Uma lista com os melhores restaurantes kids friendly em Roma para você e sua família recarregarem as energias!
Uma das partes mais gostosas de toda viagem é apreciar as delícias gastronômicas de cada lugar. O que dizer de Roma nesse sentido? A Itália é “apenas” a maior referência mundial quando o assunto é massas. É mais do que justo chegar à cidade com uma lista dos melhores restaurantes locais. A seguir, preparei algumas dicas a partir da minha experiência nesses lugares com a criançada. Vamos nessa!
Restaurantes kids friendly em Roma
Devo dizer que um aspecto negativo dos restaurantes de Roma é que pouquíssimos restaurantes têm menu Kids. Mas vale lembrar também, que não é só de pizzas que vivem os restaurantes da cidade: a culinária italiana é bem variada, e você verá por lá muita carne e cordeiro, por exemplo.
Além disso, os italianos têm a tradição de servirem dois pratos, o primeiro é uma massa e o segundo uma carne com salada. Por isso, em vários lugares, é possível dividir a comida.
Outra coisa importante a ter em mente é que os italianos são meio impacientes. Portanto, preparem-se para esperar ou sentir um tom meio grosseiro. Já é tradição por lá!
DICA DA MAMÃE VIAJANTE
Só peça pizza quando for de forno a lenha. Caso contrário, ela será aquecida em microondas e você vai se decepcionar com a pizza italiana que sonhou. Aconteceu isso com a gente, e as crianças ficaram decepcionadas!
Testacio
Da Remo: Alguns dizem que é a melhor pizza da cidade, até mesmo as mais simples como a Marguerita com mozzarela de búfala, tudo maravilhoso. Garçons atenciosos e rápido atendimento. Fica na Piazza di Santa Maria Liberatrice, 44, 00153 Roma RM, Itália
Flavio al Velavevodetto: Mais afastado, no alto de uma colina, e serve um delicioso macarrão a carbonara e a melhor almôndega à milanesa com carne assada que já comi. Estava maravilhoso. O bom que não é nada turístico, e só frequentado por locais (olha eu me achando uma!). O Ravióli local e a massa de Cacio e Pepe são incríveis!
Felice Testacio: Adoramos o Cacio e Pepe daqui, uma tratoria típica romana com atendimento perfeito.
Pantheon
Pizzaria ZAZA: Dependendo da época e da estação, os ingredientes das pizzas podem mudar, mas tem algumas coberturas bem diferentes e deliciosas como ricota e abobrinha, queijo pecorino e até batata com alecrim. A tradicional Pizza Al Taglio também é divina. Eles tem todo um processo de fermentar a massa da pizza por dois dias, e por isso ela fica fininha e crocante, o que a torna leve e saborosa.
Enoteca Corsi: Fica em um beco atrás do Pantheon, e as receitas são típicas caseiras italianas. Tem uma atmosfera animada, mesmo a comida sendo simples, mas muito saborosa e autêntica. Os pratos são tradicionais como Carbonara, Pomodoro, etc. Alguns não estão listados no cardápio de forma clara, por isso é preciso perguntar. Posso garantir, porém, que são todos uma delícia. Ótimo custo x benefício.
Piazza Navona
Restaurante Tre Scalini: Restaurante bem turístico e que tem um “tartufo” delicioso, o mais famoso da cidade. Fomos de Fettucine Alfredo. Piazza Navona, 30-35, 00186 Roma RM, Itália
Trastevere
I Suppli: Uma pequena porta no meio desse bairro gastronômico que é parada obrigatória. Em uma das vezes que passeamos por lá, comemos uns bolinhos de risoto frito recheados com queijo delicioso que são de comer rezando. Tem movimento o dia todo.
La Renella: Pizza em pedaços deliciosa, com aquela crosta fininha. Lugar pequeno, mas bem aconchegante, sendo metade padaria metade pizzaria. Mas recomendo para um lanche rápido, e não para jantar ou almoçar.
Pizzaria Dar POETA: Localizada em uma região incrível cheia de opções, essa pizzaria de forno a lenha desponta no quesito qualidade e sabor. A pizza Margherita e o Calzone aqui são maravilhosos!
Antica Trattoria da Carlone: As crianças foram de pizza novamente, e nós fomos de massa. As porções são bem grandes, e o prato mais famosos é o Spaghetti a Carbonara. É um ambiente simples, mas bem aconchegante onde o próprio dono te recebe. Via della Luce, 5, 00153 Roma RM, Itália
Termini
Coto: Restaurante muito acolhedor, comida muito boa e atendimento melhor ainda. De entrada, pedimos um Carpaccio com Muzzarela, e fomos todos de lasanha, que estava simplesmente divina. Durante os dias mais quentes, dá para se sentar do lado de fora e comer, o que é bem agradável.
