Como falei no primeiro post desta série, Foz do Iguaçu foi uma feliz surpresa tanto para mim quanto para meus meninos. As atrações são inúmeras e vão de parques até usinas, mas o que ainda é mais legal é que várias delas podem ser combinadas para fazer juntas em um único dia. Ou seja: se o seu foco está em fazer vários passeios Foz do Iguaçu não vai te decepcionar!
As principais são o Parque das Aves, o Vale dos Dinossauros, as Cataratas do Iguaçu e a Usina de Itaipu. Mas, caso você tenha mais tempo, recomendo também o passeio a Puerto Iguazu, na Argentina, e Ciudad del Este, no Paraguai.
A seguir, você confere todos os detalhes sobre os passeios imperdíveis que fizemos em Foz do Iguaçu:
Passeios Foz do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu: Nós ficamos hospedados no Hotel Belmond, que é dentro do parque. Por isso, assim que chegamos esse foi o nosso primeiro programa: bastou sairmos do hotel e darmos 3 passos para nos depararmos com o maravilhoso espetáculo das quedas d’água.
Nas cataratas, existe a possibilidade de pegar um elevador e descer até as quedas, o que é geralmente indicado para pessoas idosas e para quem tem bebê pequeno. Mas é claro que existe a opção de ir andando pela mata, que é bem tranquilo e também mais interessante, já que a paisagem é de tirar o fôlego de qualquer um!
Quanto mais perto você estiver das cataratas, maior é a chance de se molhar e fazer aquela farra! Aliás, o objetivo de muitos, principalmente das crianças no verão, é chegar na passarela e ficar literalmente encharcado.
O Parque é lotado de quatis, e por toda sua extensão você encontra placas pedindo para não alimentar os bichinhos Essa é uma medida de segurança inclusive, já que os animais podem ficar agressivos na busca por comida.
A melhor forma de chegar é pegando o ônibus que deixa em frente ao caminho que dá acesso as cataratas; não é permitida a entrada de carros no parque, ou seja, quem for de carro só pode estacionar do lado de fora.
A entrada para o parque fica no Km 18 da BR-469. Nesse dia, almoçamos no Porto Das Canoas, o único restaurante dentro do parque, e depois seguimos para o Parque das Aves.
DICA DA MÃE VIAJANTE:
Se for visitar o parque durante o verão, escolha os horários mais cedo ou no final de tarde, já que fica bem quente ao longo dia. Se tiver criança pequena, leve carrinho!
Parque das Aves: Fica logo na entrada do parque e dá a impressão de ser um zoológico de aves, mas é ainda melhor: nele, há várias gaiolas enormes onde se pode entrar. As aves ficam por ali, soltas bem pertinho, sobrevoando e fazendo vários voos rasantes para alegria das kids.
Muitos dos pássaros ali estão foram resgatados, e o trabalho que fazem de reabilitação e preservação de várias espécies é fenomenal. É uma oportunidade única de ter um contato único com um mundo de diversas cores, pois, além das aves, também tem jacaré, peixes e cobras.
Tem uma atração nesse parque que não fizemos, já que era feriado e estava lotado. É o Backstage Experience, onde os visitantes podem conhecer os bastidores do parque entrando em áreas privilegiadas e alimentando vários animais. Tem uma duração de 1h30.
Trilha do Poço Preto: Para quem tiver alguns dias a mais, recomendo a Trilha do Poço Preto, um programa para quem gosta de aventura. É um safári ecológico no meio da mata que nos leva até um barco a motor e depois navega pelo Rio Iguaçu. Para chegar até lá, pode-se fazer um trekking ou ir de bicicleta por 9 km. Também dá para ir de carreta, e ao chegar lá, tem mais opções de atividades, como caiaque ou snorkeling.
