Já não há dúvidas que, depois de 2020, muitos setores da economia mundial que foram afetados diretamente vão continuar assim por um bom tempo até que tudo se normalize. Um deles é o do Turismo: pesquisas e estudo recentes nos apontam que, até a sua retomada completa, o setor ainda terá algumas etapas pela frente.
Hoje, apenas as viagens por motivos considerados essenciais, como saúde e trabalho, continuam acontecendo. Depois, passarão a ser permitidas viagens domésticas e entre as regiões do país.
Em um terceiro momento, se permitirão eventos corporativos e culturais com limitado a um número de pessoas e, por último, somente quando já houver total confiança na segurança sanitária, as viagens internacionais poderão voltar timidamente, de acordo com a política de cada país.
O jeito é viajar de Carro!
Com a nova conjuntura, não há dúvidas que mudará também o modo como vamos viajar. Neste momento, a recomendação é clara: ficar em casa.
Porém, à medida que começar a flexibilização, é provável que naturalmente as famílias prefiram viajar de forma que tenham o menor contato possível com outras pessoas e que ofereçam maior segurança. Assim, as viagens de carro, mesmo sendo mais demoradas, serão a alternativa mais recomendada.
A seguir, eu listo alguns destinos perto do Rio de Janeiro que podem ser muito agradáveis e divertidos, tanto por serem perto da cidade, quanto por oferecerem diversão garantida para toda família. Tome nota!
1. Búzios
Sabe aquele lugarzinho gostoso, com um clima praiano todo especial e que não tem como não se apaixonar? Assim é Búzios, uma cidade pequena e aconchegante capaz de agradar aos mais diferentes públicos, de crianças até casais em lua de mel, de turistas a procura de belezas naturais a pessoas mais velhas em busca de sossego nas baixas temporadas, e até jovens querendo curtir agito no auge do verão: Búzios é o verdadeiro paraíso e fica logo ali, a apenas 180 km da Cidade Maravilhosa.
Difícil é dizer qual praia é a mais linda: Geribá, Tucuns, Tartaruga, Ferradura, do Forno, Armação, Ossos, Praia do Canto, Brava, João Fernandes, Azeda e Azedinha…ufa! É muito lugar lindo para poucos quilômetros. Além das belas praias, Búzios oferece boa gastronomia e ótimos hotéis, o que torna o lugar muito legal para passar as férias em família ou para mandar as kids.
Onde ficar em Búzios
Existem muitas as opções de hotéis kids friendly na região, mas trago aqui dois destaques que são:
Pousada Corais e Conchas: Pousada apropriada para as Kids, com playground e programação infantil, como pintura, futebol e jogos na piscina. Além disso, ela conta com 4 piscinas, campo de futebol, quadra de vôlei, copa baby e salão de jogos. Fomos quando meus gêmeos eram pequenos e eles amaram. A recreação faz brincadeiras até na praia e ainda oferecem aula de surf.
Ferradura Private Resort: Localizada perto de uma das praias mais lindas de Búzios, a Ferradura. Tanto o hotel quanto a praia são super Kids Friendly: a água do mar, calma e límpida, somada à infraestrutura com área social grande, piscinas, brinquedoteca e restaurante com boas opções fazem desta uma ótima opção para um feriadão. O hotel oferece recreação para crianças acima de 5 anos (nota 10!), e tem um espaço infantil equipado com piscina de bolas, escorrega, mesinhas para desenhar etc. A copinha baby está sempre limpinha, com frutas frescas, leite e cereais e utensílios para preparar a papinha do bebê a qualquer hora. O atendimento é muito solícito e prestativo, e as crianças ainda podem comer um lanchinho da tarde.
2. Paraty
Fica bem na fronteira entre Rio e São Paulo e atrai bastante turistas de ambas as cidades. Tem muito charme, natureza e história com suas praias lindas, e consegue oferecer aos turistas uma vasta opção de programas sem perder a sua autenticidade e essência. Passear pelo Centro Histórico é como voltar no tempo colonial com todo o charme das casinhas antigas de detalhes coloridos.
