Palácios, museus, pontos turísticos, história, praças incríveis e muita, mas muita diversão… posso garantir que passar as férias em Londres com crianças é certeza de dias agitados e cheios de coisas diferentes e interessantes para toda a família!
Eu e minha família viajamos para lá no meio das Olimpíadas de 2012, quando a cidade estava lotada. Daí, já deu para ter uma ótima noção de como tudo é bem organizado: todo esse agito não atrapalhou em nada. Na época, meus gêmeos Mateus e Gabriel tinham 3 anos e eu ficava restrita a alguns passeios por conta da faixa etária mínima de algumas atrações. Mesmo assim, deu para aproveitar muita coisa juntos!
Londres com crianças é fascinante por trazer misturas inesperadas: é possível desfrutar de um misto de atrações que vão das mais tradicionais (como o Big Ben, o Palácio de Buckingham e a Roda Gigante London Eye) até as de clima mais descontraído, como delicioso distrito de Covent Garden. A arquitetura da cidade consegue ser moderna em meio a um monte de prédios históricos.
Nas andanças pela cidade, a própria Londres vai “te levando” pela mão: a cada canto, é possível descobrir um novo evento ou alguma coisa acontecendo. Foi o que aconteceu conosco quando estávamos passeando perto de Notting Hill por causa do filme da Julia Roberts em um sábado. Inesperadamente, nos deparamos com o Portobello Road Market, que foi um ótimo programa para fazer nesse dia!
Na época em que fomos a Londres, eu trabalhava em uma empresa de petróleo e jamais imaginaria que, alguns anos depois, iria montar um guia de viagens. Talvez por ironia do destino, fiz várias anotações de lugares incríveis para aproveitar Londres com crianças que agora posso dividir com vocês!
Como se locomover em Londres
Como falei acima, Londres é o tipo de cidade que reserva várias surpresas em uma simples caminhada. A melhor forma de se conhecer a essência da cidade é, portanto, a pé. E não pense que isso é coisa de turista: em Londres, sempre tem muitas crianças na rua, faça chuva ou faça sol. Porém, como nem todos os destinos se podem fazer a pé, antes de viajar por Londres com crianças vale conhecer um pouco de como é o sistema de transporte de lá!
Estamos falando de uma cidade gigante, com mais de 8 milhões de habitantes, onde o transporte público atende muito bem seja com seus tradicionais ônibus vermelhos ou com as linhas de metrô. O metrô, inclusive, é ótimo para nos levar de uma região a outra com rapidez e facilidade.
Só não pode se exigir conforto: o sistema de transportes é antigo, e como é o principal meio de locomoção dos seus milhões de habitantes (+ nós, os turistas!), ele acaba ficando sujo. Dizem que Paris é a “cidade dos ratos” (tem até a animação Ratatoullie que reforça o estereótipo!), mas a verdade é que nunca vi tanto rato como nos trilhos das estações de Londres! Estejam preparados e não se assustem!
Geograficamente, a cidade é dividida em 9 zonas, sendo que a 1 é a mais central delas e a 9 a mais distante. É claro que, como em qualquer lugar, o preço do transporte varia dependendo da zona onde estiver. O transporte pode ser pago com o Oyster Card – um cartão recarregável que vai descontando o valor carregado à medida que o passageiro usa o transporte. Você pode facilmente recarregá-lo em diversas máquinas e guichês espalhados pelas várias estações da cidade. Este modo é chamado por eles de “Pay-as-you-go”, e sai bem em conta por oferecer um teto por dia para ser descontado, independente da quantidade de viagens que você faça.
DICA DA MÃE VIAJANTE:
Não vale a pena comprar bilhete único apenas por 1 dia que ficará muito mais caro. O ideal é adquirir o Oyster Card em qualquer estação de metrô ou supermercado e carregar com um certo valor. Já para quem quiser o transporte público por 5 dias consecutivos, a boa é comprar um 7 Day Travelcard. Fizemos exatamente isso, e no final, tivemos uma economia que em pounds, que já adianta bastante!
Outro meio de transporte muito usado (porém não tanto quanto em outras cidades grandes como Amsterdam, Paris e Dinamarca) são as bicicletas. Já carro, mesmo com crianças, eu não vejo tanta vantagem: além de caro, o trânsito como de qualquer grande capital nos horários de rush, é caótico. Além disso, os turistas em geral transitam pelo centro ou, no máximo, vão para fora da cidade para um passeio e normalmente, o metrô alcança estes lugares.
Dica de Transfer para aeroporto
Gostamos muito do serviço do Janio Transportes, que atende com bastante seriedade e pontualidade. Para a chegada no aeroporto depois de 12 horas viajando, é super útil! O telefone é+447746572983
Aplicativos úteis para se locomover em Londres
Vale muito a pena baixar o aplicativo City Mapper – ele exibe a situação atualizada das linhas do metrô, além de indicar as melhores rotas para a sua viagem. Além disso, ele informa de maneira exata como chegar a pé ou usando bicicleta ou transporte público de um ponto A para um ponto B. Se quiser se deslocar usando os famosos black cabs, você pode usar o app MyTaxi.
A melhor época para ir a Londres
Sempre que me perguntam sobre a melhor época para ir a Londres, minha resposta é: depende do objetivo e dos gostos de cada um! Eu e minha família fomos a Londres com crianças durante o verão, que não deveria ser frio, mas pegamos dias em que precisamos colocar casaco e capa de chuva – ou seja, tipo inverno!
