Viagem a Saint Tropez com crianças

Welcome to Saint Tropez! Um dos destinos mais badalados da Europa pode ser um ótimo lugar para aproveitar com seus pequenos.

Famosa desde a década de 50, quando já que era frequentada por ninguém menos que Brigite Bardot, Saint Tropez se tornou sinônimo de praia, gente bonita e muita badalação. Mas engana-se quem pensa que a região é indicada apenas para os jovens solteiros em busca de “aventuras”: aproveitar Saint Tropez com crianças a tiracolo pode te surpreender – positivamente, é claro!

Começando pelo fato de que esta cidade traz longas extensões de praias de areias brancas, enseadas escondidas e abundância de esportes aquáticos para manter toda a família entretida durante as férias. Ao mesmo tempo em que você encontra uma infinidade de bares, casas noturnas e celebridades, é possível também encontrar lugares super friendly ​​para as crianças.

Saint Tropez com crianças

Como chegar a Saint Tropez

Como falei neste post, escolhemos Nice, Antibes e Saint Tropez  para serem nossas bases e desses lugares fomos conhecendo as cidades da Riveira Francesa que ficam nas imediações no famoso sistema de bate-volta, já que a costa não é tão extensa assim.

Saint Tropez fica a cerca de duas horas de carro da cidade de Nice. Durante os meses de verão, esta jornada pode demorar um pouco mais, pois a pequena estrada que dá acesso à cidade atinge seu pico máximo de agitação. 

Aliás, este é um ponto que pode ser considerado negativo, já que a única forma de chegar às praias é de carro. Não há transporte público em Saint Tropez, o que torna o trânsito mais caótico ainda nos meses de julho e agosto.

Tanto é que algumas pessoas saem de Nice de barco até  St. Raphael e só depois chegam a Saint-Tropez.

Por causa dessa agitação, muitos preferem ficar em Sainte Maxime, que é mais sossegado, e de lá pegar o ferryboat que leva até Saint Tropez em 20 minutos.

DICA DA MÃE VIAJANTE:

Se for a Saint Tropez, o melhor é estacionar perto da Marina e fazer tudo a pé. Só na praia, isso não é possível, então super recomendo alugar um barco para conhecer a cidade. Em Saint Tropez, os iates e os barcos conseguem  ser mais fenomenais e estrondosos do que em qualquer outro lugar que já fomos. São tão impressionantes que deixam qualquer um de queixo caído!

Para o passeio de barco, alugamos com a Bateaux Verts, que nos foi super bem recomendada.

Passeios em Saint Tropez

Apenas desfrute da cidade, caminhe sem pressa e sem hora para partir! Percebemos que, durante o dia, a animação rola solta nas praias com seus clubes.

Pela noite, os restaurantes ficam muito cheios. Mas como este é o tipo de cidade que entra madrugada adentro, o horário para quem está com crianças é bem diferenciado e acabamos não vendo esse agito todo.

No dia que chegamos lá, já era final de tarde; então, passeamos pela marina que traz vários cafés, restaurantes e lojas de grife.

Seguimos pela Vieux Ville com suas ruas estreitas e charmosas (como toda cidade de interior da França). Parece mais um labirinto, e é fácil achar que nos perdemos. Mas fique tranquilo: com certeza, você sempre achará um local que ajuda a encontrar o seu caminho.

Em Saint Tropez, é tudo muito perto, uma coisa ao lado da outra. Saindo de lá, passamos pela charmosa Place de Lices, que é a praça central, com vários cafés e bistrôs e onde os moradores jogam bocha.

Numa dessas andanças, descobrimos a Pirate Sweet Shops – uma loja que, só pela decoração, já hipnotiza. Eu, que quase não deixo os meus filhos comerem bala, tive que me render e até entrei na dança com eles.

Em um outro dia, fomos visitar uma cidade vizinha chamada Grimaud, que fica a uns 20 minutos de Saint Tropez. É  linda também e bem pequena. Lá, passamos por um Kart que era restrito para crianças acima de 7 anos, e à tarde fomos jogar boliche, que eles adoram.

