Matera, um museu a céu aberto!

Imagina uma cidade que é um verdadeiro museu a céu aberto? Pensa em uma cidade onde agricultores, pastores, e monges viviam e esculpiam suas casas, igrejas, etc… tudo na pedra? Imaginou? Pois assim é Matera, localizada na divisa entre a Puglia e a Basilicata, e é uma das cidades mais antigas do mundo. Declarada patrimônio da humanidade, é um dos símbolos mais conhecidos na Itália.

A cidade é formada por vários “Sassis”, que são bairros antigos escavados na pedra à beira de um precipício. Eles tem uma origem muito antiga datada do período do paleolítico. Existem dois Sassis predominantes:

1. O Sasso Barisano, virado para o Norte
2. O Sasso Caveoso, virado para o Sul

Minha dica é se perder pela arquitetura única. Prepare se para subir e descer escadas e explorar todas as ruelas. Para onde quer que você olhe, verá casas nas rochas e as vistas espetaculares.

Passeando pelas ruas de Matera, eu fiquei imaginando por um bom tempo como os homens conseguiram morar por ali naquela época, já que a condição de higiene era quase nenhuma e situações como falta de luz e de água encanada poderiam trazer muitas doenças.

Matera é muito pitoresca e acolhedora, e já serviu de cenário para produções cinematográficas como “A Paixão de Cristo” e “Mulher Maravilha”.

Me arrependi um pouco de ter passado um só dia lá. É tanta história em um ambiente que nunca vi nada parecido , por isso acho que merecia mais do que algumas horas de visita.

Piazza Vittorio Veneto: Iniciamos nosso passeio na Piazza Vittorio Veneto, onde encontramos nosso guia que falava português. Aqui é alma da cidade onde todo agito acontece com seus restaurantes, bares, lojinhas de souvenirs etc. Lá também tem o Palombaro Lungo, que é uma enorme cisterna  que foi utilizada no século passado para a coleta de água.

Catedral de Matera: Conforme fomos subindo, nos deparamos com ela que fica em Civita, na parte mais antiga. Ela pode ser vista lá de longe, já que é o personagem principal do centro histórico. Faz todo um estilo romântico Pugliese com seu altíssimo campanário de mais de 52 metros.

Casa Gruta: Não deixe de visitar uma casa que hoje é museu para conseguir perceber como era a vida das pessoas naquela época. Em sua maioria, os objetos são intactos, e elas são tão pequenas que não dá para imaginar várias pessoas morando lá.

As Igrejas Rupestres de Matera: Além dos sassis, que são as primeiras coisas para se visitar, a cidade tem muito mais do que isso. As igrejas rupestres representam um número significativo de fases da história humana. Elas estão localizadas em lugares que já tiveram muita importância. As que visitamos foram:

Santa Maria de Idris – San Giovanni in Monterrone: Está no centro de Sasso Caveoso, de onde se tem uma vista incrível dos Sassis e da Murgia. Está escavada nas rochas na parte superior de Monterrone. Falando sinceramente, seu interior é bem simples, mas ela foi feita em uma caverna que retrata bem a cultura. Portanto, o ambiente como um todo e a vista magnífica de Monterrone com seu entorno primitivo é que fazem ser mais especial.

Santa Lucia alle Malve: Igreja-gruta rupestre que tem afrescos que vão do século XI ao XVI. Em seu interior, estão presentes algumas das pinturas em murais mais lindas de Matera, como Madonna del Latte, São Michele Arcangelo, São Gregório, São Bento, Santa Escolástica, e muitas outras representações sagradas.

San Pietro Barisano: Visitar essa igreja é uma forma de voltar no tempo, já que lá já se praticou o cristianismo primitivo que surgiu bem antes do catolicismo. Vale a visita porque o caminho até chegar a ela é lindo.

Piazza del Sedile: A Piazza del Sedile é um dos lugares mais frequentados com todo suas lojas, bares e sorveterias. No passado, esses mesmos lugares eram armazéns e oficinas. No verão, ela fica bem cheia e algumas noites até música ao vivo tem. Lá tem uma das lojas de artesanato mais famosas, onde se pode comprar o Cuccu de Matera.

Onde comer em Matera

A cidade é pequena mas tem várias opções bacanas.

Stano: Pertence a uma família e tem várias opções de carnes, peixes, massas tradicionais e sempre aquela pizza deliciosa, já que estamos na Itália. Atendimento impecável em um ambiente informal, onde a comida é bem saborosa, tradicional e bem preparada.

La TalpaFica dentro de uma caverna mas tem um espaço externo muito interessante e um ambiente bem acolhedor. O menu é bem farto com pratos com vários tipos de opções como peixe, frango, massa e pizza. Ótima apresentação e bom custo X benefício.

Soul Kitchen: Ótima entrada, prato principal e sobremesa, além de bom custo x benefício. O ravioline e o orichiette são muito bons, pratos tradicionais mais com uma pegada mais moderna. Fica bem no centro histórico da cidade. Via Casalnuovo, 27, 75100 Matera MT, Itália

Ristorante Francesca: Está localizado bem no centro com uma decoração toda branquinha, muito clean. A comida tem sabor, variedade e o atendimento acompanha o nível de expectativa. O nhoque e a carne grelhada são o carro-chefe e o ambiente é encantador em uma atmosfera mais moderna. Via Bruno Buozzi, 9, 75100 Matera MT, Itália

Trattoria del Caveoso: Fica na parte baixa da cidade e é delicioso. Conseguiram uma mesa boa para o nosso grupo de 12 pessoas. Comida típica e muito boa com um visual lindo, além de rápido atendimento. A pasta trufada realmente é deliciosa.

