Um dos destinos europeus que mais tem feito sucesso entre os brasileiros (não só para visitar, mas também para morar!) é a histórica Lisboa. Principalmente entre os cariocas, que adoram compará-la com o Rio de Janeiro. Já ouvi, por exemplo, compararem a Baía de Guanabara ao Rio Tejo.
Assim como o verão efervescente de ambas e o clima muito amigável das duas. Sem falar em outras semelhanças, como as charmosas ruas de paralelepípedo iguais as do nosso centro da cidade e a culinária farta. As várias opções de lazer e muitas outras reforçam essa identificação entre as duas cidades.
Brasileiros em Portugal
Em abril de 2017, a Veja Rio publicou uma reportagem sobre o êxodo dos brasileiros que se identificam com o Portugal. Os motivos de identificação são o idioma, a população acolhedora e amigável e toda a infraestrutura e segurança que o país e sua capital oferecem.
Não é a toa, que em 2017, o número de pedidos de cidadania Portuguesa por brasileiros aumentou em mais de 35% quando comparado a 2013.
Por aqui, ainda não pensamos em nos juntar aos novos imigrantes brasileiros. Mas posso dizer que, depois de visitarmos essa cidade incrível em abril deste ano, entendo muito bem por que está sendo cada vez mais procurada.
Conhecida como a Cidade das 7 Colinas, Lisboa é um destino agradável, onde existem bondes que sobem, descem e circulam por toda a cidade. Esses bondes são inclusive opções de transporte que encantam os turistas locais. Afinal, é muito gostoso poder desbravar o território luso com a família dessa forma peculiar.
Posso garantir que viajar com a família para um lugar como Lisboa é certeza de que as kids vão voltar cheias de histórias. Elas se tornarão reis, rainhas e princesas por um dia nos castelos e conhecerão catedrais, igrejas e museus a serem visitados!
Como se locomover em Lisboa
Além dos típicos bondes, marca registrada de Lisboa, existem várias formas de se locomover em Lisboa. Táxi, Go Car, ônibus turístico e carro para quem preferir alugar são algumas das opções. O Lisboa Card abrange vários desses transportes e alguns monumentos – portanto, adquirir um pode ser uma boa forma de economizar também.
Atualmente, ele custa 19 euros para adultos e 12 euros para crianças por 24 horas; 32 euros para adultos e 18 euros para crianças por 48 horas.
Muitas vezes, quando se está com crianças, não queremos depender de transporte e nesse caso é melhor alugar carro. Principalmente porque existem alguns pontos turísticos que ficam mais afastados. Mas se for ficar por muitos dias nos programas mais centrais, recomendo usar as opções de transporte acima.
Além disso, o trajeto do aeroporto até vários pontos centrais da cidade pode ser feito com Aerobus.
Quando ir
Não existe uma época que eu desaconselhe para ir a Lisboa. Mas no auge do verão, que é de junho a agosto, a cidade fica lotada e os passeios e restaurantes precisam ser reservados com antecedência. Os hotéis ficam mais caros por causa da alta procura.
Além disso, é bem quente, e as temperaturas podem passar dos 30Cº (tranquilo para quem está acostumado com verões como o do Rio!). Não diria para evitar esses meses, mas se for nesse período, vá preparado para saber como as coisas vão funcionar pela cidade.
No outono e primavera, as temperaturas são mais amenas. Pode bater aquele ventinho, e é sempre bom ter um casaco à mão principalmente no outono. Fomos no final de abril, e confesso que ainda senti frio. Mas amei que os parques estavam todos floridos!
Em novembro o tempo fica mais cinza e já começa aquele clima de inverno. No inverno mesmo, faz frio mas não como os outros lugares da Europa: bate em torno de 10 Cº e chove mais.
Hospitais em Lisboa
Como sempre, antes de viajar pesquisei até com amigos que têm filhos e moram lá. Para crianças, descobri que esses dois são os melhores: Hospital da Luz e Lusíadas.
Lisboa está investindo e se tornando cada vez mais atraente e moderna. Isso tudo mantendo suas tradições e arquitetura, e sem deixar de lado toda a história que carrega. Um lugar seguro, com ótimos preços, muitos progressos e com um povo de bem com a vida e acolhedor.
Vem comigo descobrir mais sobre essa cidade tão fofa e aconchegante para toda a família! Leia agora o post Lisboa com crianças: o que fazer e tome nota de todas as dicas que preparei!