Onde ficar em Roma? Assim como todo o restante de uma viagem a Roma, é preciso organizar milimetricamente onde você vai ficar hospedado com a família. Como a cidade é sempre muito cheia, os hotéis mais afastados são os mais baratos. Porém, nem sempre compensa: às vezes o que você vai gastar com tempo e dinheiro de transporte pode fazer não valer a pena. Ao mesmo tempo, eu também não curto ficar no meio do burburinho do centro, que seria perto da estação de Termini. Tem como se planejar e achar regiões bacanas sem precisar ir para tão longe. Para facilitar, listei todas as opções legais e coloquei aqui para vocês neste post. Vamos nessa!
Onde ficar em Roma
Termini
Hotel Artemide: Fica na via nacional, perto da estação Termini, que te leva para todos os lugares. O hotel foi todo reformado recentemente, com quartos modernos e bem decorados. Café da manhã incluso e um lindo restaurante na cobertura!
IQ hotel: Ótima localização, e já dá para sair andando para os principais pontos turísticos. Fica ao lado da estação de metrô Republica, a 7 minutos da estação Termini. O café da manhã é excelente, com uma variedade de opções. Os quartos são bem aconchegantes, mas como a maioria dos hotéis em Roma, não são tão grandes. Ótimo atendimento, e fazem de tudo para que sua estadia seja a mais agradável.
Trastevere
Hotel Santa Maria: Hotel simples e aconchegante em um dos bairros mais famosos de lá. Os funcionários foram muito receptivos e simpáticos. Quando fui visitar, cheguei na hora do chá da tarde com vários pães, croissant e café. Também possuem bikes para os hóspedes passearem. Apesar do bairro ter um vida noturna bem agitada, o hotel fica em uma rua estreita e calma, o que não atrapalha os hóspedes.
Vaticano
Star Hotels Michelangelo: Ótima localização, já que está perto do Vaticano e de alguns pontos de ônibus e do metrô. Staff atencioso e solícito, e o café da manhã bem farto de responsabilidade do Eataly. O hotel é bem estiloso, com várias opções de restaurantes ao redor.
Vatican City Flavio’s house: Fica a dez minutos do centro do Vaticano a pé, e é uma espécie de Bed & Breakfast, com ótimo custo x benefício, já que tem de cozinha a máquina de lavar. Fica a 800 metros do Metrô Otaviano, que também te leva em vários lugares na cidade. É preciso reservar com antecedência, já que tem alta ocupação durante o ano todo.
Região do Coliseu e Fórum Romano
The Inn At The Roman Fórum: Hotel charmoso, relativamente pequeno (para famílias grandes é necessário dois quartos), mas ele é um charme principalmente porque tem um terraço incrível. Sua localização também é muito estratégica e faz com que você conheça a cidade toda sem precisar pegar transporte o tempo todo. Tem uma suíte grande, que acomoda até seis pessoas no prédio em anexo ao hotel. O staff também é bem atencioso.
Colosseum Secret Apartament: Essa indicação foi de uma amiga que morou em Roma. Achei um dos melhores custos x benefícios, mas que não são tão divulgados. A decoração do apartamento é incrível, e dizem que quem fica lá se apaixona por Roma ainda mais. Sem contar a vista que oferece, principalmente à noite, quando a cidade está toda iluminada. É difícil conseguir vaga, mas se for bem planejado, é possível.
Hotel Cosmopolita: Bom hotel que tem quartos que acomodam até 5 pessoas, ou seja, atendem bem a uma família. Fica perto da Piazza Venezia, Coliseu, Forum Romano e várias outras atrações que dão para acessar a pé. Tem a opção de vários bares e restaurantes. Equipe bem atenciosa e prestativa.
Campo de Fiori e Pantheon
Albergo Del Senato: Localização e atendimento excelentes, com direito a vários mimos (coisa rara em Roma) como chocolate, previsão do tempo, chinelos, cesta de frutas e também um rooftop para apreciar a vista do bairro e da cidade. O hotel é charmoso, pequeno, mas os quartos são relativamente grandes.
Pantheon Panorâmica Terrace: Outro tipo de acomodação tipo apartamento, só que um pouco maior para os padrões de lá. Acomoda até dez pessoas, portanto para quem tem família grande é perfeito. Tem um terraço incrível que, nos dias mais quentes, pode ser usado para todas as refeições.
Hotel Pantheon: Um hotel um pouco menos sofisticado, mas que tem ótimo atendimento e qualidade. Sua localização é bem central, o que facilita bastante quando se está com crianças. De lá, pode-se começar o dia passeando e depois voltar para o hotel para descansar e sair novamente. A fachada do hotel é bem simples, mas por dentro ele mantém aquele Old Style romano, regado a muito conforto. O local é cercado de vários restaurantes, supermercados etc., e por isso tem ótima localização.