Independente da época do ano, em Londres, o céu cinza é predominante na maior parte do ano. A qualquer momento, você pode ter que usar seu guarda chuva ou capa de chuva – por isso, é importante sempre sair munido desses acessórios! De qualquer forma, considero maio, junho, julho, setembro ou outubro os melhores meses, já que nessa época o sol brilha mais e se consegue aproveitar uma quantidade razoável dos raios solares ao caminhar pela cidade.
Além disso, no verão as chuvas passam rápido; já na primavera, os parques e jardins ficam lindos e floridos, e todo mundo adora passear por eles! No outono, quando as árvores assumem belos tons avermelhados e amarelos, são as melhores épocas para visitar essa cidade.
Por outro lado, a parte boa de ir a Londres nos meses de frio é o fato de, muitas vezes, as temperaturas mais baixas estarem ligadas a preços mais em conta. Em geral, de outubro até meados de dezembro e de Janeiro a março, os visitantes podem conseguir excelentes oportunidades de voos e de hospedagem.
Compras em Londres com crianças
Se você está pensando em ir para Londres para fazer compras, pense duas vezes: a cidade não é o melhor lugar para fazer compras já que sua moeda, a libra esterlina, é super valorizada. Porém, durante as liquidações tem sempre alguma coisa que vale a pena – mas precisa pesquisar muito! Assim, se você vai a Londres com crianças, confira nossas sugestões a seguir:
Lojas para crianças em Londres
Hamleys: No caminho da Oxford Street, nos deparamos com a Hamleys, na Regen’t street. Não são só as crianças que enlouquecem com esta loja, mas os pais também! Estamos falando de um prédio de 7 andares só de brinquedos. Tem tudo o que se pode imaginar, por isso é um programa para algumas horas. Difícil é conseguir sair de lá!
M&M’s World: Na Leicester Square ficam os principais cinemas de Londres, e ali pertinho tem a maravilhosa loja-conceito da M&M’s. Um sonho para qualquer criança ou adulto chocólatra, já que tem 4 andares só de confetes coloridos!
Lojas de departamento em Londres
As grandes lojas de departamento muitas vezes roubam a cena e se tornam mais acessíveis para aqueles que não resistem a umas comprinhas quando viajam. As mais famosas são:
– Selfridge’s: oferece produtos de grandes marcas divididas em vários andares
– Liberty London: fica na Great Marlborough Street com a Regent e é uma das mais famosas
– John Lewis: sempre uma boa pedida para ver alguma coisa nova ou em liquidação. Na minha opinião, para crianças é a que tem mais opções. Algumas coisas acabam saindo até mais baratas com ótima qualidade, principalmente roupa para meninos que aqui no Brasil é mais difícil de achar
– Marks & Spencer: é a maior loja de departamento do Reino Unido e tem unidades em vários lugares do mundo
– Fortnum & Mason: é a loja de departamento mais antiga do país e já serviu bastante a reis e rainhas. Fica em um prédio vitoriano – o que caracteriza bem sua existência há tantos anos no mercado
– Harrods: uma das lojas mais famosas do mundo com centenas de filiais espalhadas que encantam qualquer pessoa!
Outras lojas em Londres
Londres também oferece outros lugares para comprar que não são necessariamente lojas de departamento mas valem muito a visita:
– Primark: Não é loja de departamento, mas é focada em roupas com preços baixos. É menos organizada que as lojas acima.
– Marylebone High Street: É uma rua que tem várias lojinhas bem legais de diversos segmentos. Além das lojinhas, oferece uma variedade de restaurantes e comidas também. Bom para um programa bem descolado em dias em que não estiver chovendo
– Spitafield Market: Outro lugar super descolado que faz um estilo mais “Babilônia feira Hype”. Traz várias lojinhas em um ambiente bem hipster, com várias opções de comida. Lá, sentamos para comer uma boa massa no Carluccio’s. Uma boa vantagem desse mercado é que ele é coberto. Abre diariamente e tem sempre uma programação semanal acontecendo, mas domingo é o dia mais cheio.
Médicos em Londres
Se for a Londres com crianças, é preciso redobrar a atenção com a possibilidade de atendimento médico. Assim, se você tiver algum problema em que precise visitar um, por regra dá para ir a um General Practice, que é como se fosse um clínico geral. Porém a consulta não é barata e gira em torno de uns 150/200 pounds. Isso costuma ser um assunto sempre polêmico na Europa, já que nos hospitais, muitas vezes os turistas e imigrantes pagam uma taxa mínima. A maioria da população discorda dessa política.
By the way, também existem clínicas particulares, e os hospitais são para atendimento de emergência. Como é sempre bom saber o que atendem emergência e que ficam perto do centro turístico fiz uma listinha com os links dos principais:
– St Mary’s Hospital, fica em Paddington
– Royal free, fica em Hampstead
– Chelsea and Westminster Hospital, fica em Chelsea
– St Charles Urgent Care, fica em Londres mesmo, na Exmoor Street
Tomou nota de todas as nossas dicas? Espero que seja úteis para programar suas férias sem aperto e com muita diversão em família!
Se você gostou deste conteúdo, baixe também o seu checklist de viagem urbana e assegure-se de que não vai faltar nada na sua mala para Londres! 😉