No dia seguinte da nossa visita a Mônaco, fomos a Èze, sem sombra de dúvida um dos melhores lugares que fomos. Para chegar lá, pegamos um ônibus em Nice que parte de meia em meia hora, mas também tem saídas de Monâco. Uma sugestão é fazer uma visita a Èze de manhã, e depois ir a Mônaco para a parte da tarde. Confira como foi nosso passeio a Èze com crianças e anote nossas sugestões para suas férias!
O que fazer em Èze com crianças
Eze é um charmoso vilarejo medieval cravada no topo de uma pedra que só pode ser acessado a pé, já que fica bem no alto. Para chegar até lá, é exigido certo esforço físico, o que muitas vezes faz as crianças reclamarem. Geralmente, para essas horas o que faço é comprar uma Polaroid: assim, meus filhos saem empolgados tirando foto de tudo e nem veem que estão subindo.
Eze é tão antiga e tão bem conservada que parece cena de filme. Começamos nosso passeio pelo Jardin Exotique d’Eze, que tem uma vista impressionante, já que fica no topo da colina. Até chegar nele, passamos por várias galerias e lojinhas – para quem curte plantas exóticas, é o lugar.
Saímos de lá e fomos visitar a fábrica do perfume Fragonard, onde é possível fazer visita guiada em inglês sem precisar agendar. Quando a visita acaba, damos de cara com a loja deles com um perfume e astral delicioso. Eu queria comprar tudo!
Existe um caminho de 1,6km chamado Nietzche que liga a cidade lá de cima, a Viex Èze, até lá embaixo onde está o mar, a Èze sur Mer. A via é uma homenagem ao filósofo alemão porque parece que ali ele compôs a última parte da obra, “Assim falou Zaratustra“.
Esse caminho pode ser usado tanto para subida quanto para descida, mas a segunda opção é sempre melhor. Lembrete: se for no verão, é importante chegar cedo na cidade pois a medida que o tempo vai passando a cidade vai ficando muito cheia.
Onde comer em Eze com crianças
Chateau Eza: Quando você acha que já se surpreendeu com tudo na Riviera Francesa, pode ter certeza que tem mais coisa! Almoçamos no restaurante Chateau Eza, que é um hotel com uma vista para o mediterrâneo, e aproveitamos para conhecer o hotel que é uma construção medieval linda com um terraço panorâmico incrível, no melhor estilo conto de fadas. No almoço, eles têm menu fixo que inclui entrada, prato principal e sobremesa. Para as crianças, fizeram um peixe com cogumelos delicioso.
La Taverne: Só descobrimos esse restaurante depois do almoço, mas pareceu muito simpático e com um clima bem provençal, servindo uma comida italiana que estava perfumadíssima!
Onde ficar em Èze com crianças
Geralmente, as pessoas costumam ficar hospedadas nas cidades próximas a essa e conhecem a cidade em um passeio, como fizemos. Nós estávamos em Antibes e passamos uma tarde lá. Nessa ocasião vi alguns hotéis que pareceram ser muito bons. Como a cidade tem muita subida com criança, acho que fica mais complicado se hospedar em Èze. Mesmo assim, seguem duas dicas de hotéis que se mostraram kids friendly.
Hotel Cap Estel: Fica em Èze Sur Mer e tem uma prainha particular que para quem tiver com criança pode fazer toda diferença. O edifício é super elegante assim como o Jardim. O atendimento parece bom, com pratos parecerem impecáveis.
Hotel Arc em Ciel: Também descobrimos andando por ali, e é um hotel que tem um custo x benefício mais bacana por ser bem mais simples. Além disso, a localização é ótima.
Gostou deste passeio super charmoso com cara de contos de fada? Então você também vai adorar conhecer mais sobre a nossa Viagem a Saint Paul de Vence com crianças!