Famosa desde a década de 50, quando já que era frequentada por ninguém menos que Brigite Bardot, Saint Tropez se tornou sinônimo de praia, gente bonita e muita badalação. Mas engana-se quem pensa que a região é indicada apenas para os jovens solteiros em busca de “aventuras”: aproveitar Saint Tropez com crianças a tiracolo pode te surpreender – positivamente, é claro!
Começando pelo fato de que esta cidade traz longas extensões de praias de areias brancas, enseadas escondidas e abundância de esportes aquáticos para manter toda a família entretida durante as férias. Ao mesmo tempo em que você encontra uma infinidade de bares, casas noturnas e celebridades, é possível também encontrar lugares super friendly para as crianças.
Como chegar a Saint Tropez
Como falei neste post, escolhemos Nice, Antibes e Saint Tropez para serem nossas bases e desses lugares fomos conhecendo as cidades da Riveira Francesa que ficam nas imediações no famoso sistema de bate-volta, já que a costa não é tão extensa assim.
Saint Tropez fica a cerca de duas horas de carro da cidade de Nice. Durante os meses de verão, esta jornada pode demorar um pouco mais, pois a pequena estrada que dá acesso à cidade atinge seu pico máximo de agitação.
Aliás, este é um ponto que pode ser considerado negativo, já que a única forma de chegar às praias é de carro. Não há transporte público em Saint Tropez, o que torna o trânsito mais caótico ainda nos meses de julho e agosto.
Tanto é que algumas pessoas saem de Nice de barco até St. Raphael e só depois chegam a Saint-Tropez.
Por causa dessa agitação, muitos preferem ficar em Sainte Maxime, que é mais sossegado, e de lá pegar o ferryboat que leva até Saint Tropez em 20 minutos.
DICA DA MÃE VIAJANTE:
Se for a Saint Tropez, o melhor é estacionar perto da Marina e fazer tudo a pé. Só na praia, isso não é possível, então super recomendo alugar um barco para conhecer a cidade. Em Saint Tropez, os iates e os barcos conseguem ser mais fenomenais e estrondosos do que em qualquer outro lugar que já fomos. São tão impressionantes que deixam qualquer um de queixo caído!
Para o passeio de barco, alugamos com a Bateaux Verts, que nos foi super bem recomendada.
Passeios em Saint Tropez
Apenas desfrute da cidade, caminhe sem pressa e sem hora para partir! Percebemos que, durante o dia, a animação rola solta nas praias com seus clubes.
Pela noite, os restaurantes ficam muito cheios. Mas como este é o tipo de cidade que entra madrugada adentro, o horário para quem está com crianças é bem diferenciado e acabamos não vendo esse agito todo.
No dia que chegamos lá, já era final de tarde; então, passeamos pela marina que traz vários cafés, restaurantes e lojas de grife.
Seguimos pela Vieux Ville com suas ruas estreitas e charmosas (como toda cidade de interior da França). Parece mais um labirinto, e é fácil achar que nos perdemos. Mas fique tranquilo: com certeza, você sempre achará um local que ajuda a encontrar o seu caminho.
Em Saint Tropez, é tudo muito perto, uma coisa ao lado da outra. Saindo de lá, passamos pela charmosa Place de Lices, que é a praça central, com vários cafés e bistrôs e onde os moradores jogam bocha.
Numa dessas andanças, descobrimos a Pirate Sweet Shops – uma loja que, só pela decoração, já hipnotiza. Eu, que quase não deixo os meus filhos comerem bala, tive que me render e até entrei na dança com eles.
Em um outro dia, fomos visitar uma cidade vizinha chamada Grimaud, que fica a uns 20 minutos de Saint Tropez. É linda também e bem pequena. Lá, passamos por um Kart que era restrito para crianças acima de 7 anos, e à tarde fomos jogar boliche, que eles adoram.
Um programa lindo (mas que não recomendo para quem tem filhos muito pequenos) é visitar o Domaine du Rayol Garden, que tem um jardim lindo com uma vista incrível; na descida, há uma espécie de praia privada que é um pedaço de baía, calmo e tranquilo, que as crianças amaram. O único problema é a chegada: uma subida longa, mas a vista de lá do alto compensa tudo!