Fontana di Trevi
La Campana: É um restaurante bem conhecido por receber famílias e manter a tradição antiga na decoração e nos pratos. Um exemplo é a alcachofra frita. Tem mais de 500 anos, é bem simples, mas a comida é muito saborosa e o buffet bem interessante. O Risoto de Funghi Porcini foi um dos melhores que já comi.
Coliseu e Fórum Romano
Café café: Paramos só para um café e para tomar um chocolate quente, mas o lugar é uma graça. Como era domingo, estavam servindo uma espécie de brunch com um buffet que tinha várias opções de salada, coisa rara em Roma. Mas também serve pizzas e outras massas.
Café Propaganda: Descobrimos esse restaurante ao sair do Coliseu, já que não aguentávamos mais comer a mesma culinária italiana. É uma ótima dica para quem está em Roma e quer fugir do tradicional, já que tem pratos internacionais e boas opções de carne. As sobremesas também são fantásticas.
Restaurante Aroma Bistrô: É um dos melhores restaurantes da cidade e tem uma vista incrível, de onde dá para ver todo o Coliseu. Tem uma estrela Michelin. Perto dos restaurantes que recebem essas estrelas, é mais casual até por ser um bistrô. Fica em uma varanda coberta bem charmosa. Seu menu não tem tantas opções assim, mas fizeram um spaghetti a carbonara para os meninos incrível. Fica aberto o dia todo seja para café da manhã, almoço ou jantar.
Dei taverna Fori Imperiali: O macarrão a carbonara e as carnes são incríveis. Experimentamos uma alcachofra refogada com limão delicioso também.
La Taverna degli Amici: Comemos um nhoque delicioso, apesar de também ter várias outras opções como frutos do mar, que estavam incríveis.
Restaurantes em Piazza Spagna
BAR Pompi: Uma referência na cidade quando se fala em Tiramisu, considerado o rei romano dessa iguaria. Mas é do tipo “paga e leva”, já que não tem mesa e cadeiras na loja que fica nesse bairro. Quem não curte tiramisu, pode se deliciar com os sorvetes.
Gusto Osteria: Pratos bons com preços razoáveis. Pedimos lula grelhada e salada de salmão com iogurte que estavam divinas. Tem um espaço próprio para os queijos, que é o diferencial dos pratos.
Campo de Fiori
Antico Forno Roscioli: Uma pizza deliciosa, produzida há mais de três gerações, e a de linguiça e a de molho de tomate com queijo são a prata da casa. A massa fina e crocante é uma de nossas preferidas. Só achei confuso para pagar, já que primeiro você faz o pedido e depois pega no balcão.
Forno Campo de’ Fiori: É tipo uma padaria, em que as pizzas são servidas em pedaços. Tem pães e bolos também divinos. O segredo aqui é o molho de tomate, que deixa qualquer massa e pizza maravilhosos. A pizza é mais grossa e a altaglio é a mais popular.
Ai Balestrari: Típica taverna italiana que oferece mesas ao ar livre, com toalhas de papel para colorir que as crianças amaram. Como essa área tem muitos restaurantes que cercam a praça, me recomendaram esse que eu fui conferir. Adorei, pois tem muitos que são verdadeiras armadilhas para os turistas. Tudo é bem artesanal e muito delicioso. Os pratos são grandes e bem servidos. O ambiente é agradável e aconchegante. Tem um spaghetti a Carbonara delicioso!
Villa Borghese
Da Michele: Comemos lá ao sair do Museu Explora, já que fica bem em frente. Comida saborosa, local agradável com estilo caseiro já que é bem familiar.
La Terrazza: A vista desse restaurante é de tirar o fôlego, e o pôr do sol de lá é um dos mais bonitos. Não é um restaurante barato, e tem toda uma decoração especial. Mas para um jantar inesquecível, vale a pena: eles prepararam uma comidinha deliciosa para as crianças!
Restaurante no Vaticano
Camillo B: Fica aberto o dia todo e os pedidos são feitos nos iPads. O menu oferece pizzas, pastas, snacks, sanduíches e frutas. É um conceito relativamente novo na cidade, visto que a maioria são restaurantes bem tradicionais.
Gostou na nossa lista de restaurantes em Roma? Então que tal agora ver os melhores lugares para se hospedar na cidade? Vem comigo e tome nota das dicas!