Algo que sempre me perguntam é se vale a pena levar os filhos para Paris. Depois de ter passado algumas férias na Cidade Luz, minha resposta é: seguramente, sim! Já cheguei a conclusão que a programação cultural parisiense é sempre maravilhosa. Com um pouco de audácia e muita curiosidade, pode ser uma ótima opção para as suas férias em família!
É claro que toda estação tem seu charme, peculiaridades e contratempos, e pode haver um ou outro pequeno inconveniente. O fato é que, com as crianças, sempre invento uma programação, e tudo se torna uma diversão quando se está em família.
Principais dicas para quem vai a Paris com crianças
Durante o verão, a cidade convida a fazer longos passeios a pé, ou de bicicleta, ao ar livre. Paris respira entretenimento, e para fugir do calor, há sempre alguma boa opção de lazer.
Traslado e transporte público em Paris
Quando estou com as crianças em Paris, costumo alternar os meios de locomoção: um dia vamos de táxi, outras vezes de metrô, ou até de Uber. Vamos às opções possíveis de transporte:
Traslado
Não se pode negar que os aeroportos em Paris são muito bem servidos de táxis e outros meios de transporte. Porém, para quem chega de 12 exaustivas horas de vôo com crianças, eu recomendo um serviço mais exclusivo: o Jorge M Transports, especializado em traslado. Todos são muito pontuais e educados com os clientes:
Jorge M Transports
+33169302382
[email protected]
Metrô em Paris
Paris oferece uma das melhores estruturas de transporte ferroviário público do mundo, sendo possível se deslocar pela cidade toda usando apenas o metrô. Ao todo, são 16 linhas, cada uma delas facilmente identificadas por uma cor. De qualquer forma, há mapas em todas as estações. Se preferir, você pode baixar o aplicativo Paris Metro, que dá a rota mais rápida para se chegar onde quiser. O metrô de Paris fica aberto das 6h às 0h30 e em cada plataforma você pode ver o tempo de espera para o próximo trem, num painel eletrônico. O bilhete custa 1,80 euros.
Existe também o RER (em francês Réseau Express Régional), que consiste em 5 linhas que cobrem distâncias mais longas, ligando o centro de Paris (zonas 1, 2 e 3) até os subúrbios e as área de fora da cidade (zonas 4 e 5). Ele é bem eficiente, e o valor do ticket varia de acordo com a região em que a pessoa está.
Gostaria de guias em Paris? Confira no botão abaixo:
Ônibus em Paris
Os ônibus também atendem bem e funcionam com o mesmo ticket de metrô. O que sempre recomendo, além de baixar os aplicativos da SNFC e da RATP, é comprar o Navigo, um cartão recarregável para uso ilimitado de transporte público, que é aceito em quase todas as opções de locomoção, com um preço fixo. Compensa muito para quem vai ficar mais tempo!
DICA DA MÃE VIAJANTE:
Aluguel de materiais para bebê
Para facilitar a vida dos papais e mamães viajantes, tem sido cada vez mais comuns os serviços de aluguel de artigos para bebê. Por isso, super recomendo o Baby’Tems, para os pais que não quiserem levar para a viagem itens grandes e pesados como carrinho, bebê conforto, etc. Você reserva o material pelo site mesmo, informando o período desejado. A entrega e a retirada são feitas no local e horário à sua escolha. Todo o material é devidamente higienizado, e eles também alugam patinetes para as crianças brincarem. Um excelente serviço!
Visitas guiadas
Quem busca uma empresa que faça visitas guiadas com as crianças, em grupo, para museus, teatros, ateliers e outras atividades, não pode deixar de consultar a Pariskid. Eles desenvolvem programas específicos para cada idade, e é uma forma bem lúdica das crianças se interessarem por esse mundo.
Saúde das crianças
Geralmente, quando se viaja com crianças, leva-se um seguro saúde junto. Mas, como o serviço de saúde na França é um dos melhores do mundo, dá para viajar mais relaxado! Se precisar, através do número +33 (0) 1 53949494 é possível solicitar um serviço de emergência para as crianças, no qual um médico vai até onde você está, e isso não custa mais de 40 euros (apenas para pagar a taxa de deslocamento). Outra informação importante é saber são quais hospitais públicos oferecem emergência pediátrica. São eles:
Armand-Trousseau
26 avenue du Dr Arnold Netter, 12ème arrondissement
01 44 73 67 40
Necker-Enfants Malades
149 rue de Sèvres, 15ème arrondissement
Robert-Debré
19ème arrondissement, 48 bd Sérurier
Outra indicação é o Dr. John Lovejoy. Ele é americano, fala até um pouquinho de português e atende no Hospital Americano (fica em Neuilly-sur-seine, 63 boulevard Victor Hugo 92200) a 10 minutos de Paris. Os telefones são: consultório +33 2 46 41 27 67 e celular: +33 6 28 04 57 51.
Mais uma indicação é o Docteur Champagne: 27 r Michel Le Comte 75003 PARIS
Telefone: 01 40 29 94 64
Compras
Para quem não abre mão de fazer tradicionais comprinhas, as galerias cobertas são ótimas pedidas. É importante mencionar que, de meados de janeiro a início de fevereiro, e também de meados de junho a início de julho, há bastante peças infantis que entram em liquidação, e vale super a pena comprar. Aí vão algumas sugestões de lugares para compras no centro de Paris que você não pode deixar de visitar:
Galerie Vivienne
Vale uma visita a essa galeria, com sua livraria-antiquário (Librairie Jousseaume), que remonta a 1826, e com a loja do Jean Paul Gaultier, localizada entre os salões de chá e galerias de arte.
A Passage du Grand-Cerf
Em preços mais acessíveis, mas não deixa de ser menos atraente. Conta com um belo telhado de vidro restaurado, fachadas de lojas em madeira e acessórios decorativos em ferro forjado. Visite-a e conheça belos antiquários e cervejarias tradicionais!
Galeria Lafayette
É uma lindíssima e imensa loja com uma absurda quantidade absurda de marcas e produtos; por dentro é um show arquitetônico por dentro, o que faz do lugar uma visita imperdível até para quem não gosta de compras que fica bem no centro de Paris.
Le Bon Marché
É loja de departamento mais confortável e sofisticada de Paris. É também mais vazia, sem turistas apressados, e reúne tudo o que tem de melhor da moda e da decoração.
Anotou tudo? Então você está quase pronto para embarcar. Você também vai adorar a checklist “Mala urbana de inverno”, que vai te ajudar a organizar os itens essenciais e não esquecer nada. Os pequenos vão pirar com o caderno de colorir que, além de entreter a garotada, ainda vai criando aquela deliciosa antecipação pré-viagem.
Oh-la-la! É hora de dar férias para o calor escaldante do verão brasileiro e partir para a terra de infinitas belezas, gastronomia e cultura. Paris é o máximo, mas conhecer a Cidade Luz ao lado da família é uma experiência especial. Porque viajar com eles é muito melhor!