Definitivamente, Fernando de Noronha é uma delícia em todos os sentidos, para todos os gostos. Em termos de hospedagem, existem tanto hotéis quanto acomodações mais simples, como as casas dos pescadores.
Os moradores locais são sempre muito atenciosos e buscam agradar ao máximo a todos os turistas. A rotina lá começa cedo: na maioria dos lugares, eles capricham no café da manhã, com várias iguarias típicas do nordeste. E por falar em iguarias… boas opções gastronômicas não faltam por lá! O prato típico é o peixe enrolado na bananeira, que os nativos da ilha sempre servem em suas casas!
A seguir, você confere mais dicas de Fernando de Noronha: onde ficar e onde comer a partir da minha experiência nas duas vezes que estive neste paraíso. Vamos lá!
Fernando de Noronha: onde ficar
Pousada do Vale: Foi onde ficamos hospedados, e acredito que seja uma das melhores da Ilha para criança. O café da manhã é fantástico, servido até altas horas e eles preparavam a comidinha dos meninos. Assim, eu escolhia o que queria e quando voltava da praia estava lá tudo fresquinho para eles. Para os adultos, ainda tem um café da tarde – que é um mimo à parte! Tem uma área verde grande com horta e pomar orgânico, e os quartos são confortáveis. Super recomendo com as kids, já que o atendimento foi ótimo e a localização é bem estratégica, pertinho do centro e das principais praias.
Hotel Dolphin: Quartos grandes e espaçosos, com atendimento impecável e uma bela piscina para ajudar a refrescar. Os donos estão lá diariamente para ajudar e dar todo suporte, além de ter um restaurante e uma área comum que são seus diferenciais.
Pousada Maravilha: É uma das melhores pousadas da Ilha, e fica localizada na Baía do Sueste, perto do aeroporto. Conta com um ótimo visual, serviço requintado e uma piscina com uma vista incrível. O restaurante também é fantástico, e por mais que não você fique hospedado lá, vale um jantar ou um almoço só para conhecer.
Pousada Zé Maria: É uma das outras pousadas que está listada no ranking das melhores. A localização dela é muito boa, os funcionários são bem atenciosos e o visual da piscina é indescritível. Fiquei lá da primeira vez que fui só com o Pedro, mas ela tem bastante infra para receber as kids. Às quartas e sábados, eles fazem um jantar gastronômico que consiste em um buffet aberto aos hóspedes e ao público. O próprio Zé Maria, dono da pousada, apresenta cada prato e depois as pessoas podem degustar.
Teju-Açu Ecopousada: Pousada super nova, moderna, bem-localizada, ótimo atendimento. Seu restaurante é um dos tops da ilha. Tem um ambiente bem romântico, mas atende bem aos pais com filhos também.
Pousada Triboju: Também é uma das pousadas relativamente novas na ilha, onde os quartos e bangalôs são bastante espaçosos e muito bem equipados. A pousada ficou bem famosa por causa do seu restaurante com gastronomia famosa na ilha pela comida internacional, que agrada a todos os paladares.
Pousada do Marcilio: Pousada simples, mas com ótimo custo x benefício e atendimento. Faz parte do grupo das eco pousadas de Noronha. A localização é boa para organizar as logísticas dos passeios.
Pousada Solar Dos Ventos: O diferencial da pousada é o atendimento e os deliciosos bangalôs espaçosos – todos com vista para a Baía do Sueste. Para quem quer fugir do agito da Vila dos Remédios, essa região é perfeita.
Pousada da Morena: Outra ótima pousada, que também apresenta um custo x benefício bom: ela traz ótimo serviço, vista do pico de tirar o fôlego e funcionários super atenciosos, que organizam tudo.
Onde comer em Noronha
Mergulhão: Um dos melhores restaurantes da ilha com uma vista incrível e os pratos deliciosos. Pedimos o “Mergulhão de frutos mar” e eles pediram para repetir dose de tão gostoso. O polvo com batata também é inesquecível de tão bom. Outra ótima opção para assistir o pôr do sol logo que chega de passeio de barco, pois fica no porto, é no restaurante mergulhão. Atendimento e comida muito bons, e ainda se ganha o sol de brinde!
Xica da Silva: Restaurante simples, mas que serve uma comida caseira deliciosa. Tinha até feijão para as crianças! Fomos de peixe mestiço com purê de abóbora e camarão, uma das especialidades da casa. O mil folhas de tapioca é do tipo com queijo de creme coalho. Impossível comer um só de tão bom!
Restaurante da pousada Zé Maria: Como mencionei acima, às quartas e sábados o festival é aberto ao público com direito a degustação e muita animação. Vale a pena!
Cacimba Bistrô: É um bistrô pequeno que serve comidas maravilhosas e fica no alto da ladeira onde está a igreja. Nunca comi um pastel de lagosta igual aquele… e nem um gratinado de carne seca com camarão! Lembro até hoje do sabor quando comemos… Lugar pequeno, gostoso e descontraído. Fica na Praça Presidente Eurico Dutra, 9
Pizzaria Namoita: Pizza sempre faz a alegria dos meus meninos em qualquer lugar. Eles adoraram saber que tinha uma por perto lá. O lugar é bem escondido e fica no meio da ladeira que vai para a Vila dos Trinta/Porto, no meio do mato. As mesas são ao ar livre e à luz de velas. O cardápio traz dezenas de opções, cada uma melhor que a outra. Telefone: (81) 3619-1914
O Pico: Ótimo restaurante! O risoto de filé e Brie estava muito bom… As crianças como amam carne e queijo coalho, pediram filé mignon com queijo coalho, cremoso por dentro, acompanhado de linguine ao molho de tomate. Eles também têm sanduíches.
Fernando de Noronha: onde ficar e onde comer, confira as melhores épocas para conhecer e como chegar no arquipélago acessando o próximo post da nossa série:
>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!