Localizada a 230 km de Brasília, a Chapada dos Veadeiros é uma imensa região do cerrado brasileiro localizada ao Nordeste do Estado de Goiás. Abrangendo os municípios de Cavalcante, Alto Paraíso de Goiás e a Vila de São Jorge, é cercada de muita beleza e misticismo, além de ser um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.
Dizem que a grande quantidade de cristais presentes no solo e o fato do município estar quase na mesma latitude de Machu Picchu são os grandes responsáveis pela energia especial do local. É claro que isso tudo mexe com o imaginário das kids, que começam a pensar em várias histórias!
A Chapada é um convite para quem quer se conectar com a rica fauna do cerrado, de macaquinhos e pássaros coloridos, e conhecer formações rochosas lapidadas pela natureza de uma maneira que parecem esculpidas pelo homem!
Uma coisa é certa: se você ama cachoeiras, paisagens deslumbrantes, trilhas (das leves até as mais avançadas) e é fã de uma natureza extrema, pode ter certeza que encontrou o lugar certo, mesmo se você quiser levar suas crianças!
Melhor época para ir a Chapada dos Veadeiros
A melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros é entre os meses de maio e setembro, período de seca. Com a ausência das chuvas, a paisagem se torna ainda mais bonita no cerrado.
Abril marca o final das chuvas, e os meses seguintes terão clima seco, porém com vegetação abundante e cachoeiras repletas de água.
Entre os meses de outubro e Abril, ao contrário do período de seca, as chuvas dominam a Chapada. Nos fomos em Novembro e realmente pegamos uns dias de chuva.
Como chegar a Chapada dos Veadeiros
Mesmo a chapada ficando no estado de Goiás, o aeroporto mais próximo da Chapada dos Veadeiros é o Aeroporto Internacional de Brasília. Chegando lá, o ideal é alugar um carro e seguir viagem até Alto Paraíso de Goiás (242 km), São Jorge (257 km) ou Cavalcante (355 km), o que dá mais ou menos de 2h30 a 3h de viagem.
Chapada dos Veadeiros: quanto tempo ficar?
Eu indico no mínimo 4 dias inteiros para aproveitar e sentir melhor a energia única desse paraíso! Não acho bacana fazer bate e volta de Brasília, mas algumas pessoas se animam de fazer este esquema.
Mas você ainda pode estar se perguntando: “Vocês fizeram trilha com crianças?” Claro que sim! Escolhemos trilhas de fácil acesso e cachoeiras mais tranquilas. É claro que a água gelada dá aquele choque inicial mas depois todo mundo se diverte!
Chapada dos Veadeiros: Onde ficar?
Ficamos em Alto Paraíso, então todas as distâncias têm como referência este município, que é onde tem o maior número de pousadas e hotéis. Para quem busca mais conforto e infra, aqui acaba sendo melhor.
Já a Vila de São Jorge é mais alternativa tem uma vibe mais simples. É um destino para quem quer ficar pertinho do parque e procura um clima mais “easygoing”, com bares e restaurantes para curtir a noite na região.
E a última cidade, Cavalcante, é recomendada para quem pretende explorar as quedas-d’água locais, como a Cachoeira Santa Bárbara, uma das mais procuradas por suas águas de tom azul-esmeralda.
O que costumo indicar para quem vai à Chapada dos Veadeiros é dividir a estadia, já que uma vila é longe da outra também (o caminho da Vila de São Jorge até Alto Paraíso dá mais de 1 hora).
Inclusive a cidade mais visitada é Alto Paraíso de Goiás, que muitos usam como base para ir visitar os outros lugares.
Bem próxima à Vila de São Jorge, Alto Paraíso acaba dividindo com a vila muitas das atrações que estão na estrada de ligação entre as duas, como a Cachoeira São Bento, as Cachoeiras Almécegas I e II e o Vale da Lua. Mas é em Alto Paraíso onde o lado místico da Chapada dos Veadeiros ganha mais força!
>> Confira o meu post com dicas de hospedagem na Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros: o que levar para os passeios?
Para que você consiga curtir os belos e agradáveis passeios na região, considere sempre levar com você:
- 2 tênis para trilhas e caminhada (poderá molhar, sujar muito na terra, por isso, o ideal são dois)
- Garrafinha de água
- Roupas leves, confortáveis (blusas, regatas, shorts etc)
- Repelentes de insetos
- Mochila com o essencial (o peso não deve atrapalhar)
- Frutas e sanduíches leves
- Protetor solar
- Óculos de sol, chapéus, bonés
- Dinheiro em espécie, já que muitos lugares não aceitam cartão de crédito.
Como se locomover na Chapada?
Só existe uma maneira de se locomover pela região, que é de carro. Ou seja: ou você aluga um, ou contrata um guia que já tenha carro para te levar de uma cachoeira para outra.
Hospital local
Aqui, dou aquela dica de sempre que sempre torcemos para não precisar usar, mas é sempre importante ter em mãos.
Hospital Municipal Gumercindo Barbosa: Rua Sao Jose Operario, S/N. CEP 73770-000 , Alto Paraíso de Goiás , Goiás GO. Tel: +55 62 3446-2102