Usina Hidrelétrica de Itaipu: No dia seguinte, fomos à Usina de Itaipu. Fiquei na dúvida se levava as crianças ou não, mas descobri que se trata de uma verdadeira aula de história e geografia para os pequenos com mais de 8 anos. Afinal, o que esperar de uma visita à maior geradora de energia do mundo?
Ela fica localizada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Durante o passeio, assistimos a um vídeo que conta como e quando ela foi construída. Depois, seguimos com o guia em um ônibus panorâmico.
O passeio completo dentro da usina também pode ser feito, mas crianças não entram. Almoçamos no restaurante Porto Kattamaran, que tem uma vista linda.
Vale dos Dinossauros: Outro programa muito legal que eles amaram também foi o Vale dos Dinossauros, um parque com várias réplicas de dinossauro que fazem ruídos e se mexem. É um parque pequeno, mas meus meninos que estão nessa fase curtiram. Ao lado dele tem o Museu da Cera, onde bonecos perfeitamente esculpidos de vários personagens fazem a alegria de toda a família. Ao lado dos dinossauros, fica o com as réplicas de personagens do mundo todo.
Parque Nacional Iguazu: Cruzamos a fronteira e fomos em busca de outra visão das Cataratas na Argentina – do território hermano, a vista é de cima, enquanto no lado brasileiro vista é de frente. Fica na cidade de Puerto Iguazú, onde conseguimos comprar também vários produtos típicos como doce de leite e Alfajor.
O ponto alto desse parque é a Garganta do Diabo, onde pegamos o trem até o início da trilha e caminhamos mais 1 km sobre o Rio Iguaçu até chegar em um mirante maravilhoso.
Nesse parque, também é possível fazer a versão argentina do Macuco Safari, que é mais radical. O passeio de volta dessa aventura é deslumbrante!
DICA DA MÃE VIAJANTE:
Para todos os passeios que atravessam a fronteira é necessário levar documento com foto como RG ou passaporte.
Macuco Safari: Esse é o passeio mais famoso da Foz do Iguaçu. Embarcamos em uma jornada vivida em alta adrenalina, uma espécie de montanha russa em um bote inflável, que tem saídas a cada 15 minutos.
Pegamos um bote para ir bem perto das quedas d’água, quase debaixo delas. Como estava com meu menor de 1 ano, fiz esse passeio no modo menos radical, ou seja, não passando pelas quedas, sem se molhar muito e sem o barulho estrondoso das águas batendo forte (o que muita vezes assusta!), mas o ângulo e a visão são os mesmos. O que muda é que não tem tanta emoção.
O Pedro foi com os gêmeos na opção normal, a maior adrenalina. Como molha muito, recomendo fazer esse passeio em dias mais calorentos e de sol. Ah, e sempre levar roupa seca, que podem ser guardadas nos lockers, para colocar depois e não precisar voltar no hotel.
O passeio dura quase 2 horas, já que para chegar no local de onde saem os botes pegamos uma espécie de caminhão aberto, e onde um guia vai explicando toda a história das cataratas. No caminho, vimos vários bichos, ou seja, um verdadeiro zoológico a céu aberto! As crianças piraram.
Acho que é um passeio que vale para crianças acima de 5 anos para que curtam mais e possam tomar esse banho de cachoeira. Sem sombra de dúvida, foi um dos pontos altos da viagem!
Passeio de helicóptero: Outro passeio que recomendo para quem tiver um budget maior mas não fizemos é o de helicóptero, para ter uma visão geral vista de cima. A empresa que faz esse passeio está localizada em frente ao parque das aves. Oportunidade única de fechar o passeio com chave de ouro!
Ufa! Se você pensava que Foz do Iguaçu era um destino monótono, já deu pra ver que é muito mais do que isso. E o melhor: tem atividade para todos os gostos e idades!
Agora, que tal conhecer os melhores hotéis para ficar com a família nesse destino cheio de surpresas? Confira o post Hotéis Foz do Iguaçu: onde ficar com a família e tome nota de todas as dicas!