Se para as próximas férias em família você está em busca de um lugar que ultrapasse todas as suas expectativas, está no lugar certo: anote nossas dicas e prepare as malas rumo ao sul da França! Exploramos Antibes e Cap d’Antibes com crianças e adivinhem só: descobrimos uma infinidade de atrações para que eles super se divertissem em plena Costa Azul.
Este é o nosso primeiro post sobre nossa estadia pela Riviera Francesa, mas antes de falarmos um pouco mais sobre nossa primeira parada do roteiro, vou falar um pouco sobre esse verdadeiro paraíso de luxo, beleza, e, é claro, diversão para a família toda!
Passear pela famosa Cote D’Azur, que engloba Cap d’Antibes e suas adjacências, como Cap Ferrat, Saint Raphael, Cannes, Nice e Saint Tropez no auge do verão é a certeza de se estar vivendo cenas de um filme – principalmente quando alugamos um carro conversível, a alegria foi completa.
A região tem esse nome por conta da água do mar limpa e cristalina – e, acreditem, o nome (que significa em português Costa Azul) faz jus à realidade. Passamos alguns dias visitando de Antibes a Saint Tropez no auge do verão com aquele clima maravilhoso e é até difícil descrever o quão divertido foi estar lá com minha família. Tão bom que, todo verão, eu e os meninos fechamos os olhos e pensamos em como seria se pudéssemos nos teletransportar para lá!
É possível conhecer todas essas cidades em apenas 1 dia – mas o bom mesmo é ir com calma e vivenciar o ambiente de cada uma, sentindo todo o glamour que essas cidades proporcionam.
Sinceramente, não tem como falar que uma cidade é mais bonita ou mais interessante que a outra. Na verdade, apesar de elas estarem na mesma região, o ambiente de cada uma tem uma particularidade.
Quando ir ao Sul da França
No sul da França, as cidades só têm muitas atividades e começam a ganhar vida de final de maio a meados de setembro. É um lugar que a viagem fica mais bacana nos meses mais quentes e ensolarados, entre maio e setembro.
De novembro a fevereiro, é nublado e chuvoso, e no inverno as cidades menores hibernam e perdem bastante do seu encanto e praticamente tudo fecha. Se puder, evite agosto na primeira quinzena que é o mês em que a região fica bem cheia , com algumas estradas intransitáveis.
O que fazer em Antibes e Cap d’Antibes com crianças
Antibes e sua vizinha Cap d’Antibes foram nossas primeira escolhas porque estávamos a fim de conhecer uma cidade mais calma, com menos agito que Nice e Cannes. Antibes é pequena, mas a atmosfera do lugar é incrível.
Estando de carro, era fácil passear e conhecer vários lugares. O difícil foi não se encantar com Antibes, que desde a chegada, surpreende com seu ambiente medieval. Superfofa, a cidade é toda feita de pedra e murada, o que dá um ar mais bucólico.
A cidade atrai visitantes do mundo todo principalmente para conhecer o museu de Picasso. Mas também encanta pelo seu cenário único, com uma linda marina, seu castelo medieval e as montanhas ao fundo.
Na nossa visita, adoramos caminhar no porto para apreciar todos aqueles iates e lanchas, mas também passamos pela feirinha, que vendia artigos de decoração, porcelanas, quadros e muito mais. Sem contar que as praias são lindas – e de areia, que faz mais o estilo das crianças.
Confira nossa lista de atividades imperdíveis para quem vai a Antibes e à sua vizinha Cap d’Antibes:
Marché Provençal: Andando por lá , demos de cara com este mercado que é de um tipo muito comum na região, uma delícia para comprar iguarias típicas. Ele é coberto e fica na cours Massena, no meio da cidade antiga. Minhas crianças super curtiram o clima meio informal e adoraram provar várias coisas. Fica aberto de terça a domingo, das 6h às 13h.
Museu Picasso: Depois, continuamos caminhando pelas ruazinhas lindas até chegar no Chateau Grimaldi, um castelo do século 16 que agora abriga o Museu Picasso. O prédio medieval é bonito, e mais ainda seus arredores e a orla em frente a ele. Ali por perto, fica também a Cathédrale d’Antibes, bem antiga e charmosa para fechar esse cenário encantador.
Marine Land: De tanto andar, descobrimos várias atrações legais. Levei as crianças neste aquário incrível que tem focas, orcas, pássaros, golfinhos e até mesmo um urso polar, além de alguns espetáculos.Nesse mesmo lugar existe o Aquaplash que é um parque aquático com piscinas e toboaguas que fez a alegria deles.Programa super improvisado que deu certo.Acho que esses são os melhores.Tem também um mini campo de golf mas não fomos devido ao cansaço da galerinha.
Antibes Music School: Para as crianças que amam música, existe um centro musical onde elas podem praticar seu instrumento preferido ou optar por aprender um instrumento novo. Pena que meus meninos ficaram meio tímidos!
