Quando pensamos em levar as crianças para uma cidade histórica como Dubrovnik, bate uma certa apreensão. Será que eles vão aproveitar os passeios e belezas naturais deste destino? Sempre que incluímos os pequenos nas viagens, é preciso lembrar que eles têm a capacidade de aproveitar tudo, exatamente como nós, adultos. O segredo é montar uma programação inteligente, como opções culturais misturadas às atividades onde a turminha possa gastar toda a sua energia.
Passeio de Teleférico
Para entrar no clima da viagem, partimos para o teleférico, a fim de pegar um dos melhores ângulos da cidade nas fotos. Já era final de tarde e, mesmo sendo agosto, fazia um pouco de frio por causa do vento. Lá de cima, é possível contemplar uma vista privilegiada da cidade, além das ilhas croatas e do mar azul turquesa. De tirar o fôlego!
Cidade Velha
Principal ponto turístico de Dubrovnik, a Cidade Velha está escondida entre imponentes muralhas medievais antigas. Ao entrar, é fácil se encantar com a beleza do lugar: as praças e as ruas estão cheias de prédios históricos, igrejas barrocas e renascentistas, além de bares, restaurantes e lojinhas. Experimente os frutos do mar da Croácia, sempre frescos e servidos em praticamente todos os restaurantes!
Parquinhos
Durante as nossas andanças, consegui achar parquinhos, que sempre tentava incluir na programação para fazer a alegria da garotada. É uma pena que eles não tenham um nome específico, mas vou dar as dicas das localizações para ficar mais fácil:
Tinha um bem debaixo do portão de entrada principal da Old Town;
Outro parquinho em frente ao Gruz Harbor;
Um bem pertinho da praia, em Uvala Lapad.
Feira na Praça Gundulic
Toda vez que viajamos, gostamos de sentir um pouco do astral da cidade. Para isso, nada como achar uma boa feira! Todas as manhãs, na Praça Gundulic, existe uma de frutas, verduras e legumes típicos da região, que vale a pena visitar.
Endereço: Gundulićeva poljana 8, 20000, Dubrovnik, Croácia
Passeio pela cidade
Dentro da cidade, bem em frente à igreja, nos deparamos com uma fonte chamada “Grande Fonte de Onofrio” e, partindo de lá mesmo, começamos a percorrer a cidade, caminhando com os meninos e contando algumas histórias para que eles literalmente embarcassem na nossa aventura.
Endereço: Poljana Paska Miličevića, 20000, Dubrovnik, Croácia
Passamos pela igreja de São Brás, pela torre do Relógio, e chegamos ao pé de uma escadaria que dava na Catedral da cidade. Porém, com carrinho e criança ficou complicado de subir. Mas se decidissemos encarar alguma subida com certeza seria para ver a muralha de Dubrovinik, o palco perfeito para as histórias que estamos dividindo com os pimpolhos.
Por já estarmos ali, comemos dentro da cidade mesmo, o que muitas vezes sai caro e um pouco tumultuado com crianças. Mas o lugar era bem legal e valeu muito a visita.
Praias
A praia de Dubrovnik, Banje, é boa, mas nao tem comparação com as de Hvar. Ela fica grudadinha na parte antiga da cidade. No meu caso, como o hotel tinha praia particular, só fomos até lá uma vez, para tirar fotos. Entretanto, no auge do verão, para quem fica na Cidade Velha e quer dar um mergulho com as crianças, é a pedida perfeita! Fizemos uma visita a uma das ilhas, a de Lokrum. Minhas crianças gostaram, muito mais pela aventura de pegar o barco que sai do porto da cidade a cada meia hora e faz uma viagem de 10 minutos.
Museu Marítimo
No nosso último dia, fomos no Museu Marítimo de Dubrovnik, que fica dentro da Fortaleza de São João. No térreo do prédio, há um aquário em que os pequenos se divertiram muito. Os animais ficam em tanques, que são alimentados pela própria água do mar. Bem legal! A entrada do museu é acessível por uma rua lateral, oposta à Catedral de Dubrovnik.
Tudo pronto? É hora de preparar as crianças para esta terra mágica, de reis e rainhas, castelos e contos de fadas. Porque viajar com eles é muito melhor!
Na hora de fazer as malas, dê download no nossos checkists “Mala de praia” e “Mala urbana no verão”, para não deixar nada de fora.