Olá, Queenstown!

Nossa experiência pela pacata porém belíssima cidade neo zelandesa!

Sabe amor à primeira vista? Essa é o meu sentimento em relação a Queenstown, Nova Zelândia! É uma cidadezinha que fica entre o nada e coisa nenhuma, e ainda assim, tem um grande leque de opções de lazer de um jeito que fica difícil de acreditar. Há mais de 15 anos, quando eu era solteira e nem pensava em ter três filhos, estive lá pela primeira vez e já tinha amado.

O que sempre me chamou atenção é o fato de a cidade ser agitada sem perder sua beleza! Com ótimas opções de gastronomia sem grandes luxos, tive a certeza que ir para lá acompanhada das crianças seria tão maravilhoso quanto da primeira vez. Vem comigo conhecer Queenstown e descubra porque é um dos lugares mais especiais da Nova Zelândia!

Sobre Queenstown

Para chegar a Queenstown, não foi fácil e demos uma de “Highlander” ao fazermos um voo Rio/Santiago/Auckland de Latam, e depois Auckland/Queenstown com a Air New Zeland, que também é uma excelente cia e faz todos os voos dentro e fora do país.

Depois da longa jornada, chegamos literalmente do outro lado do mundo, no extremo oposto ao nosso: o sul da Oceania, onde mesmo no verão é bem fresquinho. Especificamente em agosto, o continente inteiro baixa lá para esquiar. É a cidade que recebe mais turistas na Ilha Sul, porque de lá pode-se visitar os Fiordes e a belíssima região de Milford Sound.

Queenstown é uma cidade procurada para o turismo de Aventura, e uma das coisas que amamos fazer foi sentar na frente do Lago e assistir aos Paragliders fazendo truques e acrobacias. Algumas pessoas a comparam com Cape Town, mas acho bem mais organizada e charmosa.

T
odo o agito e as coordenadas giram em torno do Lago Wakatipu, onde vemos moradores locais e turistas passeando na beira do lago e nos jardins e curtindo os restaurantes e músicas ao vivo dos bares. Era verão nas duas vezes que fui, mas não sei se no inverno a mesma paisagem é a mesma. É melhor consultar antes de ir.

A cidade conta com apenas 16 mil habitantes, e a maioria das pessoas que se vê por lá são turistas de passagem vindo de outros países em busca de trabalho. Por falar nisso, comparado a outras cidades do país, Queenstown tem uma facilidade maior de aplicar para o Work Permit, que é o visto de trabalho para estrangeiros, o que atrai muita gente jovem.

É bom levar uma bombinha de asma para não perder o fôlego diante de tanta beleza. E se conseguir respirar sem, nos dê a receita para não se deixar encantar com tantas belas paisagens! Brincadeiras à parte, confesso que não vimos muitas famílias por lá, mesmo sendo réveillon, o que me deixou realmente surpresa uma vez que Queenstown é perfeita para crianças. Acredito que as pessoas associem mais o local aos esportes radicais.

Quando ir a Queenstown

Nós fomos para lá no réveillon, ou seja, final de dezembro, no auge do verão. Mas não se engane pela estação: ai de nós se não tivéssemos levado um casaco para sair à noite, que ficava bem fresquinha. Como a cidade fica no extremo sul do país, pegamos dias de sol e de chuva, e alguns dias de neblina também.

No inverno, neva nas montanhas apenas, tanto que muitos australianos vão para lá para praticar o esqui em agosto. É bem frio mesmo não nevando na cidade, mas os lugares são bem aquecidos, assim como as estações de esqui.

De qualquer forma, as estações do ano são bem definidas, já que no inverno os dias são curtos e chuvosos, e no verão quentes e ensolarados. Na minha opinião, a melhor época para ir é nos meses mais quentes, que são de outubro a abril, para que se possa fazer a maioria das atividades outdoor.

Mas como sempre falo, isso depende muito das preferências de cada um. O inverno por lá é interessante para quem ama frio, e a primavera/outono é indicado para quem procura paz e sossego em Queenstown, já que a cidade não fica tão cheia quanto no verão.

Hospitais em Queenstown

Sempre rezamos para não precisar usar os serviços de saúde locais, mas não posso deixar de dar essas dicas principalmente para as famílias que vão com crianças. Os hospitais que recomendo em Queenstown são o Queenstown Medical Centre ou Lake District Hospital.

Agora que você já conhece um pouco mais de Queenstown, que tal descobrir quais as melhores atividades para curtir por lá? Vem comigo no post O Que Fazer em Queenstown!

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!