Antibes Land: Quem achava que não existia parque de diversão com brinquedos super radicais no Cotê D’Azur se enganou! Esse parque mostra como levar a adrenalina para a frente da Praia. É diversão na certa, com direito a montanha-russa, carrossel, labirinto e brinquedo de molhar, como a splash mountain. Levei as crianças lá em um dia que já estavam enjoados de praia e valeu super a pena.
Les Villages de Fous: Experiência fantástica: lá, tem um labirinto que leva a uma aldeia onde existem vários desafios físicos pelo caminho, como escaladas e escorregas. Fomos em junho, mas no auge do verão imagino que deva ser extremamente quente. Nesse caso, há lugares para fazer picnic e aquelas torneiras que jorram água para se refrescar.
Pitchoun Forest: Ao lado do Les Villages de Fous, existe o Pitchoun Forest, com várias tirolesas e parkour mais acessíveis para as crianças menores, já que elas estão sempre presas nas cordas. Para as crianças mais velhas, o Canyon Forest é mais adequado.
Além desses lugares, há várias praias bacanas nessas cidades. Mas, como no hotel que ficamos tinha acesso direto ao mar, as crianças preferiram ficar por ali e só conseguimos ver a Praia Keller quando fomos almoçar. Valeu muito a escapada porque ela é simplesmente maravilhosa!
Onde comer em Antibes e Cap d’Antibes
No nosso hotel só estava incluso café da manhã – portanto, isso nos dava a flexibilidade de poder comer lá ou, quando quiséssemos, em qualquer outro lugar. Tivemos algumas oportunidades de fazer excelentes refeições pela cidade e aqui vão nossas sugestões:
Le Michelangelo: Traz como pratos famosos deliciosos como pizza com trufas, cordeiro com ervas, frango ou pato assados e risoto de frutos do mar.
Bancon: Lugar mágico, elegante e descontraído com maravilhosa vista dos remparts de Antibes, da catedral e dos Alpes do Sul.
Le Cesar: É um restaurante da Plage Keller em Cap d’Antibes, há anos ponto de encontro de famílias, turistas e celebridades. Almoçamos na praia, pés na areia, diante do mar.Delicia!!No jantar, o Le Cesar volta a ser um endereço elegante e festivo com suas belas toalhas iluminadas por velas.
Nacional: Restaurante nacional em que foram super kids friendly com as crianças. Além da comida ser fantástica, ambiente é também muito agradável e o serviço de primeira. Pedimos uma carne que foi uma das melhores que já comemos de tão saborosa e macia. Sem sombra de dúvida, o melhor restaurante de carne da cidade.
Le Jardin: Pelas nossas andanças, sentamos para comer alguma coisa no Le Jardin, que é tipico de comida Provençal. Seu ambiente é único, em uma rua escondida da cidade.
La Gravette: Excelente restaurante de Frutos do Mar, com atmosfera um pouco mais simples, mas bem agradável e a comida super fresca. Comemos uma massa de frutos do mar que era impossivél colocar qualquer defeito.
Le P’tit Cageot: Pequeno bistrô em que o próprio dono atende com todo cuidado, fazendo a gente se sentir super vontade. O menu tem poucas opções, mas todas são super bem feitas e agradam a todos. Até hoje os meninos sonham com a cebola caramelizada de lá! Fica na 5 rue du Dr Rostan 06600 Antibes
Onde ficar em Cap d’Antibes com crianças
Hotel Imperial Garoupe: É uma verdadeira vila com fachada cor de rosa que faz parte de um dos hotéis tops de lá. Também tem quarto tamanho família e um ótimo atendimento.
Hotel La Baie Doree: Hotel bem charmoso com apenas 15 quartos na frente do mar e ainda conta com uma piscina exclusiva bastante apropriada para as crianças.
Hotel Du Cap Eden Roc: Fiquei nesse hotel e não descreveria ele como um simples hotel, pois mais parece um castelo de conto de fadas. É um dos mais tops de toda a Costa Azul graças ao seu luxo e excelente atendimento. Além disso, ainda tem um jardim e uma vista de tirar o fôlego!
Onde ficar em Antibes com crianças
Hotel Royal: Tem quartos para família toda, o que pode se tornar mais econômico já que alguns até sala de jantar e cozinha tem. Além disso, tem hidromassagem, spa e um ótimo atendimento. Tem uma pequena praia privada e uma ótima vista!
Hotel La Place: Fica no meio da praça de Antibes na cidade velha, e é um 3 estrelas que atende bem para quem busca comodidade. Os quartos são menores por ser um hotel Boutique, mas o atendimento é ótimo. Vale ressaltar que o hotel não tem elevador, o que pode tornar o acesso com crianças mais difícil.
Amou essas cidades? Também amamos e só de pensar a gente suspira lembrando de cada momento especial por lá. Agora, que tal conhecer um pouco mais sobre a nossa próxima parada do roteiro, Juan-les-Pins? Vocês vão amar cada surpresa que essa cidadezinha reserva!