. Mas só vale a pena ir até lá se for visitar o museu. O misto quente de lá valeu cada centavo! Fica na 1º de Maio 103, 1300-472 Lisboa, Portugal
Darwin Café: Em uma das nossas andanças por Belém, descobrimos esse restaurante. Tem bastante opção no cardápio e menu infantil. A decoração agrada bem as crianças, com vários peixes e borboletas coloridas. Vista incrível, e lá comenos polvo e bacalhau.
Doca de Santo: Tem ótima comida e um bom espaço para as crianças, além de um menu especial para eles também. Para completar a festa , ao lado tem a sorveteria Artisani, onde os meninos se deliciaram. Pedimos um tradicional bacalhau, arroz e feijão.
Onde comer no Centro de Lisboa
Taberna Moderna: Restaurante bem aconchegante, onde os pratos são compartilhados e servidos em pequenas porções. Almoçamos por lá, mas pode ser uma boa opção para o jantar também. Comida muito saborosa e ótimo atendimento.
Jamie’s Italian: Cai bem sempre! Tem comidas deliciosas para as refeições em família como pizzas, pastas, risotos e as saladas também sempre agradam. Comemos lá ao sair do Museu de História Natural.
Forno D’ouro: Ótima pizzaria da cidade, com várias opções de sabores que as crianças resolveram arriscar saindo da tradicional calabresa (mas se arrependeram). Serviço e sabor excepcional. Fomos de bife de lombo, que estava incrível.
Hamburgueria do Bairro: Hambúrguer artesanal delicioso, com serviço bem rápido e ótima apresentação. Fomos no do centro, porém tem em vários outros lugares, como o Parque das Nações. A batata frita de lá também foi uma das melhores que já comemos.
Laurentina: Serve autêntica comida portuguesa como bacalhau, por exemplo, em um ambiente bem informal e regado a muito sabor. Fica bem perto do museu Calouste Gulbenkian, e pode ser combinado um almoço com a visita ao museu. As crianças amaram os bolinhos de bacalhau.
Cucina de Amicci: Passamos no Mercado da Ribeira para conhecer (aliás, é um programa que vale a pena, com vários tipos de gastronomia para todos os bolsos) e depois fomos para esse restaurante. É um italiano bem famoso, com comida deliciosa e ambiente simples porém bem descolado. As crianças foram de pizza e nós de almôndegas de beringela. Adoramos! Obs: É necessário reservar.
Bairro do Avillez: São 4 opções de gastronomia no mesmo lugar. Taberna, Mercearia, Mantegueria e o Pateo, onde comemos, já que queríamos comer peixes. É um lugar bem descontraído onde fica o famoso chefe de cozinha José Avillez, o único com 2 estrelas Michelin em Lisboa, no restaurante Belcanto. Não queria deixar de ir em algum restaurante desse chefe famoso, adoramos o ambiente! Nova da Trindade 18, 1200-466 Lisboa, Portugal
Noobai Café: Tem ótima vista e é bem kids friendly. Tem um espaço reservado com brinquedos para as crianças. Excelente para ver o pôr do sol e para fazer lanches leves como fizemos. Mas pode ser também uma opção para brunchs, almoços e jantares.
Onde comer no Bairro Alto
As Salgadeiras: É um restaurante bem pequeno e aconchegante, onde a comida é deliciosa. Bom custo x benefício e porções fartas. No nosso caso, dividimos 2 pratos para os 5.
Onde comer em Chiado
Noori Sushi: É um bom fast food japonês para comer quando se está com pressa. O menu kids composto por quatro sushis de salmão, um noori de salmão e uma sopa miso me chamou a atenção nesse restaurante japonês. Fica na Av. Fontes Pereira de Melo 51, 1050-054 Lisboa, Portugal
Kafeehaus: Café vienense com típicos pratos austríacos, bem popular no bairro. Serve os tradicionais escalopes de frango e porco com salada de batata, e tem um apfelstrudel incrível.
