Dos lugares que já tivemos a oportunidade de visitar, sem sombra de dúvidas, Miami é um dos mais fáceis tanto para nós, pais de crianças pequenas, quanto para os próprios pimpolhos na hora de se adaptar à rotina, em relação ao sono e alimentação.
Lembre-se que esta é uma cidade que está relativamente “perto” do Brasil, conta com voos diretos saindo daqui e o fuso horário não incomoda tanto. O único pormenor, que pode causar algum transtorno, é que geralmente os aviões para os EUA aterrizam muito cedo, e o check-in dos hotéis costuma abrir após às 15h. Ou seja, somos obrigados a ficar batendo perna, sem conseguir entrar no quarto.
Para resolver esse probleminha, ou pagamos uma diária a mais, ou realmente deixamos as coisas no hotel e começamos a entrar no espírito da viagem (sabendo que banho só mais tarde!)
Quando ir para Miami?
Ao contrário das cidades litorâneas brasileiras, a alta temporada de Miami é no inverno, que vai de meados de dezembro até a Páscoa. Isso acontece porque, normalmente, neste período os americanos fogem do frio extremo dos outros estados, e vão aproveitar o clima subtropical mais quentinho do sul da Flórida.
Mesmo com o tempo firme, as temperaturas máximas não vão muito além dos 23ºC em janeiro e 26ºC em abril. Entre dezembro e fevereiro, os termômetros podem baixar até a média dos 10ºC, quando as frentes frias passam pela região.
O início de dezembro é exatamente quando a cidade atinge o máximo da badalação, durante o Miami Art Basel, festival de arte que movimenta galerias, museus, restaurantes e, consequentemente, as ruas.
Já a baixa temporada acontece durante o alto verão, entre junho e setembro. O calor úmidos e as temperaturas máximas acima dos 30ºC, além das tempestades e possibilidades de passagem de furacões, fazem com que os preços de hospedagem despenquem, mesmo à beira-mar. Excelente para nós, brasileiros, já acostumados com o clima super quente.
Cuidados médicos
Sempre esperamos que a viagem corra às mil maravilhas, sem acidentes ou crianças doentes. No entanto, precisamos estar sempre prevenidos quando estamos com os pequenos do lado, não é mesmo? É importante lembrar que, diferente da Europa, a maioria dos serviços nos EUA são pagos (e custam caro). Muitas vezes, o seguro de viagem que fazemos antes de embarcar não cobre as despesas, então é preciso se certificar e escolher uma opção abrangente. Algumas empresas trabalham com a opção de reembolso, onde pagamos pelos custos médicos e hospitalares e somos ressarcidos pela seguradora.
A filha de uma grande amiga frequenta uma ótima pediatra, cuja clínica fica localizada em Boca Raton. Nunca precisei acioná-la mas posso garantir que trata-se de uma excelente profissional.
Dr. Josie Stone – Advanced Pediatrics of Boca
Hospedagem com crianças em Miami
Dependendo da idade das crianças, flats e hotéis com cozinha podem ser uma ótima opção. Assim, tem-se a liberdade de cozinhar para os adultos e preparar, com tranquilidade e conforto, a refeição dos menores.
DICA DA MÃE VIAJANTE:
Por sermos uma família grande, na maioria das vezes ficamos em hotéis com cozinha, e em Miami não foi diferente. Toda viagem, um dos nossos primeiros programas é sempre deixar as malas no hotel e procurar um supermercado nas redondezas para fazer compras. Nos Estados Unidos, existe a ótima Whole Foods, cadeia de supermercados com um conceito de produtos mais saudáveis e orgânicos. Existem também outras inúmeras opções para abastecer o frigobar e a geladeira, como a Target e o WalMart.
Vamos separar as indicações de hotéis por região? Assim fica mais fácil montar a sua programação!
Hotéis para crianças em Sunny Isles
A área fica longe da agitação de South Beach. Trata-se de um local mais residencial, com alguns bons hotéis e bastante infraestrutura para crianças: parques, supermercados, farmácias, hospitais e shoppings. A praia de Sunny Isles é ótima e bem mais tranquila que South Beach. Aí vão ótimas opções:
Trump International Beach Resort
Um hotel caro, mas conta com vários pontos positivos que compensam. Ele não tem o estilo daqueles mega resorts americanos gigantescos, e o acesso às áreas sociais é relativamente fácil. Os quartos são grandes, alguns deles com cozinha e lavanderia. Os pais podem aproveitar o kids club com monitores, além de desfrutarem da ótima localização.
Marenas
É um apart-hotel com praia e piscina. Seus apartamentos são excelentes, com 2 quartos (acomoda até 6 pessoas), sala com sofá cama, 3 banheiros e cozinha. Não é barato, mas é mais em conta que o Trump International. Os pontos positivos, em termos de localização, são os mesmos do Trump, pois ficam quase lado a lado.
