Quando o assunto são viagens longas e crianças, na mesma hora me vem aquela cena de “Shrek” na cabeça, em que o Burro não controla a ansiedade e começa a perguntar para seus companheiros de viagem se eles já chegaram no reino de tão distante. E é sobre isso que esse post vai se tratar!
Em uma viagem, a diversão começa no caminho! Essas dicas vão fazer você não se preocupar com o tédio das crianças durante o passeio.
Não sei sobre a família de vocês, mas a minha é carioca, e do Rio até Comandatuba é muito chão: são mais de 1250 km! Então, se você tiver dado a sorte de viver em terras baianas, eu te invejo por estar tão perto desse paraíso brasileiro e não ter que apostar na criatividade na hora de entreter os pequenos nas longas horas até nosso destino (mesmo indo de avião, precisamos calcular o tempo de espera no aeroporto, troca de aeronave, trânsito no trajeto de carro…). Porém, tenho muita sorte. Apesar de carregar comigo um marido, duas crianças e ainda um bebê de colo na bagagem, nasci com um espírito explorador, adoro todo o tipo de cultura e, com isso, virei mestre na arte de detonar o tédio das crianças na hora da viagem! E agora vou dividir algumas das cartas que eu tirei da manga durante a nossa ida a Comandatuba em família.
Alguns filmes que valem à pena ter no tablet
Moana – Um Mar de Aventuras
O último sucesso da Disney conta a história de uma jovem que se aventura desbravando os mares e mistérios que cercam o Oceano Pacífico. O filme é superdivertido, coloridíssimo e têm uma moral linda! Além de ser educativo, retrata muito bem a relação da criança com o mar.
Pocahontas
Outro sucesso de Walt Disney, a obra apresenta uma índia que defende seus valores com unhas e dentes: a família e a natureza. A trama se desenvolve com a chegada dos ingleses nas terras indígenas de Virgínia, nos Estados Unidos. Apesar de conter muita ficção infantil, o filme nos conta a história real por trás do relacionamento de Pocahontas ao conhecer o capitão John Smith. Cultura pura!
A Viagem de Chihiro
Esse filme é pura metalinguagem: a pequena Chihiro está em uma viagem com a família para uma cidade diferente. No caminho, ela e os pais se envolvem em divertidas aventuras cheias de fantasias que misturam o mundo dos humanos com o dos seres místicos. Em muitas cenas temos personagens devorando guloseimas, por isso, recomendo liberar um lanchinho para seus filhos comerem enquanto assistem. Esse título é incrivelmente aclamado pela crítica, prometendo marcar a infância das crianças!
Músicas para alegrar a viagem
Palavra Cantada
O conjunto musical é formado pela dupla Paulo e Sandra, que fizeram fama produzindo conteúdos infantis. Com uma poética sensível, as músicas têm letras e melodias que prezam pela inteligência das crianças. Por serem supersimples, os arranjos são facílimos de gravar, então em pouco tempo seus pequenos vão estar cantando os hits por aí! E, é claro, os adultos também.
Aliás, o grupo possui um aplicativo para celulares e tablets chamado “Brincando com Palavras”! Com foco educacional, o app conta com uma mecânica que consiste em juntar letras que formam palavras do videoclipe animado.
Novos Baianos
Que tal uma boa dose de brasilidade? O grupo foi formado nos anos de 1960 e até hoje mantém seu legado de mostrar as raízes baianas por meio de melodias. Essa viagem pelo rock, samba, frevo e choro conquista o público infantil pela grande sensibilidade das letras. Considero uma ótima dica para as crianças descobrirem um pouco sobre o destino!
Selecionei essas dicas com muito carinho para que o caminho até chegar no destino seja um gostinho da diversão que Comandatuba vai proporcionar para toda a família. Agora você só tem que se preocupar com duas coisas: comer muito acarajé e relaxar! Porque viajar com eles é muito melhor.