Assim como acontece em Trancoso, na Praia do Espelho de maio a agosto é uma época que chove sem ser aquelas chuvas passageiras de verão. Ou seja: elas duram mais, e às vezes, o clima chuvoso pode permanecer por dias, mas o sol sempre aparece também nem que seja uma frestinha! Mas isso é relativo porque eu já fui em novembro também e peguei muita chuva.
Independente da época escolhida, para ir com a família para este paraíso recomendo apostar em uma boa hospedagem. E isso é o que não falta nessa região que, embora rústica, é muito bem atendida no quesito hotelaria. A maioria das pousadas lá funcionam no esquema pousada/ restaurante. São todas lindas, coloridas, aconchegantes e só o simples olhar para elas já te convida para um descanso delicioso.
Então, aproveitando, vamos listar também os lugares que recomendamos para comer na região. Vamos à lista?
Onde ficar na Praia do Espelho
Bendito seja: Que encanto de lugar, com uma culinária maravilhosa! A dona da pousada, Tete, te recebe como se você estivesse em casa. Passamos o dia nesse lugar maravilhoso regado de petiscos e drinques divinos com aquele marzão lindo na frente. Lugar encantador e atendimento nota mil!
Pousada Enseada do Espelho: Fica ao lado da Bendito Seja e também tem um atendimento diferenciado. Dá aquela sensação de se estar em casa. Atendimento e comida impecável, eles tem até algumas opções para os veganos.
Pousada Brisas do Espelho: Não fica de frente para a praia mas é linda, confortável e aconchegante. Sua vista é de tirar o fôlego. Rústica e chique, com direito a muita privacidade e paz para quem quer relaxar.
Pousada do Outeiro: Aqui, o ponto alto é a vista, já que fica em cima das falésias e a vista pega a praia do Espelho toda. Também não é na beira da praia, mas em 20 min se chega nelas. Vale ressaltar que para quem está com crianças, este pode ser um ponto a ser considerado, embora hajam várias outras coisas maravilhosas como atendimento, culinária e a decoração que compensam.
Hotel fazenda Calá e Divino: Hotel bem autêntico, que fica nas falésias mas tem um ótimo serviço de praia. De qualquer forma, ao sair da praia, é preciso subir as escadas. Fica longe da concentração de onde fica a maioria das pousadas (a 10 min andando da enseada do Espelho) e, por isso, tem um charme todo especial. Poucos quartos, mas bem charmosos!
Onde comer na Praia do Espelho
A maioria das pousadas acima funcionam só como restaurante e aceitam quem não está hospedado. Uma das características dos restaurantes lá é a consumação mínima. Portanto, fique atento a isso.
Restaurante da Silvinha: Restaurante delicioso que não tem luz, só tem duas mesas e a comida é toda feita a lenha. Para chegar precisa atravessar o riozinho. Além disso, esse restaurante não tem cardápio – o prato é o que ela resolver cozinhar no dia, mas tudo com produtos fresquíssimos. Ela mistura várias cozinhas, da caseira a Tailandesa. Reservas pelo tel: (73) 9985-4157.
Aconchego do Espelho: Fica bem na praia de frente para o mar, e quando fui, demorou para eu ser atendida. Porém, a comida era boa. Fora as pousadas, as praias não têm muita opção de restaurantes. Como esse fica bem à beira-mar, faz a diferença.
Oribá: Outra opção de restaurante à beira-mar com comidas e petiscos deliciosos. Serve como uma boa opção também para um delicioso almoço.