Cabruuum! Em uma cidade como Londres, contar com o tempo bom para fazer todas as atividades com a família pode ser realmente uma grande furada. Mas isso não significa que, se chover, vocês vão ficar sem programas ou opções. Com centenas de ofertas de entretenimento, a cidade dispõe de um mundo de atividades indoor perfeitas para todas as idades. Ou seja: mesmo que, na sua programação, o roteiro seja a céu aberto, tem sempre um teatro ou exposição por perto para salvar o dia caso as nuvens pretas se aproximem. Vem ver as nossas dicas de atrações em Londres e anote para quando for a sua vez!
Atrações em Londres: Espetáculos
English National Ballet: É um trabalho feito a duas mãos pelo English National Ballet com a escola deles, a English National Ballet School. Produção nota mil, com foco total no publico mirim. Os dançarinos são todos do segundo ano dessa escola, e sua série de espetáculos My First Ballet tem como objetivo trazer obras clássicas de balé com uma pegada mais infantil. Recentemente, esteve em cartaz com a Cinderela, porém já pude vi com a Bela Adormecida e o Lago dos Cisnes. Não me canso de assistir!
Puppet Barge: Um verdadeiro barco convertido em teatro que fica em Little Venice, perto de Paddington. No verão, fica em Richmond, já que tem mais gente . Trata-se de espetáculos produzidos com marionetes clássicas contando várias histórias infantis, como Os 3 Porquinhos e Soldadinho de chumbo. Meus meninos amaram! Quando fomos, aproveitamos e comemos no Stein.
Royal Opera House: Não é uma ópera comum. Todo último domingo do mês, o lugar abre as portas para as famílias e dá a artistas do mundo da ópera e do balé a oportunidade de apresentar seus trabalhos. No dia em que fomos, haviam diferentes atividades criativas acontecendo, além de performances informais de bailarinos do Royal Ballet e maquiadores profissionais para as crianças.
Não vou dizer que meus filhos super interagiram pois é um programa recomendável para crianças acima de 6 anos. Mas atenção: é preciso reservar com pelo menos 3 meses de antecedência, e as sessões variam a cada mês. Confira mais informações no site!
Atrações em Londres: Museus e exposições
Madame Tussauds London: Como em todo lugar do mundo, o museu surpreende pela perfeição das estátuas de cera representando grandes personalidades da história e do mundo do entretenimento. Mas, se for, prepare-se: por ser um programa bem turístico, sempre tem fila!
Tate Britain e Tate Modern: Pertencem ao mesmo grupo e são muito bacanas pela arte e todo o ambiente.O mais legal é que fomos de um museu a outro de Tate Boat (com o Oyster que falamos aqui, se paga um pouco mais barato).
O Tate Modern é especializado em arte contemporânea e seu irmão, o Tate Britain, é focado em arte britânica. Como os dois se preocupam em envolver as crianças na arte, eles oferecem 10 programas para serem feitos de acordo com a idade.
Como na época os meus ainda tinham 3 anos, no nosso caso a atividade foi colorir no iPad, e o desenho aparecia automaticamente na parede. Isso garantia muita diversão e levantava a autoestima deles como pequenos artistas!
Museu do Sherlock Holmes: Um dos personagens mais famosos da cidade é também uma atração ideal para os fãs pais e adolescentes! Trata-se de uma casa com objetos que fazem referência às histórias do detetive.
Golden Hinde: Tivemos uma ótima experiência lá. Fica à beira do Tâmisa e é uma réplica do histórico navio Golden Hinde, que percorreu o mundo e está aberto para visitação. Fizemos uma visita guiada com a equipe do navio, que usa fantasias e referências da época. As crianças amam, mas especificamente os meninos!
Se a estadia é curta, a sugestão é fazer no mesmo dia que for à London Tower e à London Bridge, mas nós resolvemos separar porque tínhamos bastante tempo na cidade. Nesse mesmo dia, aproveitamos para conhecer o Borough market, um mercado de produtores com várias opções de comida de rua e típicas de Londres, que é bem eclético e turístico.
Science Museum: O ponto alto desse museu é ver os filmes em 4d que passam lá. Vimos um sobre o fundo do mar simplesmente top, numa tela IMAX!
Além disso, lá também tem o Wonderlab – uma espécie de espaço interativo que estimula a imaginação dos pequenos e os inspiram a ver o mundo ao seu redor de maneiras novas. Eles também ensinam como a ciência e a matemática dão forma ao cotidiano. Para crianças mais velhas é imperdível!