Não faltam belas praias em Paraty e região! A Praia do Sono é uma delas, e está cercada por montanhas e com mar cristalino. Outras opções são a Praia do Pontal, a dos Antigos e Antiguinhos, e as de Trindade. Com um mar limpo e tranquilo, muitas são ideais para a prática de mergulho. Além disso um pouco mais distante (mas bem acessível de barco), encontra-se o Saco de Mamanguá e a Ilha do Pelado.
As cachoeiras espalhadas pela BR 101 às margens da Rio- Santos, como a do Iriri ou aquelas que ficam na estrada Paraty-Cunha dão a bossa que faltava nesse lugar incrível. Além de tudo isso, a vida cultural de Paraty também é bem agitada, já que sempre tem eventos bacanas.
Toda noite, suas ruas de pedra são um convite a um passeio a céu aberto com visitas a ótimos restaurantes, muitos com uma culinária de tirar o fôlego!
Onde ficar em Paraty?
Pousadas Villas de Paraty: Pousada rústica e confortável com piscina interna e aquecida, sala de brinquedos e espaço para eventos. São vários chalés que parecem verdadeiras casinhas de boneca cercadas por um jardim lindo. A pousada não tem muito luxo, mas a simplicidade é o mais aconchegante aqui, com funcionários bem simpáticos.
Pousada Porto Imperial: Fica no coração do Centro Histórico. Lugar extremamente charmoso e preocupado com cada detalhe. Tem um jardim lindo e uma piscina bem agradável com uma parte bem rasinha para as kids, e uma decoração bem colonial no melhor estilo imperial.
Pousada Literária de Paraty: Uma das melhores pousadas da cidade misturada com conforto e charme com vários quartos espaçosos e uma piscina linda que fez a alegria da garotada. Tem um restaurante que é um dos mais famosos da cidade e seus produtos vem direto da fazenda do bananal. Atendimento e serviço impecável e sua decoração com sua quantidade de livro é um convite para mergulhar na literatura.
3. Serra Fluminense
Muita gente se engana ao achar que Petrópolis e arredores são lugares apenas para descansar. Embora não faltem atrações com essa proposta, a Serra oferece programas que vão desde o cineminha até programas ao ar livre, além de muitos programas culturais!
É um roteiro tão próximo e tão gostoso que dá até para fazer um bate e volta, ou passar o final de semana por lá. Sem contar que, na serra, as opções são ótimas para fugir do agito e da rotina da vida urbana da capital. Para os pais mais animados, trilhas e cachoeiras também podem ser feitos na região e tem muita programação que é gratuita ou com preços bem reduzidos. Petrópolis e Teresópolis (principais cidades da Serra) e suas cidades ao redor têm muita natureza, história e reúnem várias atividades culturais e turísticas.
Festa Alemã, Festa do chocolate, Festa de Portugal e agora o mais novo festival Agroserra também estão por lá. Sem falar nos passeios à Casa de Santos Dumont, ao Museu de Cera e ao Palácio de Cristal. Em uma única região, posso garantir que programas em família não vão faltar!
Onde ficar na Serra Fluminense?
Hotel Fazenda Solar do Cedro: Bom hotel, principalmente para o público kids. O hotel é muito bem cuidado, os funcionários são educados e a comida deliciosa. Tem uma área de lazer bem legal com lago, pedalinhos, salão de jogos, parquinho e piscina. Local é lindo e muito aconchegante, confortável e o clima é muito agradável.
Quinta da Paz Resort: Um resort incrível, com muito conforto, sossego e calma para relaxar qualquer um. Tem piscina, hidromassagem, trilhas ecológicas e cachoeira. Funcionários muito prestativos, e o que mais gostei aqui é que o local agrada diversos públicos: os esportistas, as famílias, casais em lua de mel e muito mais. Boas acomodações e atendimento.
