O que fazer em Dubai

Compras? Negativo! Dubai tem tanta diversão para as kids que precisa se planejar para não se perder

Como falamos no primeiro post, a quantidade coisas para fazer em Dubai é incontável! Antes de montar sua programação, recomendo ver o que realmente cada um da família tem mais interesse, caso contrário vai dar vontade de fazer tudo! Pensando nisso, preparei uma lista detalhada com todas as opções de lazer em Dubai que pude reunir em um só post. Assim, você pode programar seu roteiro de acordo com o que mais curtirem fazer!

O que fazer em Dubai

A seguir, você confere a extensa lista de atividades disponíveis em Dubai:

Ski Dubai: Imagina visitar uma estação de esqui no meio do deserto? Esse lugar, que fica dentro do Mall of Emirates in Dubai, mostra que a engenharia feita pelos árabes realmente funciona. Além de esqui, tem a opção de snowboard, tirolesa e muito mais. É um verdadeiro oásis de neve! Lá é bem frio, mas pode-se alugar lá mesmo um combo de roupa térmica. Tem atividade para um dia todo, mas pelo frio que faz, dá para ficar no máximo de 3 a 4 horas. É possível ainda mesclar os programas com alguns outros. Há ainda a interação com os pinguins e vários tipos de ingresso em que você escolhe só esquiar ou só usar a tirolesa, observar os bichos etc.

Aquário de Dubai e Zoológico Subaquático: Só mesmo do outro lado do mundo que você vai ao shopping e vai dar de cara com o maior aquário do mundo, com mais de 10 milhões de litros de água. Esse aquário fica no Dubai Mall e conta com 30 mil animais aquáticos de várias espécies marinhas, como tubarões e arraias, e vários tipos de peixes.

Lá, você poderá observar todos estes animais entrando em um túnel que é uma das partes mais legais. Fica bem no meio do shopping, assim que você chega vai se deparar com ele. Os tickets podem ser comprados juntos com o Burj Khalifa e com o Ski Dubai.

Wonderland: É um parque aquático temático que fica no mesmo lugar acima e que as crianças geralmente adoram. Fica próximo ao Dubai Creek Park e tem desde atrações aquáticas até montanha russa, brinquedos e paintball. Eu sempre aconselho visitar se for ficar alguns dias a mais na cidade, pois, para quem tem poucos dias, um lugar com tanta cultura e diversidade deve ser melhor explorado.

Aquaventure Water Park: Fica no hotel Atlantis, mas você não precisa estar hospedado no hotel para entrar lá e pode comprar um Day Use. É uma mistura de parque aquático com aquário e mais de 30 atrações entre escorregas, tobogãs e rios que passam nos tanques dos tubarões. As boias com corredeiras também fazem o maior sucesso, assim como o maior aquário de Dubai, com vários animais marinhos. Dá para nadar com golfinhos no Dolphin Bay, e tem atrações incríveis e radicais para todas as idades. Não é um passeio barato, mas as crianças curtem bem.

Burj Kalifa:  O prédio é simplesmente o mais alto do mundo, e é um dos principais pontos turísticos de lá graças também à sua vista de tirar o fôlego. De lá, dá para ver a cidade toda e os prédios enormes parecendo bem pequenos. Uma obra de engenharia como pouquíssimas que já vi antes, grandiosa, moderna e magnífica. Subimos até o 125º andar em pouco mais de 1 minuto sem sentir o menor desconforto. Vale subir até o topo, principalmente na hora do pôr do sol.

Al Bastakiya: Um passeio muito legal que fizemos na Old Town foi nesse bairro. Mostra toda a parte das casas e como era a parte arquitetônica do passado. As antigas casas deram lugar a um comércio com galerias de arte, cafeteria e lojas. Não deixe de agendar o tour (somente em inglês) no Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding, que conta as histórias do mundo nos Emirados e tira muito as dúvidas dos turistas. Lá tem vários detalhes interessantes sobre a cidade.

Atrações dentro do Dubai Mall

VR PARK (Virtual Realities Escapade): As crianças amaram esse parque no Dubai Mall, que combina realidade aumentada e realidade virtual a efeitos impressionantes. Eles não queriam sair de lá, já que além de vários jogos, tem até um simulador de montanha russa. Outra opção é tentar sobreviver ao ataque do zumbis no The Walking Dead Outbreak.

Dubai Ice Rink: Como tudo em Dubai, trata-se de uma gigante pista de gelo. Para quem ama patinar e não tem tanta oportunidade, é uma atração incrível que vale a pena. Para as crianças que não sabem patinar, tem os pinguins, em quem podem se apoiar para dar mais segurança.

Kidzania: É um conceito muito instrutivo que já existe em alguns lugares do mundo. Nele, a criança pode dar vida aos personagens em várias situações como bombeiro, enfermeira, cirurgião, pizzaiolo, etc. Eles aprendem brincando e se sentem adultos. Em algumas atividades, os pais podem participar também, e essa atração atende bem várias idades.

