Apesar de praticamente todas as ilhas habitadas do Havaí ostentarem praias paradisíacas (muitas delas famosas por atraírem surfistas do mundo inteiro), em termos de programação turística, cada uma tem suas próprias características: algumas oferecem uma estrutura de turismo mais desenvolvida, como Oahu, enquanto outras trazem atividades de luxo, como jogar golfe em Lana’i. Essa, em especial, é rústica: Maui, nosso destino de hoje.
Nesse post, vou usar minha própria experiência para dar algumas dicas úteis a quem pretende conhecer de perto esse verdadeiro paraíso, repleto de diversidades de tirar o fôlego. São magníficas cachoeiras que desabam de pedras altíssimas e formam piscinas naturais, praias de areias negras e brancas, paisagens tropicais verdejantes, florestas de bambu e de figueiras, picos vulcânicos e impressionantes crateras de lava.
A rústica ilha reúne impressionantes crateras, cachoeiras e gastronomia em um só lugar.
As atividades possíveis em todo o estado são inúmeras e escolher qual ilha é melhor para visitar, vai depender da personalidade do viajante. Em Maui, por exemplo, é possível ver baleias de dezembro a março, admirar as famosas ondas gigantes, fazer passeios em fazendas e visitar a subida até a cratera do Haleakala. Porém, nem todos esses passeios são fáceis de realizar com crianças.
Nossa viagem até lá foi uma verdadeira aventura, pois fizemos o trajeto Rio de Janeiro – São Paulo – Los Angeles pela American Airlines, ficamos alguns dias em LA e só depois seguimos para Maui. Depois de 5 horas de vôo, finalmente chegamos ao nosso destino. Realmente, o lugar é longe, mas vale a viagem.
Como chegar a Maui?
Existem duas maneiras de se chegar a Maui: através de cruzeiros, que aportam em Kahului, e de avião, que é a mais comum delas. Há 3 aeroportos na ilha, sendo um maior, em Kahului, que recebe vôos da Hawaiian Airlines, da Mokulele e de outras empresas maiores, e 2 menores: um na costa oeste em Kapalua, que é basicamente só uma pista de pouso e onde param somente a Island Air e jatinhos particulares, e o outro em Hana, também composto de uma pista de pouso para táxi aéreo e afins.
Os vôos para o Havaí saem de diversos lugares dos Estados Unidos, porém os que partem especificamente para Maui, saem de Los Angeles e São Francisco.
Quantos dias ficar em Maui?
Recomendo passar 4 dias em Maui e alugar um carro (principalmente se estiver com crianças, pois não dá para arriscar) já no aeroporto, já que o serviço de transporte público não cobre toda a ilha e não contempla alguns dos principais passeios.
Hyatt Regency Maui Resort and Spa
Optamos por nos hospedar na época em que fomos era Revéillon, quando os preços são sempre mais elevados. Ficamos no Hyatt Regency Maui Resort and Spa, um hotel bem localizado e perto do centro de Lahaina, na praia de Kaanapali e gostamos muito: ótimo atendimento apesar do fluxo de Reveillon. O local conta com a estrutura das cadeias americanas, com muitos quartos e dois restaurantes. A praia de Kaanapali também agradou. As piscinas do hotel também merecem destaque: elas passam por dentro das cavernas, têm tobogã e os pequenos amaram! A área de lazer é realmente fantástica, com um SPA super moderno que, quando tínhamos tempo, era uma ótima opção para relaxar!
Embora muita gente fique apreensiva, o Havaí é um destino que agrada as crianças em cheio, dando a elas a chance de conhecer um cenário tão badalado nos filmes e na TV. Agora é hora de colocar o colar de flores e aproveitar o que essas magníficas ilhas tropicais tem de melhor, ao lado da família. Porque viajar com eles é muito melhor!
Na hora de fazer as malas, não esqueça de baixar e conferir nossos checklists de “Mala de Praia” e “Mala de Aventura”. A preparação é a chave do sucesso!