Saiba que este destino possui muitas atrações legais para quem ama praia e natureza. Simplesmente perfeito! As crianças, que já são naturalmente inclinadas a curtir uma diversão ao ar livre, adoram. Vou contar aqui como foi o nosso roteiro de 4 dias de carro por Maui, e também dar dicas sobre outros lugares que vale a pena visitar.
Dia 1
Maui vista de cima
Partimos cedinho do hotel e fizemos um passeio de helicóptero. Foi um voo panorâmico para ver, do melhor ponto de vista, as belas montanhas da ilha. O passeio é bacana porque explora picos cobertos de neblina e vales escondidos por florestas tropicais verdejantes, cortados por impressionantes quedas d’água. Pode parecer impossível, mas a cidade vista de cima fica mais linda ainda.
Dia 2
Baleias Jubarte e mergulho na Cratera de Molokini
No dia seguinte, fizemos 2 passeios em 1: um tour até Molokini, uma cratera submersa que fica a 4km da costa sul entre Maui e a ilha de Kaho’olawe. No trajeto até lá, navegamos em um santuário de baleias jubartes, já que ali é um dos pontos de maior agregação dos mamíferos gigantes de todo o Havaí (entre dezembro e abril, é quase certo encontrar uma jubarte em seu caminho). As crianças piraram, pois nunca tinham visto uma baleia de perto!
Porém, se você não quer deixá-los de fora dessa, existem vários passeios de meio dia que são oferecidos para Molokini em catamarãs equipados com escorrega e equipamentos específicos para crianças pequenas mergulharem, como pranchas adaptadas com máscaras.
Dia 3
Jaws, Estrada para Hana e Baby Beach
No outro dia fomos conhecer o North Shore de Maui. Assim como em Oahu, é lá que se concentra a galera do surfe. Mas aqui, a prática ganha uma dimensão maior: é neste pedaço de ilha que estão as gigantes ondas chamadas de Jaws (ou Pe’ahi, nome local do point). Pra cair na água ali, tem que ter coragem de sobra! Atualmente, as ondas de lá são consideradas as melhores do mundo, desbancando as Mavericks, na Califórnia.
Uma opção bacana depois de Jaws é pegar a super sinuosa Estrada para Hana, que beira a linha costeira, passando por pontes, lindíssimas cachoeiras, encostas verdes e lagos, até terminar na Baía de Hana. Lá você vai encontrar mais praias lindíssimas, com formações rochosas e cachoeiras fenomenais. Vá de carro e saia cedo!
A estrada chega na Costa Norte pela cidade de Kahului, onde fica o outro aeroporto. Ali, se concentram várias lojas, bancos, restaurantes e supermercados como Walmart, Whole Foods, Macy’s, Sears, Ross Dress for Less, Toys “R” Us, entre diversos outros. Se o seu interesse for fazer compras, este é o endereço certo!
Outra dica de excelente local para crianças é a Baby Beach, que fica um pouquinho antes de Pa’ia. O destino está localizado bem em frente ao Maui Country Club, em uma pequena baía. Recomendo fortemente passar antes nos supermercados supracitados e levar bebidas e lanches, pois a praia é mais selvagem e não tem infraestrutura. Ah! Chegue cedo porque durante a tarde a maré enche, além de ventar bastante!
Dia 4
Maui Ocean Center e Cratera do Haleakala
No quarto dia, fomos conhecer o Maui Ocean Center. Ele fica no píer de Ma’alea, perto de Kihei. Um aquário pequeno, 100% focado na fauna e no ecossistema do Havaí, com tanques que simulam diferentes ambientes encontrados no arquipélago e seus respectivos animais. Existe uma área externa, onde ficam as tartarugas, os tubarões-martelo e outro tanque com animais da zona de maré, que podem, inclusive, ser tocados.
Lembrando que, em Maui, qualquer pessoa pode praticar snorkeling em vários pontos da ilha, admirando todos os animais que estão a mostra no Maui Ocean Center, em seu habitat natural. Dessa forma, o Maui Ocean Center tem a função de complemento educativo, tanto para os moradores da ilha, quanto para os turistas que o visitam. Estima-se que sejam cerca de 400 mil por ano.
Nunca vou esquecer também da ventania durante o passeio com as crianças para a subida até a cratera do Haleakala, para ver o por do sol. É um dos passeios mais famosos para quem está em Maui, ficando no topo da lista de qualquer guia que se preze.
É realmente impossível não se encantar por Maui e todas as belezas naturais que a cidade nos reserva. Mas, vamos lá… Se você ainda está em dúvida se leva os filhos ou não para essa mini jornada no paraíso, digo usando minha própria experiência como exemplo: com planejamento e escolhendo bem como e quando serão os passeios, não há como não dar tudo certo! Meus filhos (e eu, óbvio) simplesmente AMAMOS!
A dica é dar download no nossos checklists “Mala de praia” e “Mala de aventura” e não deixar nada de fora antes de embarcar. Tudo pronto? Vamos girar o globo e seguir em frente, porque viajar com eles é muito melhor!