Grand Hotel de la Minerve: Hotel-boutique de Luxo cheio de charme, onde a qualidade e o serviço são perfeitos. Tem ótima localização, já que está perto dos principais pontos turísticos e o restante dá para fazer a pé. Os quartos são bem espaçosos. Possui uma vista linda no café da manhã, além do staff e concierge fantásticos!
Piazza Di Spagna/Piazza del Popolo
Piazza del Popolo Rooms: Uma boa acomodação no melhor estilo guest house clássica e moderna perto da Piazza di Spagna, que é uma das áreas mais centrais de Roma e também é bastante movimentada, já que está localizado na via del Corso. Bom custo x benefício, e o atendimento feito pelos próprios proprietários.
J K Place Roma: Um dos hotéis mais caros da cidade, onde qualquer experiência é impecável e eles atendem bem quando se está com as crianças. O hotel é fantástico com F maiúsculo! Staff muito simpático e cordial, buscando atender o hóspede da melhor forma.
Hotel Russie: Hotel mais lindo e mais caro da cidade. É bom em todos os aspectos e o atendimento muito cordial, jardins maravilhosos onde as refeições são servidas, quartos amplos e espaçosos mesmo sendo considerado um hotel boutique. Sem contar sua localização bem central, perto de vários pontos turísticos da cidade.
Internazionale Domus: Localização bem pertinho da Piazza da Spagna, apartamento muito confortável e um dos poucos hotéis que deixam uma família de 5 ficarem juntas no mesmo quarto. A decoração é daquelas mais antigas, mas tudo limpo e delicado. Bom custo x benefício, mas o café da manhã pode ser tomado em outros lugares, já que tem vários restaurantes, supermercados e outras atrações perto.
Villa Borghese
Residenza Al Corso – São flats muito bem equipados que ficam bem perto da Villa Borghese. Equipe prestativa, quartos amplos e mesmo estando localizado em uma das vias mais famosas da cidade, é um lugar tranquilo em que não se escuta muito barulho.
Grand hotel Parco dei Principe: Uma das maiores e melhores piscinas dos hotéis em Roma, com uma decoração sofisticada no estilo clássico. Bem organizado, limpo e staff muito simpático. A área de lazer é muito boa com piscina, academia e spa. Localização nobre, bem em frente a Villa Borghese.
Hotel Splendide Royal: Localizado em uma área mais silenciosa , o hotel é bem elegante e agrada vários públicos, de casal romântico até as famílias grandes. Alguns quartos tem terraço e do restaurante oferece uma vista de tirar o fôlego.
Grand Melia Rome: Por ser um hotel um pouco maior, acaba ficando mais afastado da cidade, mas eles disponibilizam transfer. Do Vaticano, são 15 minutos andando, e ele é relativamente novo. O restaurante é bom, e o café da manhã é maravilhoso regado de muitos quitutes que agradam todos os gostos. Os restaurantes junto à piscina também são muito bons e têm um grande jardim. Quartos grandes e alguns tem vista da cidade, já que ele fica no alto de um morro.
Via Veneto
Baglioni Hotel Regina: Geralmente as crianças até 16 anos ficam de graça. Boa localização. Tem um estilo Art Déco que algumas pessoas não curtem, tanto que por isso o ideal é entrar no site antes para ver. Os quartos são amplos, boas opções de café da manhã e o staff bem atencioso.
Rose Garden Palace Hotel: Hotel bem tranquilo e familiar, que tem uma piscina térmica bem propícia para descansar quando se chega dos passeios. Um pouco mais afastado do centro e da estação de metrô, mas tinham vários restaurantes por perto. Ainda tem um spa e academia de ginástica para os papais e mamães se manterem fitness.
The Westin Excelsior: Hotel muito bem situado, já que tem estação de metrô perto, funcionários prestativos e piscina para recarregar as energias ao chegar dos passeios. O hotel é um pouco mais antigo, com uma decoração bem imponente, e tem um bom custo x benefício, já que os quartos são bem grandes, o que não é muito comum na cidade. Atualmente, pertence à cadeia Marriot, que reposicionou o hotel.
Grand Hotel Palace Rome: Foi aqui que ficamos na última vez. Hotel clássico com ótimo atendimento, bom café da manhã e onde fazíamos várias passeios a pé. Como éramos 6 pessoas pegamos 2 quartos triplos conjugados. Não é um hotel cinco estrelas, mas é bastante aconchegante e atende bem.
Espero que você tenha curtido todas as dicas de hospedagem em Roma! Tem alguma sugestão ou dica boa de hotéis pela região? Compartilhe com a gente nos comentários.
Até a próxima aventura!