Pantanal com crianças: uma aventura inesquecível!

Confira nosso roteiro de aventura por um dos biomas mais ricos e fascinantes do país

Conhecer o Pantanal com crianças é definitivamente um programa que eu indico, principalmente para aquelas a partir de 6 anos, que já entendem algo ou já ouviram falar no ecossistema brasileiro.

Sem contar que viver essa experiência ao vivo é a melhor forma de elas entenderem como a natureza deve ser preservada. Vivenciando toda ela ao vivo e tendo a possibilidade de estar mais perto dos animais  fica mais fácil entender por que protegê-la!

Passeios no Pantanal com crianças

Falando um pouco sobre os passeios, nosso objetivo lá era fazer um safári. Sim, existem safáris dentro do Brasil! Na verdade, fizemos dois por dia: um pela manhã depois de um café bem reforçado com todas as iguarias da região, e outro à tarde, que se estendia até a noite.

Para nossa felicidade – e mais ainda das kids! – vimos várias onças, araras-azuis, jacarés, tuiuiús, capivaras, macacos, ariranhas, garças e centenas de pássaros, cada um de uma cor diferente que nem imaginávamos que existia!

Existe um projeto maravilhoso chamado Onçafari que promove o ecoturismo no Pantanal habituando as onças a enxergarem os veículos e as pessoas  sem se sentirem ameaçados  Dessa forma, o projeto apresenta um dos ícones da fauna local preservando não só a vida e o bem-estar dos felinos, mas também o ecossistema em que vivem.

Pantanal com crianças

Além do Onçafari, existe também o Projeto Arara Azul, que tem todos os dados das araras azuis através do monitoramento dos seus ninhos. Através dele, as crianças puderam ter uma aula e aprenderam com uma ave reabilitada é depois reintroduzida na natureza.

Pantanal com crianças

Safári Noturno

Sem dúvida, foi um ápice da viagem! Esse passeio é imperdível: os jipes, com suas lanternas apropriadas para focar os olhos dos bichos na escuridão, conseguem flagrar animais com hábitos mais mais noturnos, como o lobo-guará, corujas, tamanduás etc. Nesse passeio, é bom levar um agasalho já que as temperaturas à noite podem surpreender (mesmo que os termômetros estejam explodindo de quente pela manhã!)

A expectativa que as crianças tinham da onça aparecer a qualquer momento era muito legal: Ali, ganhava quem a avistasse primeiro. O difícil era manter as crianças quietas, já que qualquer barulho poderia assustar os animais. O “shhhhh” era a palavra mais falada para tentar acalmar a euforia dos pequenos!

Lembrando que todos os passeios são acompanhados por guias, que também nos levaram para ver um pôr do sol inexplicável de tão lindo! Até esse dia, não achávamos possível um único céu ter tantas cores.

Pantanal com crianças

DICA DA MÃE VIAJANTE:

O que eu sempre faço antes de viajar é um caderninho com os principais pontos turísticos do lugar para que os meninos possam ir marcando como visto conforme forem avistando as coisas. Dessa vez não tive tempo, mas recomendo pesquisar os animais mais comuns e levar para eles avistarem por lá. Essa brincadeira se torna uma super diversão!

Pescaria, piscina, bola e muito mais

No meio do dia, quando não estávamos no safári, as crianças iam pescar no rio do hotel. Mas toda a comida que jogávamos eram os gulosos dos jacarés que pegavam, e não os peixes: o anzol enrolava entre seus dentes e ficávamos balançando para soltar, sem machucá-lo.

Pantanal com crianças

O divertido é que todos “pescaram” alguma coisa, ou um peixe ou um jacaré. Além disso, nos tempos livres as kids brincavam de bola, mergulharam na piscina, correram por aqueles megas gramados e conversavam sobre os bichos que viram.

Além dessas, existem outras atividades que podem ser feitas (basta agendar antes) no Pantanal com crianças, como canoagem, cavalgada, focagem noturna (que é o passeio realizado no Jipe com utilização de uma lanterna que facilita para ver os animais a noite) e o show dos tuiuiús caçando as piranhas nos rios. Fizemos quase todos, inclusive uma trilha no meio do mato que foi a deixa para criar aquele clima de suspense na criançada: “Será que tem uma onça por perto?”, elas se perguntavam.

Em uma das noites pós-safári, tivemos a oportunidade de comer um verdadeiro churrasco pantaneiro delicioso. Em outra noite, prepararam um jantar delicioso sob o olhar da lua e das estrelas!

Pantanal com crianças

O que levar para o Pantanal

Para quem vai ao Pantanal com crianças, é preciso chegar prevenido: por lá, é difícil encontrar algumas coisas, sem falar nas distâncias que são longas, o que dificulta ainda mais. Por ser bem isolado, recomendo levar desde biscoitos ou alimentos que as crianças mais gostem até itens essenciais como:

    • repelente
    • óculos
    • roupas funcionais, como bermuda, camiseta, dry fit, jeans leve e camisas de manga comprida para proteger dos mosquitos e agasalhos, já que durante a noite sempre esfria
    • galochas, tênis, botas
    • protetor solar
    • chapéu ou boné
    • capa de chuva
    • lanterna
    • binóculos
    • máquina fotográfica

>> Aproveite e faça o download do nosso Checklist de Aventura para não ficar nada de fora da mala!

DICA DA MÃE VIAJANTE:

Se me falassem que o mosquito lá tem dente acho que eu acreditaria. Só vendo para crer! Digo isso por que eles conseguiam morder em cima do legging e muitas vezes em cima da calça jeans! Portanto, mesmo se for usar calça não deixe de passar repelente nas pernas e até em cima da roupa para evitar as picadas.

Ufa! Depois de tantas aventuras, aprendizado e diversão, partimos de volta para deixar os animais em seu lindíssimo habitat enquanto nosso coração guardava com carinho todas as lembranças e imagens desse paraíso pantaneiro!

O Pantanal reserva mil surpresas para toda a família e tenho certeza que a sua também vai amar. Espero que você tenha curtido nossas dicas e se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe aqui nos comentários!

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!