DICA DA MAMÃE VIAJANTE

Todo dia no Dubai Mall a partir das 18h, de meia em meia hora, há um show das águas dançantes ao som de música árabe. A fonte fica bem em frente ao Burj Kalifa, do lado de fora do shopping. Vale a pena assistir!

IMG Worls of adventure: Não é um parque grande, mas é considerado um dos maiores parques indoor do mundo. É muito legal e completo, sem filas e fechado, o que são grandes vantagens. Tem várias atrações, das radicais até as mais simples. Tem uma área do Cartoon, Marvel, Dinossauros… As atrações mais procuradas são The Velociraptor, Spider Man Doc’Ock´s Revenge, Predator e Thor Thunder Spin. Dá para conhecer o parque em meio período. De lá, fomos conhecer o Miracle Garden.

O Dubais Parks and Resorts é o maior parque de diversão de Dubai. É a Disney do Oriente Médio, já que os árabes pensaram em todos os detalhes para manter as crianças entretidas. Trata-se de um grande complexo com 3 grandes parques, um ao lado do outro:

Motion Gate: Esse parque se inspirou em Hollywood. Lá, ao invés do Mickey, você vai dar de cara com o King Fu Panda. Conseguimos fazer junto com o Legoland, um de manhã e outro à tarde. Tem uma montanha russa para as crianças mais velhas, mas é o tipo do parque que agrada mais os menores, até por causa dos cenários das histórias que são muito bem feitos como Smurfs , Hotel Transilvânia e Shrek. Em duas horas, conhecemos o parque todo.

Legoland: É um parque que também tem poucos visitantes e quase não tem fila. É relativamente pequeno, já que tem poucas atrações e crianças de até 8 anos aproveitam bem. O bom é que  dá para repetir o brinquedo mais de uma vez. A montanha russa do Kingdom e a escola de dirigir carro foi o sucesso da criançada – eles até tiraram carteira de motorista! Já o João amou o passeio de barquinho (não tinha muita opção para a idade dele, porque a altura mínima da maioria das atrações eram de 94 cm). O que aconselho se for com os menores é ir também ao parque aquático, que é bem infantil e colorido. A Miniland tem esculturas incríveis de vários lugares do mundo, todas feitas de Lego, e claro que não poderia faltar a réplica do Burj Khalifa, que assim como o monumento original, é bem grande e consumiu mais de 438 mil peças.

Bollywood Parks: Fica no mesmo complexo do Montiongate e do Lego, mas não fomos por falta de tempo. É um parque todo temático com cenas de filme de Bollywood e suas danças. Como os Emirados ficam perto da Índia e tem muita mão de obra indiana, esse parque é uma homenagem ao cinema indiano. Pelo que entendi, muitas pessoas que visitaram esperavam mais do parque e dos seus cenários.

City Walk: É uma rua fashion, com design bem legal, várias lojas chiques e restaurantes ao ar livre, a maioria a céu aberto. O lugar combina a experiência de compra com entretenimento, tem ótimos cafés e restaurantes, e sempre tem um calendário de eventos bacanas. Tem também uma praça grande de cinema bem legal, e no final de tarde está sempre cheio. Para crianças pequenas, tem o Playtown Dubai, com vários personagens favoritos da galera como Barney e Angelina Bailerina, que fazem show e dançam com as crianças.

Dubai Miracle Garden: É um grande jardim com muitos personagens e objetos revestidos em flores coloridas. Parece até um jardim dos sonhos, todo colorido, e um ótimo lugar para as crianças se divertirem e correrem por lá. Tudo muito bem cuidado, até a figura de um avião confeccionada com plantas tem lá. Ficamos pensando como um jardim desse consegue se manter tão lindo e tão colorido no meio de um deserto. Então descobrimos que ele fica aberto só em algumas estações do ano por causa justamente do calor. Não fica tão perto da cidade, mas é bem interessante.

Global Village: É um parque de exposições que fica afastado de Dubai e só acontece no inverno e nos meses mais frescos (de outubro a abril), quando vários países do mundo se reúnem com produtos originais. Além disso, tem parque de diversão e comidas típicas em um ambiente todo aberto. O que gostamos de ver foi a diversidade de pessoas que transitam por ali. Ver gente do mundo todo, buscando entender cultura e costumes de outras pessoas, é bem interessante.

Fazer passeio de camelo pelo deserto: O clima é de muita aventura e adrenalina aqui! Os motoristas dos jipes 4×4 que nos levam para passear de camelo fazem cada manobra como se fosse uma verdadeira montanha russa! Paramos em vários lugares para tirar fotos incríveis,e nos deparamos com alguns camelos no meio do caminho. Tem a opção de fazer um passeio de meio dia ou de dia todo. Esse último tem até direito a uma “Arabian Night”, com jantar típico (mas minha irmã me disse que eu não iria gostar!). A Planeta Tour, que está no link, tem várias opções de passeio!

