As atrações são inúmeras em Gramado e Canela! O ideal que recomendo é em cada dia tentar fazer aquelas que são mais próximas uma das outras. Assim, a família consegue ir se divertindo e, ao mesmo tempo, conhecendo tudo pelas regiões!
Atrações em Gramado
Gramado Zoo: No 1º dia, começamos com o zoológico da cidade que nos foi recomendado como um dos melhores do Brasil. A maioria dos animais ali são da própria fauna brasileira, como tucanos, papagaios, araras. Em alguns lugares, você pode até entrar para vê-los soltos, o que aumenta a aventura! Me lembrou até um pouco o zoo de Foz do Iguaçu, que também é incrível! Também tem passeio noturno, mas não fizemos. Basta uma manhã ou uma tarde para conhecê-lo. Fica bem perto da entrada da cidade.
Lago Negro: A natureza foi generosa com esse lugar! É um lago imenso, com águas escuras, mas a vegetação foi importada das florestas alemãs e salpicada com algumas bromélias e hortênsias. O resultado dessa mistura é um cenário que parece mais com um quadro do que um ambiente real! Tem vários pedalinhos em formato de cisne, e várias trilhas que podem ser feitas em grupo com as kids. Em frente ao lago, tem a Alemanha encantada, que é antiga vila medieval alemã com direito até a torre da Princesa. É para dar asas a imaginação através dos contos clássicos infantis dos Irmãos Green!
Mini Mundo: Saimos do Lago Negro e pegamos um táxi até o Mini Mundo (ah, como um carro fez falta!) Em frente a ele acontece o show de fogos do Natal Luz e o show de Navitaten. Imagine um lugar que é como se você estivesse viajando pelo mundo, e onde se encontra tudo em miniatura, desde os grandes monumentos até prefeitura, castelos, parques, igrejas, casas, aeroporto e metrô? Nós parecemos gigantes diante de tanta informação.
Vários mini personagens representam ali a vida cotidiana, e vimos desde o Beatles atravessando a pequena Abbey Road, até várias pessoas comuns tomando um chá no pequeno café da esquina. É tudo muito perfeito com uma pitadinha de realidade. Além disso, o parque tem personagens próprios que passeiam por lá interagindo com as crianças. Achamos que o parque era grande, mas iniciamos o dia lá e umas 11h30 já tínhamos visto tudo. Demos a volta ao mundo de uma forma lúdica e divertida! Depois de lá, partimos para um momento Pizza em um restaurante que as crianças amaramm chamado Cara de Mau. Leia mais sobre ele no post Onde Comer em Gramado e Canela?
DICA DA MÃE VIAJANTE:
Como chove bastante em Gramado e a maioria dos programas é aberto, deixe o Museu de Cera e o Mundo Gelado do Capitão para esses dias.
Aldeia do Papai Noel: No 2º dia, decidimos ir para Aldeia do Papai Noel, que fica um pouco mais no alto da cidade. Um lugar incrível, com vários cenários que remetem ao pólo Norte, onde vive o bom velhinho. A neve é de espuma, e a casinha dele é toda mobiliada. Além da casa do papai Noel, tem a fábrica de brinquedos, trenós e renas, e até um labirinto. As crianças amaram o chalé dos ursos também! Lá foi um dos poucos lugares que vimos o Papai Noel de verdade.
Saindo de lá, passamos pelo Greenland, que é um parque de pontes suspensas. A crianças amaram também a árvore de cacau falante e não queriam sair de lá. Brecar o consumo do chocolate foi impossível, mas minha sorte é que as opções de chocolate eram tantas que eles nem ligaram muito. Já eu e meu marido….Oh, céus!
Todas as lojas de chocolate da cidade como Caracol, Prawner, Florybal, Lugano e Planalto são abertas a visitação, e o pais juntos com as Kids podem aprender a fazer um verdadeiro chocolate. Não tinha como irmos a todas, então escolhemos o Reino do Chocolate da Caracol para fazer nossa imersão nesse mundo tão delicioso. Lá, além da fábrica, ainda tinha um museu sobre a história do chocolate!
Korvantunturi: É um espetáculo que acontece o ano todo que tem vários malabaristas, contorcionistas e equilibristas. Eles gostaram bastante!