Trattoria del Caveoso

Osteria Sassi: Restaurante mais simples, mas a comida muito saborosa onde a massa de molho de beterraba e o bife estavam divinos. Bom custo x benefício e porções fartas para serem compartilhadas. Fica na cidade baixa mas fora do burburinho turístico.

La Pignata: Ótimo restaurante com opções muito fartas de massas e peixes. Boa localização e atendimento. A pizza de cogumelos, azeitonas e alcaparras estava incrível. A salada e burrata também são os carros-chefe.

Il Terrazino: Fica bem perto da Piazza Vitoria Veneto e tem mesas no terraço com vista para a cidade. Preços convidativos e ótima qualidade de comida, mesmo sendo simples. Ambiente caloroso e todos os pratos fartos.

Cantuccio: Restaurante pequeno mas que é uma joia. Serve especialidades locais com uma equipe boa, onde a proprietária te recebe pessoalmente. Os garçons não falam muito inglês, o que pode dificultar a comunicação. Porções fartas e as favas de feijão também são incríveis. Via delle Beccherie, 33, 75100 Matera MT, Itália

Osteria L arco: Recepção bem calorosa em um ambiente de paredes brancas todo clean. As massas e o filet de porco assado fazem muito sucesso, assim como os antepastos e a apresentação dos pratos.

La cantina Della Bruna: Um restaurante que fica mais escondido. Tem um menu bem farto com ótimas sugestões em um ambiente encantador. Ótimo serviço, onde o garçom recomenda opções interessantes.

Onde ficar em Matera

Hotel Caveoso: Ótimo hotel com bons preços, quartos espaçosos, ótimo atendimento e uma vista incrível da cidade. Quem quiser ficar em um típico sassi aqui é um dos melhores lugares. Sua localização é boa, mas se confunde entre as pedras da cidade. O dono recebe todos os hóspedes da melhor forma e, por estar dentro de uma caverna, rapidamente dá a sensação de se estar em Matera.

Hotel Caveoso

L’Hotel In Pietra: Um hotel-boutique muito agradável em que se tem a sensação de se estar em outro tempo. Uma decoração espetacular onde cada quarto é diferente, e a área em comum parece que foi desenhada de tão linda. Fica no centro de todas as atrações mas precisa deixar o carro em algum estacionamento e ir andando.

DICA DA MAMÃE VIAJANTE

Para quem vai ficar hospedado em Matera, o ideal aqui é levar apenas uma mochila ou uma mala de mão, já que a cidade tem muitas escadas e fica desconfortável – principalmente para quem vai com criança so locomover.Alguns hotéis até oferecem aqueles carrinhos elétricos para levar do estacionamento a eles,

Sextantio Le Grotte della Civita: Os quartos-gruta são incríveis com um design e arquitetura incrível. Fica no Sasso Basiano e tem uma vista maravilhosa do terraço. Quarto amplo, mesmo sendo dentro de uma gruta e todo escavado na rocha. Até o piso é aquecido, parece cena de filme! Indicado para quem gosta de fugir do tradicional.

Corte San Pietro: Lugar que mistura conforto, preço e conveniência. Aqui, antiguidade e modernidade se encontram. Uma experiência sensacional que faz com que o hóspede sinta toda a atmosfera do ambiente. O café da manhã é incrível e valoriza muito os produtos locais: tudo é produzido de forma artesanal.

San Giovanni Vecchio Residenza: Um hotel residência no centro de tudo com lindos quartos e uma vista linda. Ótima base para explorar toda cidade. Tem um terraço na cobertura sinistro.

Locanda Di San Martino: Fica bem perto da Piazza Vittorio Veneto e tem uma piscina nesse local que pirei. Todas suítes são estilo cavernas, onde as pessoas moravam. Então, os tamanhos são bem razoáveis, simples e rústicos o que torna o lugar mais aconchegante.

Sant’Angelo Luxury ResortHotel com quartos elegantes, luxuosos e relativamente amplos. Tem um terraço lindo onde a pessoa pode jantar com uma bela vista como cenário. Localização estratégica, com vários restaurantes por perto também.

Sant’Angelo Luxury Resort

Palazzo Gattini Luxury HotelRealmente um verdadeiro palácio, lindo por dentro com acomodações amplas e muito bem decorado. Fica no topo de uma colina na Piazza Duomo. Equipe muito simpática e uma vista maravilhosa da cidade. Deixe seu carro no estacionamento e chame o transfer do hotel para buscá-lo.

Palazzotto Residence & Winery: Ótimo hotel com quartos bem amplos e bom atendimento, já que os funcionários se preocupam com cada detalhe. Tem quartos que tem até quitinete. Ambiente incrível, onde se sente realmente o espirito da cidade.

Hotel San Domenico Al Piano: Esse hotel tem um estilo mais tradicional sem estar dentro das rochas, já que está fora das áreas do Sassi. Porém, também é bem localizado, a apenas 5 minutos a pé da praça central. Tem garagem no subsolo e atendimento incrível. É mais simples, sem aqueles mimos como muitos hotéis com quartos-grutas, mas por outro lado tem um custo x benefício que atrai.

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!