Bomtempo Hotel Esporte & Lazer: Hotel tem uma programação toda focada nas crianças com ótima recreação, playground, fazendinha e muita diversão. Consegue reunir esportes, diversão e família em um lugar só. Para quem curte tênis, tem 4 quadras, além de campo de vôlei e futebol. Os quartos são bons mais bem simples. Eles têm uma pegada de resort, mas conseguem deixar os hóspedes super a vontade com aquela sensação acolhedora.
4. Tiradentes
Seguindo a BR-040, a mais ou menos 4h de Petrópolis, chegamos à histórica Tiradentes, que faz parte do circuito das cidades históricas de Minas Gerais. A cidade existe há mais de 300 anos, quando os paulistas descobriram ouro na cidade que ainda carrega sua história nas ruas antigas e na arquitetura das igrejas barrocas.
Assim como Paraty, Tiradentes promove vários eventos culturais para agitar o turismo. Aliás, se tem uma palavra que define Tiradentes é simpatia!
Além dos pontos turísticos históricos, a cidadezinha também oferece muita natureza, atrações lúdicas e é um destino ideal para fugir da rotina com a família. As opções de lazer são muitas: além de toda parte histórica, ainda existe a possibilidade de fazer um ecoturismo com trilhas, cavalgadas e visitas a algumas cachoeiras. Não deixe de ir a Bichinho, vila charmosa que oferece muita arte e design.
O passeio de Maria Fumaça até São João del Rey que dura 1h também é bem legal, e vale a pena aproveitar essa cidade vizinha fofa e de arquitetura bem parecida com a das igrejas barrocas. O cartão-postal da cidade é a Matriz de Santo Antônio, com sua fachada amarela e branca no alto de uma ladeira, e que esconde muitos quilos de ouro.
Resumindo: é uma cidade de charme único, que ainda te leva para fazer uma viagem no tempo. Perca o rumo e vá andando bem devagar, apreciando cada detalhe!
Onde ficar em Tiradentes?
Pousada Pequena Tiradentes: É um hotel para se sentir em casa, com atendimento bem acolhedor. O local é lindo, aconchegante e muito charmoso. O café da manhã é um dos melhores que já comi, com vários quitutes mineiros. Conta com um espaço kids incrível com horta e parquinho. Eles têm todo um cuidado com o hóspede, fazendo todo o possível para agradar a todos.
Santíssimo Resort: Hotel lindo e imponente, com piscina, bom restaurante e ótimo atendimento. Tem recreação para os pequenos e quartos bastante espaçosos. O atendimento também é bem focado, e a arquitetura do hotel é moderna, destoando do estilo mais “colonial” das pousadas da cidade.
Pousada Xica da Silva: Pousada bem aconchegante no melhor estilo Tiradentes. Café da manhã mineiro completo, muito saboroso e com farta variedade! O atendimento é cordial e diferenciado, e os quartos amplos e espaçosos, acomodando bem uma família. Área externa grande e bem cuidada e bom custo x benefício.
5. Visconde de Mauá
Este é um destino para desacelerar. Aos pés da serra da Mantiqueira, Visconde de Mauá é um lugar lindo e exuberante com cachoeiras, trilhas, vistas deslumbrantes. Engana-se quem acha que este é um destino somente para casais em lua de mel.
O turismo em Visconde de Mauá abrange vários perfis, desde grupos de amigos até famílias. Fica a apenas 3 horas do Rio, e a 4 horas de São Paulo. Graças a sua altitude de 1200 metros, oferece uma temperatura amena, mesmo nos dias mais quentes de verão.
Uma das coisas mais difíceis lá é escolher o que fazer, já que as cidadezinhas ao redor como Maringá, Maromba e até Penedo merecem uma visita na ida ou na volta de Mauá. É um convite para quem curte contato com a natureza, cenários incríveis, tomar banho de cachoeira (muito gelada), fazer ecoturismo e comer muitíssimo bem!