Wildi Wadi

Wildi Wadi: Parque aquático com muita adrenalina e diversão nos seus três tobogãs mais radicais. O surfe FlowRider e o Jumeirah Sceiram fazem o maior sucesso. Fica no Jumeirah Beach Hotel, e quem se hospeda lá tem direito a um dia no local. O escorregador lá é de trás para frente, ou seja você começa por baixo e é levado para cima com a força da água. Além disso, tem piscina de onda, cachoeira de 18 metros e até maquina de surf. É um parque mais tranquilo e bem menor do que o do Atlantis.

Air Maniax: É um enorme parque, com mais de 15 atividades em que toda a família pode participar. Tem tirolesa, Laser Tag e, para os menores, uma área toda colorida com escorregas e tubos para subir e descer o tempo todo.

Children City: Museu interativo em que as crianças podem explorar o corpo humano, o Sistema Solar e, para as crianças menores de 5 anos, tem piscininha, areia e áreas para construção. É legal ir lá em um dia que esteja bem quente por causa do ar condicionado. Naquela região, se consegue passar um dia inteiro já que, além disso, tem também o Dubai Dolphinarium, um parque de aves, um parque de atividades e um jardim incrível no Creek SIDE Park.

Bounce Indoor Trampolim Park

Bounce Indoor Trampolim Park: São vários trampolins interconectados , muro de escalada, vários obstáculos e muito espaço para a garotada gastar toda a energia possível. Os pais podem se juntar aos filhos nas atividades.

Dubai Dolphinarium: Não vá esperando um Seaworld. É apenas um show que dura 40 minutos e algumas atrações. As crianças adoram isso, mas é uma atração que só vale a pena se realmente já tiver visto tudo em Dubai. Endereço: Riyadh Street, Inside the Creek Park Gate 1

Praias em Dubai

Não podemos deixar de mencionar as praias em Dubai. Algumas têm água bem cristalina! A Sunset Beach é onde fica o Burj Al Arab, aquele hotel 7 estrelas. É um ícone de sucesso! A Kite Beach também é ótima, mas a mais famosa é a praia de JBR, que tem uma infra muito boa e acolhe bem a família. O calçadão de lá também é incrível. Se tiver que escolher uma única praia , a JBR seria minha recomendação.

DICA DA MAMÃE VIAJANTE

Sempre olhe no site das praias os dias da semana porque algumas delas têm dias só para mulheres e outras só permitem que você vá todo coberto.

A Al Mamzar é uma praia que é bem calminha, um pouco mais afastada do centro, com águas de tom azul cristalino e várias palmeiras para se abrigar na sombra. Dá para passar um dia ou se hospedar no clube de praia que tem lá. Mas fique atento: há dois dias na semana que seu uso é exclusivo para mulheres.

Onde comprar em Dubai

Dubai tem a fama de ser o paraíso das compras do Oriente Médio. E não é pra menos, já que as opções nesse quesito são muitas.

Lá, encontram-se desde os tradicionais mercados até os famosos souks, passando pela imponência dos shoppings. Os preços não são tão promissores quanto nos Estados Unidos, mas é possível achar alguns produtos que são isentos de impostos, como eletrodomésticos. O clima de lá estimula as compras, já que as paradas são sempre feitas em lugares que tem ar condicionado – ou seja shoppings e lugares similares.

Dubai Mall:  Sem sombra de dúvida um dos melhores lugares para compras, onde se acha de tudo. São mais de 1200 marcas, além de várias opções de entretenimento e restaurantes que citamos, além do maior aquário do mundo.

Mall of Emirates: Esse shopping também é uma ótima opção, principalmente porque tem o Ski Dubai, que é uma das atrações da cidade. Mas também tem ótimas opções de lojas e compras, atendendo a todos os gostos. O bom é que ele não é tão grande quanto o Dubai Mall, o que eu particularmente prefiro.

Souks em Dubai

Souks em Dubai

Souks são grandes centros comerciais que vendem em sua maioria típicas coisas árabes, mas também são pontos turísticos de Dubai. Vale conhecer mesmo que não vá comprar nada. Não se esqueça de que eles negociam tudo, portanto não aceitem logo o primeiro preço de cara.

Os mais conhecidos são o Golden Souk, o Spice Souk, e outro que faz a linha mais moderna que eu achei bem interessante, o Souk Madinat. Esse já tinha um número maior numero de mercadorias  e fica no Madinat Jumeirah Resort, que tem bons restaurantes.

Achei bem interessante. Outro lugar legal que tem até uma ferinha típica é o The Walk, na praia de JBR, que tem várias lojas e restaurantes maravilhosos, e o ambiente é bem descontraído e descolado por estar na beira da praia. No inverno tem até cinema ao ar livre, já que o clima fica mais ameno. O City Walk também é outra opção de compras e entretenimento, já que tem várias lojas concentradas em um lugar só.

Outlet Village: Esse é um outlet que não fui por ser mais afastado, mas que as pessoas indicam muito. Parece que os descontos aqui valem a pena. Não vá esperando um outlet daqueles gigantescos dos EUA, mas com certeza irá se deparar com preços mais baratos em várias lojas famosas.

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!