Um programa lindo (mas que não recomendo para quem tem filhos muito pequenos) é visitar o Domaine du Rayol Garden, que tem um jardim lindo com uma vista incrível; na descida, há uma espécie de praia privada que é um pedaço de baía, calmo e tranquilo, que as crianças amaram. O único problema é a chegada: uma subida longa, mas a vista de lá do alto compensa tudo!

Praias em Saint Tropez com crianças

E por falar em praia, nao dá para falar de Saint Tropez sem citá-las! Nós vimos e paramos em muitas praias, entre elas a famosa Plage de Pampellone, onde fica o fervo da cidade com seus famosos Beach Clubs como Club 55 e o Niki Beach.

Mas não é porque estávamos com crianças que iríamos ficar de fora da badalação, certo? Encontramos um Beach club Kids Friendly na praia vizinha a Plage de Ramatuelle, o La Plage Des Jumeax, Não era tão “trendy” quanto os outros, mas mesmo assim amamos porque tinha um playground e brinquedos para as crianças.

Outra praia que gostamos foi a de Bouilaibaisse, com águas calmas e tranquilas. Mas um dos lugares que mais gostamos e super recomendo foi a Cavalaire Sur Mer, já que é  uma cidade bem pequena sem ser muito cheia e o azul do mar ali parecia mais forte ainda! Tentei ensinar meus filhos a fazerem snorkel, mas não conseguiram ainda.

Mais atrações em Saint Tropez para crianças

No nosso último dia, não tinha como deixar de atender o pedido dos pequenos e levá-los ao Aqualand, o parque aquático que fica em Sainte Maxime que tem vários tobogãs para todas as idades, piscina infantil e de ondas. Fica na Route du Plan de la Tour, 83120 Sainte-Maxime. Telefone: +33 4 94 55 54 54

Existem outras programações para as crianças que não fizemos, mas dependendo do tempo que você for ficar em Saint Tropez, podem ser boas sugestões como o Jardim Zoológico de Frejus e o Mini Golf Park

Onde comer em Saint Tropez

Senequier: Fica no porto e é um dos restaurante mais Kids Friendly. O cardápio lá é bem variado; comemos uma sobremesa que foi um creme de caramelo divino!

L’EscaleÉ um restaurante bem badalado mas como fomos cedo não vimos todo burburinho. Acho que foi um dos melhores peixes que comemos na viagem toda. O ambiente é animado, e foram super atenciosos com as kids.

Caprice des DeuxBistrô bem francês administrado pelos próprios donos que vivem por lá. Qualquer prato aqui é maravilhoso, das saladas aos peixes. É pequeno, e por isso para mesas tamanho família precisa reservar com antecedência.

La Tarte TropezienneLugar delicioso para fazer pequenas refeições e que fica bem no centro, na Place de Lices.

Onde ficar em Saint Tropez com crianças

Byblos: Ficamos no Byblos, que fica localizado bem no centro. À noite, voltando para o hotel, nos assustamos com a fila da boate Cave du Roy, que já começava desde cedo. Quando ficamos cansados de praia, tinha uma piscina que eles adoraram!

Hotel les CapucinesFica em uma localização tranquila, a aproximadamente 8 minutos de Saint Tropez. O custo x benefício é bacana, e tem quarto família para 4 pessoas.

Pavillon de PampelonneFica a 3 minutos de carro da praia, e a parte boa é que não pegamos o trânsito todo para chegar lá. Fica em uma chácara perto dos vinhedos.

Kon TikiO forte deste hotel são as famílias, por isso ele se diferencia em Saint Tropez com crianças.

Nossa trip pelo Sul da França se encerra por aqui, mas a saudade dessa viagem… essa acho que não acaba nunca!

E você? Já imaginou o quanto os seus pequenos vão amar curtir as férias em um lugar que concentra praias incríveis, vilarejo medievais, castelos e mais um monte de atividades recreativas para todas as idades?

Os meus amaram e tenho certeza que os seus também vão adorar. Sem dúvida, a Riviera Francesa pode ser realmente surpreendente quanto o assunto é diversão em família, e espero que todas as dicas te ajudem na hora de montar seu roteiro por essas cidades pra lá de especiais. Até a próxima!

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!