O que fazer em Helsinki com crianças?

A cidade é pequena o suficiente para ser tranquila e grande o bastante para receber bem os turistas

Um ponto positivo de Helsinki é que ela nunca está superlotada e é muito segura para as crianças. Pequena o suficiente para não ter tumulto e grande o bastante para receber muito bem os turistas, é um lugar cheio de atrações para elas e também para os papais e mamães. A seguir, listamos várias opções de programas mais turísticos e também fora do óbvio para fazer com eles. Partiu diversão! 

Curtindo Helsinki com crianças

Fortaleza de Suomelina: Começamos nosso passeio pegando um ferry no Porto da cidade junto a praça do mercado para a Fortaleza de Suomelina, que foi construída para defender os ataques russos e hoje abriga vários museus e um submarino. Mas não é um lugar que mesmo tendo um passado forte vai ter uma grandiosidade mas o visual do mar Báltico , suas construções históricas e todo verde da Ilha fazem desse programa mito interessante principalmente em um dia de sol.

Linnanmaki Amusement ParkParque de diversões clássico da cidade, um local de diversão e alegria e que agrada a todas as idades. A entrada é gratuita, e paga-se por brinquedo. O parque só abre no verão. Fica um pouco mais afastado do centro, mas vale a pena explorá-lo principalmente para quem curte uma boa montanha russa de madeira cheias de queda livres.

Sea Life HelsinkiÉ um programa que dá para fazer junto com o Linnanmaki, já que fica quase em frente ao parque. Tem um túnel cheio de raias e tubarões, medusas, cavalos marinhos que as kids AMAM! É um aquário relativamente pequeno, que agrada aos menores, mas com vários tipos de vida marinha que estimulam os mais velhos a colocarem em prática seus conhecimentos de geografia.

Outdoor Pool Allassea: Essas piscinas estão abertas o ano todo e ficam bem no meio da cidade perto da praça do mercado. Tem uma piscina para adultos e outra infantil, além de uma outra com água natural do Rio. Fica bem perto da roda gigante, mas acho que deve ser difícil encará-las no inverno.

Children’s TownOs menores amam esse lugar porque podem fingir e inventar várias coisas. As atividades estimulam as crianças a trabalharem a imaginação, de se vestirem como professora e darem aula, ou de serem um cavalheiro montando em um cavalo.

Helsinki Zoo: O zoológico é muito interessante, pois ocupa uma ilha de Korkeasaari toda, e tem vários animais regionais diferentes, como renas, alces, até tigres, leões e ursos. Pode-se chegar a pé, mas o que a galera gosta mesmo é ir de ferry. O zoo é grande, bem sinalizado e organizado. Abre o ano todo, mas no inverno, alguns bichos estão hibernando e é muito frio.

DICA DA MAMÃE VIAJANTE

Vale a pena ir no zoo e no parque de diversão somente se tiver mais de 3 dias na cidade. Caso contrário, é melhor focar nas atrações mais importantes que demandam apenas algumas horas, pois para esses dois parques é melhor se programar o dia todo.

Serena ParkFica mais afastado da cidade, mas em um dia de calor e verão para quem está na cidade por mais dias, pode valer a pena. Tem área indoor e outdoor, com vários tobogãs e piscinas.

Museu do DesignOs países nórdicos são bem conhecidos pelo design e Helsinki tem um museu dedicado a esse tema. Os finlandeses acreditam que o design está em várias coisas, até mesmo no design de brinquedos. Assim, as crianças conhecem os objetos da coleção e design finlandês enquanto se divertem. Fica bem no centro do Old District.

The Finish Toy Museum: Fica no Weegee Exhibition Espoo, uma espécie de museu de arte moderna com uma pegada de antigo. Tem arte e design, tem a Future House e as exposições de arte moderna. Fica a uns 20 minutos do centro, e tem algumas atrações para crianças como o Finish Toy Museum com sua coleção de brinquedos, incluindo bonecas do século passado, uma área de lazer permanente e algumas exposições.

Heureka – The finish Science centerCentro de tecnologia de Helsinki para qualquer idade com várias atrações como jogos, espetáculos e atividades. Fica em Vantaa, que de carro dá uns 25 minutos do centro. Se tiver mais alguns dias na cidade, vale a pena. O que os meus meninos mais gostaram foi o planetário com um cinema interativo, e tem um playground bem grande também. Tem algumas experiências de física também com eletricidade, que fez a alegria do meu marido que é engenheiro.

SuperPark Helsinki: Atividades indoor para todas as idades. Tem de cama elástica a jogos de game, passando por espécies de tobogãs deslizando nas boias e muita diversão. Para os dias mais frios, pode ser uma ótima opção de entreter a garotada. Como também fica em Vantaa, pode ser combinado junto com um passeio para a Heureka.

Skywheel HelsinqueA vista de uma roda gigante é sempre incrível, já que se consegue ver tudo lá de cima. Toda vez que as crianças a veem, é sempre o primeiro lugar que querem ir. Não tinha muita fila, e cada volta dura mais ou menos uns 12 minutos. Programa divertido para ser feito em família.

Mercado do PortoÉ um dos mercados mais tradicionais da cidade no porto, de onde saem os ferrys. São várias barriquinhas que ficam montadas o ano todo onde a maioria tem frutos do mar e souvenirs. Logo ao lado também tem o Old Market, com algumas comidas mais sofisticadas.

Museu da História NaturalEssa experiência é sempre incrível, seja em qual lugar do mundo for, pois as crianças sempre têm a chance de ver os esqueletos dos dinossauros, os grandes elefantes africanos, insetos diversos e muito mais. Esse aqui ainda tem um jardim que oferece até visitas guiadas para as crianças. Parte dele faz parte da Universidade de Helsinki. Não é um museu grande, e o que as crianças mais gostaram foram os esqueletos.

Vintage Tram Ride HelsinkiSó funciona no verão e é uma boa alternativa de passear pela cidade, já que ele é totalmente aberto. A sensação é de se estar andando em um elétrico bem vintage.

Praça do Senado: Parada obrigatória nessa praça, por causa da história da cidade onde fica a catedral de Helsinki. No Natal, fica mais linda ainda, pois é onde acontece a feira de natal. É o cartão postal da cidade; o conjunto Senado, Universidade e Catedral forma uma beleza arquitetônica que merece uma foto.

LeiKKiluolaPlayground Indoor para as kids de 3 a 14 anos com várias opções. Labirinto, piscina de bolas, jogos eletrônicos e bastante lego. Eles curtiram muito.

Dica da mamãe viajante: Um dia em Tallin: Nós não fomos, mas dizem que vale muito a pena pegar o ferry que sai da praça do mercado. A viagem até lá dura em média 2 horas, já que fica apenas a 80km de Helsinki. Lá parece ser lindo e bem mais barato que a capital finlandesa. Pode ser feito um combo de um city tour + dois museus, como museu ao ar livre e também o Kumu.

Catedral Uspenski: Até as crianças ficam boquiabertas com a imponência dessa catedral com seus tijolos vermelhos e cúpulas verdes estilo russo. A catedral foi construída originalmente como uma igreja ortodoxa russa – para quem conhece São Petersburgo, sabe que lembra muito as igrejas de lá. Endereço: Kanavakatu 1, 00160 Helsinki, Finlândia

Curtiu todas essas atrações? Quer saber mais sobre Helsinki? Então confira agora no post Bem-Vindos a Helsinki!

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!