Praias em Saint Tropez com crianças
E por falar em praia, nao dá para falar de Saint Tropez sem citá-las! Nós vimos e paramos em muitas praias, entre elas a famosa Plage de Pampellone, onde fica o fervo da cidade com seus famosos Beach Clubs como Club 55 e o Niki Beach.
Mas não é porque estávamos com crianças que iríamos ficar de fora da badalação, certo? Encontramos um Beach club Kids Friendly na praia vizinha a Plage de Ramatuelle, o La Plage Des Jumeax, Não era tão “trendy” quanto os outros, mas mesmo assim amamos porque tinha um playground e brinquedos para as crianças.
Outra praia que gostamos foi a de Bouilaibaisse, com águas calmas e tranquilas. Mas um dos lugares que mais gostamos e super recomendo foi a Cavalaire Sur Mer, já que é uma cidade bem pequena sem ser muito cheia e o azul do mar ali parecia mais forte ainda! Tentei ensinar meus filhos a fazerem snorkel, mas não conseguiram ainda.
Mais atrações em Saint Tropez para crianças
No nosso último dia, não tinha como deixar de atender o pedido dos pequenos e levá-los ao Aqualand, o parque aquático que fica em Sainte Maxime que tem vários tobogãs para todas as idades, piscina infantil e de ondas. Fica na Route du Plan de la Tour, 83120 Sainte-Maxime. Telefone: +33 4 94 55 54 54
Existem outras programações para as crianças que não fizemos, mas dependendo do tempo que você for ficar em Saint Tropez, podem ser boas sugestões como o Jardim Zoológico de Frejus e o Mini Golf Park.
Onde comer em Saint Tropez
Senequier: Fica no porto e é um dos restaurante mais Kids Friendly. O cardápio lá é bem variado; comemos uma sobremesa que foi um creme de caramelo divino!
L’Escale: É um restaurante bem badalado mas como fomos cedo não vimos todo burburinho. Acho que foi um dos melhores peixes que comemos na viagem toda. O ambiente é animado, e foram super atenciosos com as kids.
Caprice des Deux: Bistrô bem francês administrado pelos próprios donos que vivem por lá. Qualquer prato aqui é maravilhoso, das saladas aos peixes. É pequeno, e por isso para mesas tamanho família precisa reservar com antecedência.
La Tarte Tropezienne: Lugar delicioso para fazer pequenas refeições e que fica bem no centro, na Place de Lices.
Onde ficar em Saint Tropez com crianças
Byblos: Ficamos no Byblos, que fica localizado bem no centro. À noite, voltando para o hotel, nos assustamos com a fila da boate Cave du Roy, que já começava desde cedo. Quando ficamos cansados de praia, tinha uma piscina que eles adoraram!
Hotel les Capucines: Fica em uma localização tranquila, a aproximadamente 8 minutos de Saint Tropez. O custo x benefício é bacana, e tem quarto família para 4 pessoas.
Pavillon de Pampelonne: Fica a 3 minutos de carro da praia, e a parte boa é que não pegamos o trânsito todo para chegar lá. Fica em uma chácara perto dos vinhedos.
Kon Tiki: O forte deste hotel são as famílias, por isso ele se diferencia em Saint Tropez com crianças.
Nossa trip pelo Sul da França se encerra por aqui, mas a saudade dessa viagem… essa acho que não acaba nunca!
E você? Já imaginou o quanto os seus pequenos vão amar curtir as férias em um lugar que concentra praias incríveis, vilarejo medievais, castelos e mais um monte de atividades recreativas para todas as idades?
Os meus amaram e tenho certeza que os seus também vão adorar. Sem dúvida, a Riviera Francesa pode ser realmente surpreendente quanto o assunto é diversão em família, e espero que todas as dicas te ajudem na hora de montar seu roteiro por essas cidades pra lá de especiais. Até a próxima!