As cachoeiras da região são todas lindas, cada uma com sua característica específica. A caminhada para a Pedra Pelada também tem um visual mais incrível ainda! Existem outras aventuras que podem ser feitas, como as cavalgadas ao redor das cidades, bóia cross, rapel nas cachoeiras e escalada esportiva. O clima simples e rural de cidade pequena já dá todo um charme e um ar de quero mais.
Para quem vai com crianças, existem várias cachoeiras, como a do Poção, que são bem perto das vilas e não é preciso andar muito para acessá-las. Na volta da cachoeira do Escorrega, que tem um escorregador natural para aqueles mais corajosos.
Não deixe de passar por um dos bairros mais rústicos e charmosos e um antigo reduto hippie de Mauá, com vários vendedores que vendem artesanato local e bijuterias. Maringá tem um centrinho da cidade bem agitado, com várias lojinhas e restaurantes e uma ponte que divide o Rio de Minas.
Falando em gastronomia, as trutas são um prato típico da região, que é o lugar perfeito para serem criadas. Os estabelecimentos locais oferecem receitas incríveis com esse peixe! Na volta, vale uma visita a Penedo, principalmente para visitar o shopping pequena Finlândia, que é onde fica casa do Papai Noel. As crianças realmente acreditam que estão perto do bom velhinho!
Onde ficar em Visconde de Mauá?
Fazenda do Mel: Um hotel um pouco mais afastado em um vale lindo, rústico e que acolhe muito bem quem está em família. Fica longe do burburinho e tem uma área verde incrível, piscina/rio natural, com deck e área de repouso. É para desacelerar total, e à noite não se ouve barulho de nada que não seja os grilos. Chalés de muito bom gosto com café da manhã excelente, além de ter horta orgânica, trilhas, animais e uma cachoeira privativa com uma piscina de água natural. A equipe é muito atenciosa e nos faz realmente se sentir em casa.
Refazenda: O hotel tem uma área verde linda e quartos muito espaçosos e rústicos, com conforto e tem bom custo x benefício. Fica a 15 minutos do centro de Maringá, em um local mais isolado, e é perfeito para quem procura paz. O atendimento é diferenciado, feito pelos próprios donos. Parece uma verdadeira fazendinha, com uma área de lazer muito boa, piscina aquecida e fria, vários bichinhos e salão de jogos, o que as kids mais amam… Muito espaço e passa uma paz maravilhosa capaz de agradar a vários perfis de viajantes.
Hotel Buhler: Hotel criado por uma família alemã no início do século XX. Tem um museu que conta a história épica de como o hotel foi fundado e é mantido até hoje. Suas ideias sustentáveis também são incríveis. O hotel fica em Maringá, bem perto do Centro e da avenida gastronômica de Maringá, e os chalés são bem grandes – alguns, com dois quartos e até hidromassagem. A área de lazer conta com três piscinas, uma coberta e aquecida, e duas na área externa. O restaurante oferece uma comida deliciosa, sendo pizzaria nas noites de sábado. Tem também parquinho para crianças, salão de jogos e um atendimento excelente. Ou seja: se você quiser, nem precisa sair do hotel, já que as atrações são inúmeras e no final do dia, as kids já estão mortas. Mas é um hotel que tem um padrão família melhor do que o restante, não só pelo lado rústico, como também por todo conforto e praticidade de estar mais perto de tudo.
Bem, olhando por este lado, encarar uma nova forma de viagem nem parece tão difícil, né? O que vale é ter em mente que, independente do lugar, as viagens sempre nos reenergizam e são grandes aprendizados.
Mais do que nunca, nesse momento ter uma boa organização e planejar tudo o que precisa levar tornará tudo bem mais fácil! Mesmo ao viajar de carro, não se esqueça de algumas medidas de precaução, como higienizar as mãos, o volante, os botões de controle etc. O ar-condicionado precisa ser alternado com períodos de janelas abertas, e evite ao máximo os pit stops para ficar longe do perigo de contaminação.