Onde comer em Helsinki? Para nós, a culinária finlandesa era uma verdadeira incógnita! Eu realmente imaginava que teria muito salmão, mas me enganei. Fomos em lugares incríveis, com pratos deliciosos, que não deixavam a desejar para nenhum país europeu.
Existem alguns pratos típicos, como sopa de salmão e de ervilha, e um pãozinho chamado Pulla que parece um pão doce com menos açúcar; tem também os biscoitos de gengibre com canela, que são os Piparkakku.
Eles têm até um pão de queijo, que não é tão gostoso como o nosso, mas é um pedaço de queijo cremoso assado que leva um creme levemente doce. Lá também encontra-se com facilidade as famosas carnes de bichos que não encontramos aqui, como de Rena e de Alce. De forma geral, a comida é simples e sem muitas iguarias. Abaixo, você confere os restaurantes que recomendamos!
Onde comer em Helsinki
Meripaviljonki: É o restaurante panorâmico, flutuante da cidade que tem uma vista incrível. Aliados à decoração e ao ambiente, tornam esse lugar muito especial. O carro chefe são os frutos do mar, mas a carne também é muito boa.
Juuri: No dia que visitamos o Design Museum, almoçamos nesse restaurante que fica ao lado e amamos. Não sabia, mas algumas pessoas falaram que era um dos melhores de Helsinki. A sopa de salmão defumado é inesquecivél. Lá é onde servem as “sapas” mais famosas da cidade, que são aquelas pequenas porções de comida – cada uma é mais gostosa que a outra.
Konstan Molja: Fazem nos sentirmos em casa! Fomos jantar e fui surpreendida com um buffet delicioso com várias especialidades locais como peixes, sopas, saladas etc. As crianças foram de peixe com purê de batata, que definitivamente era o melhor do país de tão bom!
Vanha Kauppahalli: É o antigo Mercado que tem várias opções de comida, além de vários cafés e restaurantes; no verão, dá para comer nas mesinhas lá fora que é muito agradável.
Moko Market: É uma combinação de design com café. Um lugar incrível, onde aos sábados e domingos tem um brunch delicioso e um espaço bacana para as crianças se divertirem. Mas também serve saladas e sanduíches.
Salutorget: É um bistrô escandinavo que costumava ser um banco, e é um bom lugar para comer com as crianças. Estávamos procurando algum lugar para comer por ali. O cheeseburger com bluecheese fez a alegria da garotada, mas como está localizado em um ponto bem turístico, acaba sendo caro.
Saaga: Restaurante típico da Lapônia, que tem várias carnes diferentes. As crianças amaram as decorações da parede cheia de pele e a luz de velas que tornava o ambiente mais agradável e charmoso. Quem gosta de carne vai se surpreender. Tem pratos a la carte e buffet.
Roster: É um restaurante bem informal, de ambiente kids friendly e bem amigável. Pedimos um hambúrguer que estava bem gostoso. Só achei os pratos bem pequenos para quem estivesse com fome.
Brod: É uma cadeia de restaurante que possui menu kids e foi criado pelos próprios filhos do proprietário. Um bistrô escandinavo, com estilo urbano, que tem em vários lugares da cidade e abre todos os dias. Entrecôte divino, que as crianças dividiram.
Korjaamo Culture Factory: Um lugar bem interessante, onde as crianças têm espaço para brincar antes ou depois de comer enquanto os pais podem tomar um drinque. Vários grelhados deliciosos e até um sushi bar para complementar. No verão estava bem cheio, e não sei se abre no inverno.
Elite: É famoso porque reúne vários músicos da cidade e é muito comum ver os pais que curtem levar os filhos ali. Tem uma vibe bem legal. Atendimento e serviço incríveis, já que existe desde 1936. É tipo finlandês, mas recebe influência da culinárias de vários lugares do mundo. Fizeram de tudo para agradar as crianças, e até porco eles comeram!
Le Havre: Restaurante que fica bem no centro da cidade e oferece um menu infantil, criado também pelos filhos do dono, e tem uma ambiente encantador. Fica escondidinho e só descobrimos porque um amigo que morou lá nos indicou.
Puttes: Uma das pizzarias que eles mais gostaram, que ficava bem perto do hotel. Pizza de massa fininha bem italiana, e o lugar animado.
Agora que você já sabe os restaurantes que não pode deixar de ir em Helsinki, está na hora de fechar o seu roteiro conhecendo todas as atrações que a cidade oferece. Vamos nessa?