Double Tree by Hilton
Apartamentos com estrutura similar ao Marenas, porém com uma decoração mais simples e por 1/3 do preço do Trump. Além do mais, é pé na areia, e fica exatamente na frente de um parquinho. Ótimo para os pequenos. Os quartos são bem espaçosos e alguns possuem infra-estrutura de cozinha e lavanderia também.
Acqualina resort Spa & on the beach
Como mais de 2/3 do Acqualina são dedicados à residências familiares, o hotel tem um ar mais descontraído e com foco nas crianças. Todos os quartos padrão têm sofás, que se transformam em camas queen size. A atração infantil, o AcquaMarine (aberto de quarta a domingo para crianças com idades entre 4 e 12 anos) é focada na vida marinha, passeando entre temas que vão desde a Guarda Costeira aos projetos científicos sobre as ondas. O quarto das crianças têm um centro de jogos de computador completo. A garotada vai amar!
Hotéis para Crianças em Aventura
O único problema de Aventura é que por lá não tem praia. É possível, no entanto, optar por sistemas de Day Use de alguns hotéis das praias próximas, como Sunny Isles. Vamos aos hotéis:
Turnberry Isle Miami
Com quartos espaçosos, alguns com opção de cozinha, o hotel é conhecido pelo excelente atendimento e um SPA maravilhoso. O preço das diárias é mediano mas, mesmo não sendo pé na areia, tem boa estrutura de piscina, além de ser perto do Aventura Mall.
Residence Inn by Marriott
Os hotéis da cadeia Marriott são sempre uma boa opção nas viagens com crianças. Esta unidade conta com quartos de tamanhos excelentes, sala, cozinha, além da ótima localização (ao lado do shopping Aventura) e custo-benefício incomparável.
Hotéis para Crianças em South Beach
É a área clássica de Miami, onde tudo acontece. Por este motivo, a região é bem agitada. A infra-estrutura para as crianças, em geral, não é tão boa quanto em outros lugares, além do trânsito pesado e intensa circulação de turistas. Vamos às opções que melhor atendem às famílias com crianças:
W Hotel Miami
É um hotel com cara de boutique, mas um dos poucos da região que conta com cozinha nos quartos. Fica de frente para a praia e possui ótima infraestrutura para crianças. O atendimento é excepcional. Um hotel perfeito para os mais moderninhos, que amam curtir os filhos mas também adoram um badalo, o que é o nosso caso!
The Ritz Carlton
O hotel é bem requintado e mais tranquilo, frequentado por hóspedes mais velhos. Conta com uma boa estrutura de praia e piscina, e é muito bem localizado, na esquina da Lincoln Rd. O restaurante oferece menu kids e monitores que supervisionam diversas atividades infantis. As suítes são maiores que os quartos normais e possuem sala e varanda.
Hotel South Beach
Hotel recém inaugurado. Seus quartos são amplos e o local possui boa estrutura para crianças: kids room, brinquedos na praia, piscina… É lindo e muito novo, além de disponibilizar opções de Studio Suite com cozinha.
Loews Miami Beach Hotel
O Loews é um dos primeiros hotéis familiares de South Beach. Os guias mais empolgados lideram alegres passeios na praia e competições de Nintendo Wii no Kids Camp. A brinquedoteca empresta pás de areia para as crianças se divertirem, e o hotel pode até enviar DVDs e jogos de PlayStation para o seu quarto. Além disso, tem uma enorme e rasa piscina, excelente para os pequeninos.
Fontaineblau Miami Beach
Ao longo das 8 piscinas do the Fontainebleau, há várias piscinas rasinhas para as crianças mergulharem, além de um balanço para os que têm medo de água. O clube infantil, voltado para a garotada de 4 a 12 anos, oferece supervisão com instrutores para vários esportes, além de atividades de arte e de teatro. Existem programas de dia inteiro e também os de meio dia.
Newport Beach Hotels and Resorts
O Newport Beachside é bem similar a um cruzeiro em terra, com atividades infantis organizadas durante todo o dia e entretenimento noturno. Além disso, a alegria da garotada é garantida pelos dois salões de videogame, um criador de CDs e filmes noturnos familiares.
Definitivamente, a hospedagem é um dos pontos fortes deste paraíso tropical. As crianças vão adorar os quartos amplos, piscinas, restaurantes e lazer da cidade mais animada das Américas. Antes de fechar as malas, baixe nossos checklists de “Mala praia” e “Mala urbana de verão”, e não deixe alguns ítens preciosos de fora. Aliás, nosso e-book vai te ajudar a conhecer a cidade com a palma da mão, antes mesmo de chegar lá. Confira! Uma última dica dessa mamãe que sabe tudo: baixe e imprima nosso caderno de colorir e vá ambientando os pequenos para esta fabulosa aventura.