Palácio Chiado: É um antigo palácio que abriga um restaurante super charmoso. As crianças acharam que estavam em um livro do conto de fadas e se comportaram muito bem. A arquitetura e decoração do lugar é bem imponente!
Onde comer na Alameda
Café Império: É um restaurante tradicional com uma decoração mais escura, mas que recebe bem família e amigos. Todos nós comemos bife de vazia, que é bem comum por lá. Tem também uma brinquedoteca que ajudou muito, já que enquanto eles brincavam, eu e Pedro comíamos.
Pois Café: Ambiente bem cool, instalado em um antigo armazém de especiarias. Parece antigo, mas eles pensaram nos mínimos detalhes. Para as crianças, tem sofás, brinquedos e livros que os entretém muito. Os bolos mais deliciosos da cidade com certeza estão aqui. Serve brunch e almoço.
Onde comer no Parque das Nações
Petit Cabanon: Ao sair do Oceanario, antes de pegar o teleférico, sentamos nesse café que é pequeno e simples mas, ao mesmo tempo, um lugar muito fofo. Tem um terraço para as crianças brincarem uma piscina de bolas e escorrega. Serve refeições mais ligeiras e leves tipo snacks e saladas, mas as crianças não quiseram ir embora de lá.
Il Pizzarum: Não fomos, mas nos recomendaram muito bem. Fica na frente do Tejo, em uma área que as crianças podem aproveitar, correr e brincar. Nos chamou atenção por ser bem charmoso. É bem pequeno e acolhedor, e estava recebendo várias famílias.
Butchers: Pegamos o teleférico ao sair do Petit Cabano e fomos conhecer o outro lado do parque. É um restaurante de carne bem famoso que pode ser uma ótima opção para quem estiver nesse bairro. Carne muito macia e batatas fritas de batata doce, que é bem mais saudável. Achei que não fossem fazer sucesso, mas me enganei. Fica no Polo Sul 15C, 1990-078 Lisboa, Portugal
Restaurantes em outros bairros
Cafeteria da GulbenKian: Tomamos um café nesse jardim maravilhoso enquanto as crianças se divertiam no lago com peixes e patos. Não serve apenas snacks, tem algumas opções de pratos e nós comemos um polvo delicioso. Recomendo para quem estiver por lá comer com as kids, que com certeza será um programa completo.
Luzzo Pizzaria: Ambiente pequeno, mas bastante agradável. Tem um espaço bastante acolhedor e vários coquetéis de fruta para os pequenos. Os pedidos são feitos em tablets, o que já atrai os olhares dos menores. Tem um pátio externo com ferramentas, brinquedos e uma cozinha de mentirinha. A pizza tem uma massa fininha, que fomos comendo e nem sentimos.
PSI: Uma das melhores opções de restaurantes vegetarianos para almoçar com as crianças. Fica em um jardim lindo, com vários brinquedos e cadeiras e mesas pequenas para eles; tem também alguns animais e um lago com vários peixinhos. O chefe de lá fez Cordon Bleu no Peru – já deu para sentir o quão saboroso é? Fomos de almôndegas Setai com hambúrguer vegetariano feito de pepino, tomate, azeitonas e sabor divino.
Bela Sombra: Após visitar um dos parques de Lisboa, nos deparamos com esse café fantástico, todo arborizado em frente, e ao lado cheio de patinhos e cisnes. Fica na Praça da Estrela, 1200-667 Lisboa, Portugal
Hotel Real Palácio: O brunch do hotel aos sábados, domingos e feriados é bem famoso na cidade. Tem de tudo, desde brioches, bolos, pães a comida como risotos e massas. Enquanto os pais saboreiam o buffet, os pequenos se divertem com atividades especiais. Eles ficam bem entretidos e querem aprender com os chefes as receitas e truques de cozinha. Mesas de desenho dão asas à imaginação. Adoramos a experiência!
Agora que você já sabe onde aplacar a fome dos pequenos entre um passeio e outro, que tal ver nossas dicas de onde se hospedar na capital portuguesa? Vem comigo para o próximo post da série, Onde ficar em Lisboa!