Um ponto positivo de Helsinki é que ela nunca está superlotada e é muito segura para as crianças. Pequena o suficiente para não ter tumulto e grande o bastante para receber muito bem os turistas, é um lugar cheio de atrações para elas e também para os papais e mamães. A seguir, listamos várias opções de programas mais turísticos e também fora do óbvio para fazer com eles. Partiu diversão!
Curtindo Helsinki com crianças
Fortaleza de Suomelina: Começamos nosso passeio pegando um ferry no Porto da cidade junto a praça do mercado para a Fortaleza de Suomelina, que foi construída para defender os ataques russos e hoje abriga vários museus e um submarino. Mas não é um lugar que mesmo tendo um passado forte vai ter uma grandiosidade mas o visual do mar Báltico , suas construções históricas e todo verde da Ilha fazem desse programa mito interessante principalmente em um dia de sol.
Linnanmaki Amusement Park: Parque de diversões clássico da cidade, um local de diversão e alegria e que agrada a todas as idades. A entrada é gratuita, e paga-se por brinquedo. O parque só abre no verão. Fica um pouco mais afastado do centro, mas vale a pena explorá-lo principalmente para quem curte uma boa montanha russa de madeira cheias de queda livres.
Sea Life Helsinki: É um programa que dá para fazer junto com o Linnanmaki, já que fica quase em frente ao parque. Tem um túnel cheio de raias e tubarões, medusas, cavalos marinhos que as kids AMAM! É um aquário relativamente pequeno, que agrada aos menores, mas com vários tipos de vida marinha que estimulam os mais velhos a colocarem em prática seus conhecimentos de geografia.
Outdoor Pool Allassea: Essas piscinas estão abertas o ano todo e ficam bem no meio da cidade perto da praça do mercado. Tem uma piscina para adultos e outra infantil, além de uma outra com água natural do Rio. Fica bem perto da roda gigante, mas acho que deve ser difícil encará-las no inverno.
Children’s Town: Os menores amam esse lugar porque podem fingir e inventar várias coisas. As atividades estimulam as crianças a trabalharem a imaginação, de se vestirem como professora e darem aula, ou de serem um cavalheiro montando em um cavalo.
Helsinki Zoo: O zoológico é muito interessante, pois ocupa uma ilha de Korkeasaari toda, e tem vários animais regionais diferentes, como renas, alces, até tigres, leões e ursos. Pode-se chegar a pé, mas o que a galera gosta mesmo é ir de ferry. O zoo é grande, bem sinalizado e organizado. Abre o ano todo, mas no inverno, alguns bichos estão hibernando e é muito frio.
DICA DA MAMÃE VIAJANTE
Vale a pena ir no zoo e no parque de diversão somente se tiver mais de 3 dias na cidade. Caso contrário, é melhor focar nas atrações mais importantes que demandam apenas algumas horas, pois para esses dois parques é melhor se programar o dia todo.
Serena Park: Fica mais afastado da cidade, mas em um dia de calor e verão para quem está na cidade por mais dias, pode valer a pena. Tem área indoor e outdoor, com vários tobogãs e piscinas.
Museu do Design: Os países nórdicos são bem conhecidos pelo design e Helsinki tem um museu dedicado a esse tema. Os finlandeses acreditam que o design está em várias coisas, até mesmo no design de brinquedos. Assim, as crianças conhecem os objetos da coleção e design finlandês enquanto se divertem. Fica bem no centro do Old District.
The Finish Toy Museum: Fica no Weegee Exhibition Espoo, uma espécie de museu de arte moderna com uma pegada de antigo. Tem arte e design, tem a Future House e as exposições de arte moderna. Fica a uns 20 minutos do centro, e tem algumas atrações para crianças como o Finish Toy Museum com sua coleção de brinquedos, incluindo bonecas do século passado, uma área de lazer permanente e algumas exposições.
Heureka – The finish Science center: Centro de tecnologia de Helsinki para qualquer idade com várias atrações como jogos, espetáculos e atividades. Fica em Vantaa, que de carro dá uns 25 minutos do centro. Se tiver mais alguns dias na cidade, vale a pena. O que os meus meninos mais gostaram foi o planetário com um cinema interativo, e tem um playground bem grande também. Tem algumas experiências de física também com eletricidade, que fez a alegria do meu marido que é engenheiro.
SuperPark Helsinki: Atividades indoor para todas as idades. Tem de cama elástica a jogos de game, passando por espécies de tobogãs deslizando nas boias e muita diversão. Para os dias mais frios, pode ser uma ótima opção de entreter a garotada. Como também fica em Vantaa, pode ser combinado junto com um passeio para a Heureka.
Skywheel Helsinque: A vista de uma roda gigante é sempre incrível, já que se consegue ver tudo lá de cima. Toda vez que as crianças a veem, é sempre o primeiro lugar que querem ir. Não tinha muita fila, e cada volta dura mais ou menos uns 12 minutos. Programa divertido para ser feito em família.
Mercado do Porto: É um dos mercados mais tradicionais da cidade no porto, de onde saem os ferrys. São várias barriquinhas que ficam montadas o ano todo onde a maioria tem frutos do mar e souvenirs. Logo ao lado também tem o Old Market, com algumas comidas mais sofisticadas.
Museu da História Natural: Essa experiência é sempre incrível, seja em qual lugar do mundo for, pois as crianças sempre têm a chance de ver os esqueletos dos dinossauros, os grandes elefantes africanos, insetos diversos e muito mais. Esse aqui ainda tem um jardim que oferece até visitas guiadas para as crianças. Parte dele faz parte da Universidade de Helsinki. Não é um museu grande, e o que as crianças mais gostaram foram os esqueletos.
Vintage Tram Ride Helsinki: Só funciona no verão e é uma boa alternativa de passear pela cidade, já que ele é totalmente aberto. A sensação é de se estar andando em um elétrico bem vintage.
Praça do Senado: Parada obrigatória nessa praça, por causa da história da cidade onde fica a catedral de Helsinki. No Natal, fica mais linda ainda, pois é onde acontece a feira de natal. É o cartão postal da cidade; o conjunto Senado, Universidade e Catedral forma uma beleza arquitetônica que merece uma foto.
LeiKKiluola: Playground Indoor para as kids de 3 a 14 anos com várias opções. Labirinto, piscina de bolas, jogos eletrônicos e bastante lego. Eles curtiram muito.
Dica da mamãe viajante: Um dia em Tallin: Nós não fomos, mas dizem que vale muito a pena pegar o ferry que sai da praça do mercado. A viagem até lá dura em média 2 horas, já que fica apenas a 80km de Helsinki. Lá parece ser lindo e bem mais barato que a capital finlandesa. Pode ser feito um combo de um city tour + dois museus, como museu ao ar livre e também o Kumu.
Catedral Uspenski: Até as crianças ficam boquiabertas com a imponência dessa catedral com seus tijolos vermelhos e cúpulas verdes estilo russo. A catedral foi construída originalmente como uma igreja ortodoxa russa – para quem conhece São Petersburgo, sabe que lembra muito as igrejas de lá. Endereço: Kanavakatu 1, 00160 Helsinki, Finlândia
Curtiu todas essas atrações? Quer saber mais sobre Helsinki? Então confira agora no post Bem-Vindos a Helsinki!