Tem também o The Garden, que é uma área exclusiva para crianças de 3 a 6 anos com experimentos interativos, que foi onde ficamos a maior parte do tempo. Os planos não eram de comer lá, mas como as crianças se empolgaram bastante, acabamos almoçando no Deep Blue Diner ,que fica lá dentro e atende bem aos visitantes do museu.
O museu também promove a Science Night, onde crianças de 7 a 13 anos podem assistir filmes, fazer workshops e assistir a um show de ciências seguido de café da manhã. Eles não agendam pelo site, e é preciso ligar para lá diretamente para saber como funciona. Tel: 020 7942 4777 , de segunda a quarta das 8h45 até às 17h, ou quinta e sexta, das 8h45 até às 15h3o.
Museu de História Natural: Assim como em NY, Londres também tem uma programação à noite em seu Museu de História Natural. A proposta deste é focada nos dinossauros, com trilha iluminada, show de animais e muito mais. É uma diversão e tanta para crianças de 7 a 13 anos, mas ainda assim, é preciso ter um adulto acompanhando. A programação tem início às 18h30 e só termina às 9h30 do dia seguinte, mas atenção: o museu tem datas pré-fixadas para este evento ao longo do ano! As do 2º semestres de 2017 são: 5/08, 22/09 e 10/11, e o agendamento pode ser feito pelo site.
Atrações em Londres: Jogos e brincadeiras
Shrek Adventure: É uma espécie de caminho à procura do Shrek. É bem divertido e tem muitas atrações que vão aparecendo como se fosse um caça ao tesouro. A jornada passa por diferentes salas com atores e traz muitos efeitos especiais!
Para quando os meninos ficarem um pouco mais velhos, me recomendaram ir também à The London Dungeon, uma aula assustadora bem perto do Shreck Adventure. A cada passo, um susto e, ao longo do caminho vai ficando mais escuro e assustador com encenações conduzidas por atores! Quem tem crianças maiores de 10 anos pode visitar o site e fazer reservas online mesmo, já que tem muita procura.
Hit Hunt: Traz vários jogos muito desafiadores, projetados para grupo de 3 a 5 pessoas independentemente do conhecimento ou de habilidades específicas. O objetivo é juntar as pistas escondidas para escapar de uma sala antes de 60 minutos. Fui com os filhos de uma amiga adolescentes e que falam inglês fluente. A dica é combinar com uma ida ao Regent’s Park.
Atrações em Londres: Aquário
Sea Life Aquarium: Andando mais alguns passos à frente do Big Ben, tem este aquário que indico para qualquer idade, porém acredito que os bebês menores de 1 ano não curtam tanto. Não é tão grande, mas é o suficiente para entreter as kids durante algum tempo com suas centenas de espécies de peixes, tubarões e pinguins. Meus meninos ficaram encantados com os tubarões!
DICA DA MÃE VIAJANTE:
No Sea Aquarium, leve alguma coisa para comer ou se organize antes de entrar. Chegamos lá ávidos para comer algo e tivemos que passear com fome já que não tinha nada à venda!
Atrações em Londres: Igrejas e Catedrais
St. Paul Cathedral’s: Após o Tate Modern, fomos a esta belíssima catedral, uma das mais famosas do mundo. Mas mesmo nossa família sendo muito católica, as crianças reclamaram que queriam ir a um parque ou playground. Não é exatamente um programa para crianças, mas se está a turismo, vale dar um pulo para conhecer de perto.
Westminster Abbey: Considerada por muitos a igreja mais importante de Londres. De arquitetura gótica, é um “must see” em Londres. E o bacana é que conseguimos tornar interessante também para as crianças: assim que chegamos, elas ganharam uma folha para preencher e desenhar suas observações e responder algumas perguntas que traduzimos para eles.
No final, quem devolvia com algum desenho ganhava uma moeda de chocolate. Para eles, valeu a vista só por isso! A parte ruim foi que precisei deixar os carrinhos do lado de fora e eles tiveram que andar um pouco.
Gostou das dicas? Com tantas atrações em Londres, recomendo montar um roteiro das melhores atrações para que vocês não percam nenhum só dia de diversão!
Se você gostou deste conteúdo, baixe também o seu checklist de viagem urbana e assegure-se de que não vai faltar nada na sua mala para Londres! 😉