Snowland: Mesmo sem ter levado as crianças, fiz questão de visitar e super recomendo o parque Snowland. Este é o primeiro parque artificial das Ámericas onde se pode patinar, esquiar e até fazer snowboard. As crianças não foram porque, na época, meus gêmeos tinham 3 anos e crianças menores de 4 anos não podem ficar na área de neve.
O local possui uma excelente estrutura de serviços com lojinhas, restaurantes e cafés. Ele é dividido em 3 áreas que são: “O vilarejo Alpino”, onde estão as lojas e a patinação; o segundo piso, com o restaurante que tem vista para as montanhas; e o último piso, onde está uma pista de esqui com esquibunda e várias outras brincadeiras na neve. Reservem metade de um dia porque as crianças piram ali de tanta coisa diferente que o universo da neve oferece!
DICA DA MÃE VIAJANTE:
Compre o ingresso do Snowland pela internet, já que as filas costumam ser longas por lá. Não deixe de levar meias de algodão para as brincadeiras!Ecoparque Sperry: Caso você já tenha conhecido todos os lugares em Gramado e ainda tenha alguns dias, talvez um programa mais natureza como esse parque possa ser uma boa opção! Fica no meio da mata atlântica, com suas várias trilhas e cachoeiras. Geralmente, as crianças mais velhas ficam mais interessadas. O restaurante do local , Bêrga Motta, é bem famoso e tem turista que vai lá só para visitá-lo. Porém, não fomos porque não deu tempo.
Museu de Cera: Não é um Madame Tousseau, mas diverte nos dias chuvosos com seus poucos personagens bem feitos.
Atrações em Canela
Parque Terra Mágica Florybal: Parque de diversão temático do mesmo fabricante do Chocolate Florybal. O parque tem desde teatro de fantoche até simulador de montanha-russa. Na entrada, nos deparamos logo com uma estátua gigante de um homem de Pedra com vários dinossauros assustadores para dar aquele clima meio assustador/aventura. Tem várias opções, como teatrinho, sala de cinema 7D, minifazenda de cacau e uma parte temática de dinossauros com um teleférico no formato de um deles. Fica na estrada Gramado/Canela e fomos com bastante calma, chegando pela manhã e saindo à tarde cansados. Não recomendaria fazer outro parque depois, mas se tiverem pouco tempo na cidade (menos de 5 dias), é possível agilizar um e fazer Aldeia do Papai Noel com Florybal no mesmo dia, já que um fica bem perto do outro.
Mundo a Vapor: Fechamos um transfer do hotel e voltamos outro dia a Canela para conhecer a cidade e suas inúmeras atrações. Começamos pelo Mundo a Vapor, onde, logo na entrada vimos a réplica do trem da Gare de Montparnasse que descarrilhou e atravessou parede a dentro. Através de uma visita guiada e super bem explicada, lá dentro vimos máquinas a vapor em tamanho real e miniatura, fábricas de várias matérias primas com demonstrações super interessantes. Os meninos eram menores mas ficaram encantados com a fábrica de siderurgia a vapor.
Alpen Park: Já que estávamos em Canela, do Mundo a Vapor fomos para o Alpen Park, que é bem simples mas com bastante emoção, com atrações como tirolesa, montanha russa, rapel e escalada. Lá, paga-se por brinquedo. Assim, fica mais fácil de escolher apenas aqueles que se quer ir. O passeio de trenó é o ponto alto do parque, pois lembra um carrinho de rolimã descendo lá de cima. Lembrando que só é permitido para crianças a partir de 0,90 cm acompanhadas de um adulto. Ficamos bastante tempo no Alpen Kids, já que tinha brinquedos bastante apropriados para eles.
Parque da Serra: Como no Alpen Park, nós só ficamos na área que tinha atrações para crianças. Saímos de lá e fomos direto para a Parque do Caracol para andar nos bondinhos do Parque da Serra, que levam ao melhor ponto para ver a cascata do Caracol. Em Canela, jantamos no Toca da Bruxa.
Mundo Gelado: É uma caverna de gelo em que se pode transitar tendo aquela sensação de Polo Norte. Não fomos porque fiquei com medo da temperatura de -10 graus, mesmo que sejam emprestadas roupas para as crianças. Dizem, porém, que para quem estiver por Canela, vale a pena conhecer.